A formação de professores e a composição dos enunciados de questões matemáticas na década de 1950

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cecílio, Waléria Adriana Gonçalez
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Vieira, Alboni Marisa Dudeque Pianovski
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/968
Resumo: Este estudo tem como finalidade iniciar uma discussão sobre quais tipos de enunciados de questões matemáticas eram disseminados no curso deformação de professores da escola primária e prescritos pela Instrução Públicaparanaense, mais particularmente durante a consolidação da Escola Nova no Paraná. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental, desenvolvida sob a perspectiva da História Cultural. Apoiada nos estudos de Chartier (1990), Julia (2001), Hébrard (2001), Chervel (1990) e Frago (2008), a pesquisa valeu-se da análise de regulamentos, relatórios e cadernos. Foi possível constatar que, no período estudado, intensificou-se a oposição à escola tradicional no Paraná. Nesse sentido, os cursos de formação de professores passaram a refletir sobre quais tipos de questões e enunciados deveriam compor as atividades relacionadas à matemática. As práticas de enunciados matemáticos, adotadas no período, ao que tudo indica, trouxeram para a matemática um elemento relevante: o uso de problemas aplicados à vida. 
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