PeCC VI: Práticas Inclusivas para o Ensino de Matemática - Experiências Adquiridas em uma Escola para Surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves da Silva, Magda
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: da Silva Neves, Débora, Lima de Almeida, Letícia, Bastiani Correa, Lucinara, Machado, Silvia, Kegler, Natália Alessandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2007
Resumo: Este artigo objetiva socializar a experiência obtida em uma escola para surdos, localizada no município de Santa Maria/RS. A atividade foi desenvolvida dentro do componente curricular PeCC VI do curso de Licenciatura em Matemática. A referida escola é referência quanto a escolarização de surdos, e a escolha desse local se deu pelo desafio, já que nenhuma das acadêmicas possuíam contato com alunos surdos. Para atender o que foi proposto para a PeCC VI, um projeto de metodologia diferenciada voltada para a Inclusão foi estabelecido que, como metodologia, seriam usadas as TIC’s, e então foi criado um Objeto de Aprendizagem, em formato de Quiz, com perguntas de raciocínio logico e de operações básicas. A experiência foi bastante enriquecedora e contribuiu significativamente para a formação das acadêmicas. Além disso, provocou uma reflexão acerca do papel docente frente a Inclusão, o que gerou discussões a respeito do tema e ao futuro exercício profissional.
id SBEM_MAT-1_e68b582f4de03592eca39de6fbf92333
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/2007
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling PeCC VI: Práticas Inclusivas para o Ensino de Matemática - Experiências Adquiridas em uma Escola para SurdosMatemática. PeCC. TIC’s. Inclusão. Surdos.Este artigo objetiva socializar a experiência obtida em uma escola para surdos, localizada no município de Santa Maria/RS. A atividade foi desenvolvida dentro do componente curricular PeCC VI do curso de Licenciatura em Matemática. A referida escola é referência quanto a escolarização de surdos, e a escolha desse local se deu pelo desafio, já que nenhuma das acadêmicas possuíam contato com alunos surdos. Para atender o que foi proposto para a PeCC VI, um projeto de metodologia diferenciada voltada para a Inclusão foi estabelecido que, como metodologia, seriam usadas as TIC’s, e então foi criado um Objeto de Aprendizagem, em formato de Quiz, com perguntas de raciocínio logico e de operações básicas. A experiência foi bastante enriquecedora e contribuiu significativamente para a formação das acadêmicas. Além disso, provocou uma reflexão acerca do papel docente frente a Inclusão, o que gerou discussões a respeito do tema e ao futuro exercício profissional.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2020-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2007Educação Matemática em Revista; v. 25 n. 68 (2020): jul./set.; 4-122317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2007/1723Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessNeves da Silva, Magdada Silva Neves, DéboraLima de Almeida, LetíciaBastiani Correa, LucinaraMachado, SilviaKegler, Natália Alessandra2022-12-19T14:08:33Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/2007Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:08:33Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv PeCC VI: Práticas Inclusivas para o Ensino de Matemática - Experiências Adquiridas em uma Escola para Surdos
title PeCC VI: Práticas Inclusivas para o Ensino de Matemática - Experiências Adquiridas em uma Escola para Surdos
spellingShingle PeCC VI: Práticas Inclusivas para o Ensino de Matemática - Experiências Adquiridas em uma Escola para Surdos
Neves da Silva, Magda
Matemática. PeCC. TIC’s. Inclusão. Surdos.
title_short PeCC VI: Práticas Inclusivas para o Ensino de Matemática - Experiências Adquiridas em uma Escola para Surdos
title_full PeCC VI: Práticas Inclusivas para o Ensino de Matemática - Experiências Adquiridas em uma Escola para Surdos
title_fullStr PeCC VI: Práticas Inclusivas para o Ensino de Matemática - Experiências Adquiridas em uma Escola para Surdos
title_full_unstemmed PeCC VI: Práticas Inclusivas para o Ensino de Matemática - Experiências Adquiridas em uma Escola para Surdos
title_sort PeCC VI: Práticas Inclusivas para o Ensino de Matemática - Experiências Adquiridas em uma Escola para Surdos
author Neves da Silva, Magda
author_facet Neves da Silva, Magda
da Silva Neves, Débora
Lima de Almeida, Letícia
Bastiani Correa, Lucinara
Machado, Silvia
Kegler, Natália Alessandra
author_role author
author2 da Silva Neves, Débora
Lima de Almeida, Letícia
Bastiani Correa, Lucinara
Machado, Silvia
Kegler, Natália Alessandra
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves da Silva, Magda
da Silva Neves, Débora
Lima de Almeida, Letícia
Bastiani Correa, Lucinara
Machado, Silvia
Kegler, Natália Alessandra
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática. PeCC. TIC’s. Inclusão. Surdos.
topic Matemática. PeCC. TIC’s. Inclusão. Surdos.
description Este artigo objetiva socializar a experiência obtida em uma escola para surdos, localizada no município de Santa Maria/RS. A atividade foi desenvolvida dentro do componente curricular PeCC VI do curso de Licenciatura em Matemática. A referida escola é referência quanto a escolarização de surdos, e a escolha desse local se deu pelo desafio, já que nenhuma das acadêmicas possuíam contato com alunos surdos. Para atender o que foi proposto para a PeCC VI, um projeto de metodologia diferenciada voltada para a Inclusão foi estabelecido que, como metodologia, seriam usadas as TIC’s, e então foi criado um Objeto de Aprendizagem, em formato de Quiz, com perguntas de raciocínio logico e de operações básicas. A experiência foi bastante enriquecedora e contribuiu significativamente para a formação das acadêmicas. Além disso, provocou uma reflexão acerca do papel docente frente a Inclusão, o que gerou discussões a respeito do tema e ao futuro exercício profissional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2007
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2007/1723
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 25 n. 68 (2020): jul./set.; 4-12
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050130732417024