Avaliação em matemática: desafios que permeiam a prática dos professores em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basniak, Maria Ivete
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/792
Resumo: Este estudo apresenta reflexões sobre a avaliação nas aulas de Matemática, a partir de discussões realizadas durante um curso de formação de professores que ensinam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, com oito horas de duração, com objetivo de discutir a avaliação em Matemática. Os resultados revelam que a forma como a avaliação é tratada nas escolas é também cultural e está relacionada à forma como pais, alunos e toda a comunidade escolar entendem os objetivos da escola, do ensino de Matemática e do papel da avaliação. Romper com a concepção de avaliação como instrumento classificatório requer repensar a necessidade da avaliação, que demanda mudanças nas políticas de avaliação da educação, que necessitam considerar a avaliação como ação que permeia todo o processo educacional, que pode favorecer que os professores reavaliem sua concepção da Matemática e as consequências disso no ensino e avaliação da Matemática.
id SBEM_MAT-1_cdf0d29c6d0ea94af719d5d0f2740c17
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/792
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Avaliação em matemática: desafios que permeiam a prática dos professores em sala de aulaEste estudo apresenta reflexões sobre a avaliação nas aulas de Matemática, a partir de discussões realizadas durante um curso de formação de professores que ensinam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, com oito horas de duração, com objetivo de discutir a avaliação em Matemática. Os resultados revelam que a forma como a avaliação é tratada nas escolas é também cultural e está relacionada à forma como pais, alunos e toda a comunidade escolar entendem os objetivos da escola, do ensino de Matemática e do papel da avaliação. Romper com a concepção de avaliação como instrumento classificatório requer repensar a necessidade da avaliação, que demanda mudanças nas políticas de avaliação da educação, que necessitam considerar a avaliação como ação que permeia todo o processo educacional, que pode favorecer que os professores reavaliem sua concepção da Matemática e as consequências disso no ensino e avaliação da Matemática.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/792Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 56 (2017): out./dez.; 350-3612317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/792/pdfCopyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessBasniak, Maria Ivete2022-12-23T10:55:53Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/792Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:55:53Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação em matemática: desafios que permeiam a prática dos professores em sala de aula
title Avaliação em matemática: desafios que permeiam a prática dos professores em sala de aula
spellingShingle Avaliação em matemática: desafios que permeiam a prática dos professores em sala de aula
Basniak, Maria Ivete
title_short Avaliação em matemática: desafios que permeiam a prática dos professores em sala de aula
title_full Avaliação em matemática: desafios que permeiam a prática dos professores em sala de aula
title_fullStr Avaliação em matemática: desafios que permeiam a prática dos professores em sala de aula
title_full_unstemmed Avaliação em matemática: desafios que permeiam a prática dos professores em sala de aula
title_sort Avaliação em matemática: desafios que permeiam a prática dos professores em sala de aula
author Basniak, Maria Ivete
author_facet Basniak, Maria Ivete
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Basniak, Maria Ivete
description Este estudo apresenta reflexões sobre a avaliação nas aulas de Matemática, a partir de discussões realizadas durante um curso de formação de professores que ensinam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, com oito horas de duração, com objetivo de discutir a avaliação em Matemática. Os resultados revelam que a forma como a avaliação é tratada nas escolas é também cultural e está relacionada à forma como pais, alunos e toda a comunidade escolar entendem os objetivos da escola, do ensino de Matemática e do papel da avaliação. Romper com a concepção de avaliação como instrumento classificatório requer repensar a necessidade da avaliação, que demanda mudanças nas políticas de avaliação da educação, que necessitam considerar a avaliação como ação que permeia todo o processo educacional, que pode favorecer que os professores reavaliem sua concepção da Matemática e as consequências disso no ensino e avaliação da Matemática.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/792
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/792/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 56 (2017): out./dez.; 350-361
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050128992829440