O desempenho acadêmico de alunos com surdez no contexto da escola rural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1979 |
Resumo: | O estudo objetivou verificar o desempenho acadêmico de alunos com surdez no contexto da escola rural. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na modalidade estudo de caso, realizada com dois alunos surdos do oitavo ano do Ensino Fundamental. O desempenho acadêmico foi mensurado pelo Teste psicométrico de Desempenho Escolar (TDE), que fornece uma avaliação das capacidades fundamentais de aritmética, leitura e escrita. O resultado advindo do TDE foi complementado com análises do histórico escolar dos participantes e a partir da concepção de seus professores acerca do processo de inclusão nas escolas campesinas. Os resultados indicam atraso no desempenho acadêmico dos estudantes em todas as habilidades verificadas, o que se torna crítico quando se considera a relação idade/série. Conforme constatado, isso perpassa pela prática docente e pela barreira linguística, indicando a necessidade de ações formativas junto aos professores entrevistados e suporte específico para a escola em termos de materiais didáticos e acompanhamento profissional/clínico. |
id |
SBEM_MAT-1_f2e520a61a9fb9b33a927630ab27604e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/1979 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
O desempenho acadêmico de alunos com surdez no contexto da escola ruralEducação InclusivaEducação no campoNecessidades EducacionaisDesempenho acadêmicoEstudo de CasoO estudo objetivou verificar o desempenho acadêmico de alunos com surdez no contexto da escola rural. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na modalidade estudo de caso, realizada com dois alunos surdos do oitavo ano do Ensino Fundamental. O desempenho acadêmico foi mensurado pelo Teste psicométrico de Desempenho Escolar (TDE), que fornece uma avaliação das capacidades fundamentais de aritmética, leitura e escrita. O resultado advindo do TDE foi complementado com análises do histórico escolar dos participantes e a partir da concepção de seus professores acerca do processo de inclusão nas escolas campesinas. Os resultados indicam atraso no desempenho acadêmico dos estudantes em todas as habilidades verificadas, o que se torna crítico quando se considera a relação idade/série. Conforme constatado, isso perpassa pela prática docente e pela barreira linguística, indicando a necessidade de ações formativas junto aos professores entrevistados e suporte específico para a escola em termos de materiais didáticos e acompanhamento profissional/clínico. Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo de caso; Pesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1979Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 65 (2019): dez.; 143-1572317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1979/pdfCopyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura Silva, Marcos GuilhermeLima, Eliane Pereira2022-12-21T18:38:43Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1979Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:38:43Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desempenho acadêmico de alunos com surdez no contexto da escola rural |
title |
O desempenho acadêmico de alunos com surdez no contexto da escola rural |
spellingShingle |
O desempenho acadêmico de alunos com surdez no contexto da escola rural Moura Silva, Marcos Guilherme Educação Inclusiva Educação no campo Necessidades Educacionais Desempenho acadêmico Estudo de Caso |
title_short |
O desempenho acadêmico de alunos com surdez no contexto da escola rural |
title_full |
O desempenho acadêmico de alunos com surdez no contexto da escola rural |
title_fullStr |
O desempenho acadêmico de alunos com surdez no contexto da escola rural |
title_full_unstemmed |
O desempenho acadêmico de alunos com surdez no contexto da escola rural |
title_sort |
O desempenho acadêmico de alunos com surdez no contexto da escola rural |
author |
Moura Silva, Marcos Guilherme |
author_facet |
Moura Silva, Marcos Guilherme Lima, Eliane Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Eliane Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura Silva, Marcos Guilherme Lima, Eliane Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Inclusiva Educação no campo Necessidades Educacionais Desempenho acadêmico Estudo de Caso |
topic |
Educação Inclusiva Educação no campo Necessidades Educacionais Desempenho acadêmico Estudo de Caso |
description |
O estudo objetivou verificar o desempenho acadêmico de alunos com surdez no contexto da escola rural. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na modalidade estudo de caso, realizada com dois alunos surdos do oitavo ano do Ensino Fundamental. O desempenho acadêmico foi mensurado pelo Teste psicométrico de Desempenho Escolar (TDE), que fornece uma avaliação das capacidades fundamentais de aritmética, leitura e escrita. O resultado advindo do TDE foi complementado com análises do histórico escolar dos participantes e a partir da concepção de seus professores acerca do processo de inclusão nas escolas campesinas. Os resultados indicam atraso no desempenho acadêmico dos estudantes em todas as habilidades verificadas, o que se torna crítico quando se considera a relação idade/série. Conforme constatado, isso perpassa pela prática docente e pela barreira linguística, indicando a necessidade de ações formativas junto aos professores entrevistados e suporte específico para a escola em termos de materiais didáticos e acompanhamento profissional/clínico. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudo de caso; Pesquisa Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1979 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1979 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1979/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 65 (2019): dez.; 143-157 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050130714591232 |