Avaliação em matemática: desafios que permeiam a prática dos professores em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/792 |
Resumo: | Este estudo apresenta reflexões sobre a avaliação nas aulas de Matemática, a partir de discussões realizadas durante um curso de formação de professores que ensinam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, com oito horas de duração, com objetivo de discutir a avaliação em Matemática. Os resultados revelam que a forma como a avaliação é tratada nas escolas é também cultural e está relacionada à forma como pais, alunos e toda a comunidade escolar entendem os objetivos da escola, do ensino de Matemática e do papel da avaliação. Romper com a concepção de avaliação como instrumento classificatório requer repensar a necessidade da avaliação, que demanda mudanças nas políticas de avaliação da educação, que necessitam considerar a avaliação como ação que permeia todo o processo educacional, que pode favorecer que os professores reavaliem sua concepção da Matemática e as consequências disso no ensino e avaliação da Matemática. |
id |
SBEM_MAT-1_cdf0d29c6d0ea94af719d5d0f2740c17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/792 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação em matemática: desafios que permeiam a prática dos professores em sala de aulaEste estudo apresenta reflexões sobre a avaliação nas aulas de Matemática, a partir de discussões realizadas durante um curso de formação de professores que ensinam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, com oito horas de duração, com objetivo de discutir a avaliação em Matemática. Os resultados revelam que a forma como a avaliação é tratada nas escolas é também cultural e está relacionada à forma como pais, alunos e toda a comunidade escolar entendem os objetivos da escola, do ensino de Matemática e do papel da avaliação. Romper com a concepção de avaliação como instrumento classificatório requer repensar a necessidade da avaliação, que demanda mudanças nas políticas de avaliação da educação, que necessitam considerar a avaliação como ação que permeia todo o processo educacional, que pode favorecer que os professores reavaliem sua concepção da Matemática e as consequências disso no ensino e avaliação da Matemática.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/792Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 56 (2017): out./dez.; 350-3612317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/792/pdfCopyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessBasniak, Maria Ivete2022-12-23T10:55:53Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/792Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:55:53Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação em matemática: desafios que permeiam a prática dos professores em sala de aula |
title |
Avaliação em matemática: desafios que permeiam a prática dos professores em sala de aula |
spellingShingle |
Avaliação em matemática: desafios que permeiam a prática dos professores em sala de aula Basniak, Maria Ivete |
title_short |
Avaliação em matemática: desafios que permeiam a prática dos professores em sala de aula |
title_full |
Avaliação em matemática: desafios que permeiam a prática dos professores em sala de aula |
title_fullStr |
Avaliação em matemática: desafios que permeiam a prática dos professores em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Avaliação em matemática: desafios que permeiam a prática dos professores em sala de aula |
title_sort |
Avaliação em matemática: desafios que permeiam a prática dos professores em sala de aula |
author |
Basniak, Maria Ivete |
author_facet |
Basniak, Maria Ivete |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Basniak, Maria Ivete |
description |
Este estudo apresenta reflexões sobre a avaliação nas aulas de Matemática, a partir de discussões realizadas durante um curso de formação de professores que ensinam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, com oito horas de duração, com objetivo de discutir a avaliação em Matemática. Os resultados revelam que a forma como a avaliação é tratada nas escolas é também cultural e está relacionada à forma como pais, alunos e toda a comunidade escolar entendem os objetivos da escola, do ensino de Matemática e do papel da avaliação. Romper com a concepção de avaliação como instrumento classificatório requer repensar a necessidade da avaliação, que demanda mudanças nas políticas de avaliação da educação, que necessitam considerar a avaliação como ação que permeia todo o processo educacional, que pode favorecer que os professores reavaliem sua concepção da Matemática e as consequências disso no ensino e avaliação da Matemática. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/792 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/792 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/792/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 56 (2017): out./dez.; 350-361 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050128992829440 |