A educação estatística no ensino fundamental: discussões sobre a prática de professoras que ensinam matemática no interior de Goiás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muniz, Cristiano Alberto
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gonçalves, Harryson Júnio Lessa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1727
Resumo: Esta pesquisa analisa o problema: quais construções e processos são identificados na práxis de professoras que ensinam Matemática no ensino fundamental em relação ao ensino da estocástica? A metodologia constituiu-se de dois momentos de ação: no primeiro momento, vivencio o cotidiano de uma professora de 4ª série em uma escola municipal de Formosa/GO. No segundo momento, desenvolvo um curso de extensão para professoras que ensinam matemática. Para os resultados, constitui sistema de três categorias. Na primeira, Organização do Trabalho Pedagógico no Conceito da Educação Estatística, percebi que essas professoras têm dificuldades em lidar com jogos, enquanto estratégia didático-pedagógica, no ensino de noções de estatística. Percebi que o currículo é entendido como estanque e linear, não na perspectiva de rede. Na segunda, Desenvolvimento Profissional das Professoras em Educação Estatística, discutem-se as representações sociais identificadas no discurso das professoras referentes ao ensino de noções estocásticas. Na terceira e última categoria, Obstáculos Epistemológicos e Dificuldades Didáticas no Ensino de Noções Estocásticas, percebe-se que as noções de acaso e de aleatoriedade apresentam-se como obstáculos epistemológicos, dentre outras dificuldades didáticas. A pesquisa contirbuiu como espaço de formação continuada das professoras, pois possibilitou a estas discutirem e constituírem uma prática mais crítica e reflexiva no ensino de noções estocásticas.
id SBEM_MAT-1_dabee830b667bdf76587bb871cc7d2f3
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1727
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling A educação estatística no ensino fundamental: discussões sobre a prática de professoras que ensinam matemática no interior de GoiásEsta pesquisa analisa o problema: quais construções e processos são identificados na práxis de professoras que ensinam Matemática no ensino fundamental em relação ao ensino da estocástica? A metodologia constituiu-se de dois momentos de ação: no primeiro momento, vivencio o cotidiano de uma professora de 4ª série em uma escola municipal de Formosa/GO. No segundo momento, desenvolvo um curso de extensão para professoras que ensinam matemática. Para os resultados, constitui sistema de três categorias. Na primeira, Organização do Trabalho Pedagógico no Conceito da Educação Estatística, percebi que essas professoras têm dificuldades em lidar com jogos, enquanto estratégia didático-pedagógica, no ensino de noções de estatística. Percebi que o currículo é entendido como estanque e linear, não na perspectiva de rede. Na segunda, Desenvolvimento Profissional das Professoras em Educação Estatística, discutem-se as representações sociais identificadas no discurso das professoras referentes ao ensino de noções estocásticas. Na terceira e última categoria, Obstáculos Epistemológicos e Dificuldades Didáticas no Ensino de Noções Estocásticas, percebe-se que as noções de acaso e de aleatoriedade apresentam-se como obstáculos epistemológicos, dentre outras dificuldades didáticas. A pesquisa contirbuiu como espaço de formação continuada das professoras, pois possibilitou a estas discutirem e constituírem uma prática mais crítica e reflexiva no ensino de noções estocásticas.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1727Educação Matemática em Revista; NÚMERO 18/19 - Dezembro 2005; 26-342317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1727/1212Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessMuniz, Cristiano AlbertoGonçalves, Harryson Júnio Lessa2019-01-24T15:09:59Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1727Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2019-01-24T15:09:59Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação estatística no ensino fundamental: discussões sobre a prática de professoras que ensinam matemática no interior de Goiás
title A educação estatística no ensino fundamental: discussões sobre a prática de professoras que ensinam matemática no interior de Goiás
spellingShingle A educação estatística no ensino fundamental: discussões sobre a prática de professoras que ensinam matemática no interior de Goiás
Muniz, Cristiano Alberto
title_short A educação estatística no ensino fundamental: discussões sobre a prática de professoras que ensinam matemática no interior de Goiás
title_full A educação estatística no ensino fundamental: discussões sobre a prática de professoras que ensinam matemática no interior de Goiás
title_fullStr A educação estatística no ensino fundamental: discussões sobre a prática de professoras que ensinam matemática no interior de Goiás
title_full_unstemmed A educação estatística no ensino fundamental: discussões sobre a prática de professoras que ensinam matemática no interior de Goiás
title_sort A educação estatística no ensino fundamental: discussões sobre a prática de professoras que ensinam matemática no interior de Goiás
author Muniz, Cristiano Alberto
author_facet Muniz, Cristiano Alberto
Gonçalves, Harryson Júnio Lessa
author_role author
author2 Gonçalves, Harryson Júnio Lessa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Muniz, Cristiano Alberto
Gonçalves, Harryson Júnio Lessa
description Esta pesquisa analisa o problema: quais construções e processos são identificados na práxis de professoras que ensinam Matemática no ensino fundamental em relação ao ensino da estocástica? A metodologia constituiu-se de dois momentos de ação: no primeiro momento, vivencio o cotidiano de uma professora de 4ª série em uma escola municipal de Formosa/GO. No segundo momento, desenvolvo um curso de extensão para professoras que ensinam matemática. Para os resultados, constitui sistema de três categorias. Na primeira, Organização do Trabalho Pedagógico no Conceito da Educação Estatística, percebi que essas professoras têm dificuldades em lidar com jogos, enquanto estratégia didático-pedagógica, no ensino de noções de estatística. Percebi que o currículo é entendido como estanque e linear, não na perspectiva de rede. Na segunda, Desenvolvimento Profissional das Professoras em Educação Estatística, discutem-se as representações sociais identificadas no discurso das professoras referentes ao ensino de noções estocásticas. Na terceira e última categoria, Obstáculos Epistemológicos e Dificuldades Didáticas no Ensino de Noções Estocásticas, percebe-se que as noções de acaso e de aleatoriedade apresentam-se como obstáculos epistemológicos, dentre outras dificuldades didáticas. A pesquisa contirbuiu como espaço de formação continuada das professoras, pois possibilitou a estas discutirem e constituírem uma prática mais crítica e reflexiva no ensino de noções estocásticas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1727
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1727
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1727/1212
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; NÚMERO 18/19 - Dezembro 2005; 26-34
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050130620219392