Uma Experiência Com Resolução de Problemas e Demonstração de Um Fato Matemático no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/179 |
Resumo: | Neste artigo descrevemos e analisamos uma atividade que foi elaborada com o intuito de contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de resolver problemas, objetivos centrais do ensino de matemática, e de introduzir um trabalho com demonstração de fatos matemáticos com alunos de Ensino Médio. Em sua aplicação, em uma turma de segundo ano da escola Centro Municipal de Ensino Médio e Profissionalizante Osmar Passarelli Silveira da cidade de Paulínia (SP), no 1º semestre de 2011, os alunos foram divididos em duplas e receberam a atividade cujo objetivo era encontrar e expressar em linguagem matemática a relação entre o número de diagonais e lados de um polígono convexo. Os dados foram analisados a partir da observação etnográfica, registrado em um diário de bordo, e do registro das respostas dos alunos às questões propostas na atividade. |
id |
SBEM_MAT-1_ed105936879cacbfa41ac267d3ffdba4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/179 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma Experiência Com Resolução de Problemas e Demonstração de Um Fato Matemático no Ensino Médioraciocínio lógicoresolução de problemasprática pedagógicademonstração matemática.Neste artigo descrevemos e analisamos uma atividade que foi elaborada com o intuito de contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de resolver problemas, objetivos centrais do ensino de matemática, e de introduzir um trabalho com demonstração de fatos matemáticos com alunos de Ensino Médio. Em sua aplicação, em uma turma de segundo ano da escola Centro Municipal de Ensino Médio e Profissionalizante Osmar Passarelli Silveira da cidade de Paulínia (SP), no 1º semestre de 2011, os alunos foram divididos em duplas e receberam a atividade cujo objetivo era encontrar e expressar em linguagem matemática a relação entre o número de diagonais e lados de um polígono convexo. Os dados foram analisados a partir da observação etnográfica, registrado em um diário de bordo, e do registro das respostas dos alunos às questões propostas na atividade.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2013-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/179Educação Matemática em Revista; Número 30 - Agosto, 2010; 22-292317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/179/170Moretti, Valmir Robertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T15:39:47Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/179Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2024-04-22T15:39:47Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma Experiência Com Resolução de Problemas e Demonstração de Um Fato Matemático no Ensino Médio |
title |
Uma Experiência Com Resolução de Problemas e Demonstração de Um Fato Matemático no Ensino Médio |
spellingShingle |
Uma Experiência Com Resolução de Problemas e Demonstração de Um Fato Matemático no Ensino Médio Moretti, Valmir Roberto raciocínio lógico resolução de problemas prática pedagógica demonstração matemática. |
title_short |
Uma Experiência Com Resolução de Problemas e Demonstração de Um Fato Matemático no Ensino Médio |
title_full |
Uma Experiência Com Resolução de Problemas e Demonstração de Um Fato Matemático no Ensino Médio |
title_fullStr |
Uma Experiência Com Resolução de Problemas e Demonstração de Um Fato Matemático no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Uma Experiência Com Resolução de Problemas e Demonstração de Um Fato Matemático no Ensino Médio |
title_sort |
Uma Experiência Com Resolução de Problemas e Demonstração de Um Fato Matemático no Ensino Médio |
author |
Moretti, Valmir Roberto |
author_facet |
Moretti, Valmir Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moretti, Valmir Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
raciocínio lógico resolução de problemas prática pedagógica demonstração matemática. |
topic |
raciocínio lógico resolução de problemas prática pedagógica demonstração matemática. |
description |
Neste artigo descrevemos e analisamos uma atividade que foi elaborada com o intuito de contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de resolver problemas, objetivos centrais do ensino de matemática, e de introduzir um trabalho com demonstração de fatos matemáticos com alunos de Ensino Médio. Em sua aplicação, em uma turma de segundo ano da escola Centro Municipal de Ensino Médio e Profissionalizante Osmar Passarelli Silveira da cidade de Paulínia (SP), no 1º semestre de 2011, os alunos foram divididos em duplas e receberam a atividade cujo objetivo era encontrar e expressar em linguagem matemática a relação entre o número de diagonais e lados de um polígono convexo. Os dados foram analisados a partir da observação etnográfica, registrado em um diário de bordo, e do registro das respostas dos alunos às questões propostas na atividade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/179 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/179 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/179/170 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; Número 30 - Agosto, 2010; 22-29 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050127846735872 |