Matemática e africanidades no cotidiano e na escola: um estudo na Comunidade Quilombola Mussuca, em Sergipe
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/133 |
Resumo: | Objetivamos com o presente texto desenvolver reflexões/discussões acerca das percepções sobre matemáticaS[1] das/dos estudantes de uma Comunidade Remanescente de Quilombo (CRQ), a Mussuca, no espaço intra e extraescolar. Para tanto, lançamos mão de estratégias/procedimentos diversificados, através dos quais tornou-se possível a construção de pontes capazes de conduzir ao entendimento das mencionadas percepções. Cremos que, assim, será possível ressignificar as inter-relações entre a matemática e os sujeitos que com ela interagem, assim como poder-se-á contribuir para a implementação da Educação Escolar Quilombola. Trata-se de um posicionamento político. Defendemos que a grafia dos nomes de disciplinas e/ou ciências construídas pelo pensamento ocidental moderno/colonial, com inicial maiúscula, exigiria de nós o mesmo comportamento diante da enormidade de práticas culturais experimentadas por outros grupos humanos, nos mais diversos recônditos do planeta. Uma atitude contrária reforça a colonialidade do poder, sobre a qual fala Quijano (2005). Sempre que pluralizarmos o vocábulo “matemática” destacaremos o “S” final com a pretensão de chamar a atenção para a multiplicidade de práticas culturais que envolvem propriedades de medição, comparação, contagem e outras que o pensamento ocidental moderno, que é colonial, definiu como aparatos da matemática. |
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Matemática e africanidades no cotidiano e na escola: um estudo na Comunidade Quilombola Mussuca, em SergipeMatemática(S)Percepções matemáticas intra e extraescolarQuilomboEducação Escolar QuilombolaObjetivamos com o presente texto desenvolver reflexões/discussões acerca das percepções sobre matemáticaS[1] das/dos estudantes de uma Comunidade Remanescente de Quilombo (CRQ), a Mussuca, no espaço intra e extraescolar. Para tanto, lançamos mão de estratégias/procedimentos diversificados, através dos quais tornou-se possível a construção de pontes capazes de conduzir ao entendimento das mencionadas percepções. Cremos que, assim, será possível ressignificar as inter-relações entre a matemática e os sujeitos que com ela interagem, assim como poder-se-á contribuir para a implementação da Educação Escolar Quilombola. Trata-se de um posicionamento político. Defendemos que a grafia dos nomes de disciplinas e/ou ciências construídas pelo pensamento ocidental moderno/colonial, com inicial maiúscula, exigiria de nós o mesmo comportamento diante da enormidade de práticas culturais experimentadas por outros grupos humanos, nos mais diversos recônditos do planeta. Uma atitude contrária reforça a colonialidade do poder, sobre a qual fala Quijano (2005). Sempre que pluralizarmos o vocábulo “matemática” destacaremos o “S” final com a pretensão de chamar a atenção para a multiplicidade de práticas culturais que envolvem propriedades de medição, comparação, contagem e outras que o pensamento ocidental moderno, que é colonial, definiu como aparatos da matemática.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/13310.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p266-283.id255REMATEC; v. 15 (2020): Fluxo Contínuo; 266-2832675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/133/132Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessTavares de França, EvanilsonLima, Maria Batista2022-11-17T22:41:28Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/133Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:41:28Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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