Alunos com surdez e o processo de inclusão: uma análise de discursos sobre sobre Língua de Sinais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bosco, Daniella Cristina [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP], Giroto, Cláudia Regina Mosca [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5635
http://hdl.handle.net/11449/115017
Resumo: The process of inclusion of deaf students at regular and specialized educational institution is a complex issue, which has the main point of discussion its specificity linguistic represented by Brazilian Sign Language. Whereupon, this research analyzed how the discourses of young students with deafness on this type of education at regular and specialized educational institution from a city situated in the State of São Paulo. The aim of this study was analyze the relations between the discourses of deaf students and their production conditionals, using the dimension of Discourse Analysis and the historical-cultural psychology. As parts of this research, were used four deaf students enrolled in schools belong in the city of São Paulo, which two schools are regular and two are specialized to deaf people. The collection instruments build themselves in observation of dialogue situations in classroom and interview semistructured. The interviews were made by video recording, researcher and an interpreter. The results showed that discourse of the student enrolled in the specialized school differs in relation to the ideals of bilingual education, in this case defended by users of the Brazilian Sign Language, fact not observed in the context of the regular school.
id UNSP_65310038c11c73754098a82598e710fe
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/115017
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Alunos com surdez e o processo de inclusão: uma análise de discursos sobre sobre Língua de SinaisDeaf students and the process of inclusion: a discourse analysis of the sign languageAlunos com Necessidades Educacionais EspeciaisSurdezLIBRASEducação inclusivaEducação especialPolíticas EducacionaisThe process of inclusion of deaf students at regular and specialized educational institution is a complex issue, which has the main point of discussion its specificity linguistic represented by Brazilian Sign Language. Whereupon, this research analyzed how the discourses of young students with deafness on this type of education at regular and specialized educational institution from a city situated in the State of São Paulo. The aim of this study was analyze the relations between the discourses of deaf students and their production conditionals, using the dimension of Discourse Analysis and the historical-cultural psychology. As parts of this research, were used four deaf students enrolled in schools belong in the city of São Paulo, which two schools are regular and two are specialized to deaf people. The collection instruments build themselves in observation of dialogue situations in classroom and interview semistructured. The interviews were made by video recording, researcher and an interpreter. The results showed that discourse of the student enrolled in the specialized school differs in relation to the ideals of bilingual education, in this case defended by users of the Brazilian Sign Language, fact not observed in the context of the regular school.O processo de inclusão de alunos com surdez nas instituições comuns e especializadas de ensino é uma questão bastante complexa, que tem como eixo central de discussão sua especificidade linguística representada pela língua de sinais. Diante disso, a presente pesquisa procurou responder como se configuram os discursos de jovens usuários da Libras sobre a utilização dessa modalidade lingüística, nas instituições escolares comuns e especializadas, do sistema de ensino de uma cidade de grande porte do estado de São Paulo. O objetivo central desse estudo foi analisar as relações entre o discurso de alunos surdos e suas condições de produção, sob a ótica da Análise do Discurso. O referencial teórico adotado foi a psicologia histórico-cultural. Fizeram parte da pesquisa três escolas de uma rede municipal de ensino, duas escolas comuns e uma escola especializada. Como participantes, foram selecionadas quatro jovens surdas. Os instrumentos de coleta se constituíram em observação das situações de interlocução em sala de aula e entrevistas semi-estruturadas. As entrevistas foram feitas por meio de videogravações e contaram com a presença de um intérprete. Os resultados mostraram que os discursos das participantes pertencentes à escola especializada sobre a língua de sinais estão relacionados a uma comunidade discursiva, fato não observado no contexto da escola comum.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Rua: Hygino Muzzi Filho, no. 737, Câmpus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Rua: Hygino Muzzi Filho, no. 737, Câmpus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bosco, Daniella Cristina [UNESP]Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP]Giroto, Cláudia Regina Mosca [UNESP]2015-02-24T13:57:41Z2015-02-24T13:57:41Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article73-104application/pdfhttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5635Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 7, n. 1, p. 01-30, 2012.1982-5587http://hdl.handle.net/11449/115017ISSN19825587-2012-07-01-73-104.pdf511582727918966584711168297337740000-0001-6267-8085Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-05T06:12:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115017Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-05T06:12:16Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Alunos com surdez e o processo de inclusão: uma análise de discursos sobre sobre Língua de Sinais
Deaf students and the process of inclusion: a discourse analysis of the sign language
title Alunos com surdez e o processo de inclusão: uma análise de discursos sobre sobre Língua de Sinais
spellingShingle Alunos com surdez e o processo de inclusão: uma análise de discursos sobre sobre Língua de Sinais
Bosco, Daniella Cristina [UNESP]
Alunos com Necessidades Educacionais Especiais
Surdez
LIBRAS
Educação inclusiva
Educação especial
Políticas Educacionais
title_short Alunos com surdez e o processo de inclusão: uma análise de discursos sobre sobre Língua de Sinais
title_full Alunos com surdez e o processo de inclusão: uma análise de discursos sobre sobre Língua de Sinais
title_fullStr Alunos com surdez e o processo de inclusão: uma análise de discursos sobre sobre Língua de Sinais
title_full_unstemmed Alunos com surdez e o processo de inclusão: uma análise de discursos sobre sobre Língua de Sinais
title_sort Alunos com surdez e o processo de inclusão: uma análise de discursos sobre sobre Língua de Sinais
author Bosco, Daniella Cristina [UNESP]
author_facet Bosco, Daniella Cristina [UNESP]
Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP]
Giroto, Cláudia Regina Mosca [UNESP]
author_role author
author2 Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP]
Giroto, Cláudia Regina Mosca [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bosco, Daniella Cristina [UNESP]
Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP]
Giroto, Cláudia Regina Mosca [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos com Necessidades Educacionais Especiais
Surdez
LIBRAS
Educação inclusiva
Educação especial
Políticas Educacionais
topic Alunos com Necessidades Educacionais Especiais
Surdez
LIBRAS
Educação inclusiva
Educação especial
Políticas Educacionais
description The process of inclusion of deaf students at regular and specialized educational institution is a complex issue, which has the main point of discussion its specificity linguistic represented by Brazilian Sign Language. Whereupon, this research analyzed how the discourses of young students with deafness on this type of education at regular and specialized educational institution from a city situated in the State of São Paulo. The aim of this study was analyze the relations between the discourses of deaf students and their production conditionals, using the dimension of Discourse Analysis and the historical-cultural psychology. As parts of this research, were used four deaf students enrolled in schools belong in the city of São Paulo, which two schools are regular and two are specialized to deaf people. The collection instruments build themselves in observation of dialogue situations in classroom and interview semistructured. The interviews were made by video recording, researcher and an interpreter. The results showed that discourse of the student enrolled in the specialized school differs in relation to the ideals of bilingual education, in this case defended by users of the Brazilian Sign Language, fact not observed in the context of the regular school.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-02-24T13:57:41Z
2015-02-24T13:57:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5635
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 7, n. 1, p. 01-30, 2012.
1982-5587
http://hdl.handle.net/11449/115017
ISSN19825587-2012-07-01-73-104.pdf
5115827279189665
8471116829733774
0000-0001-6267-8085
url http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5635
http://hdl.handle.net/11449/115017
identifier_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 7, n. 1, p. 01-30, 2012.
1982-5587
ISSN19825587-2012-07-01-73-104.pdf
5115827279189665
8471116829733774
0000-0001-6267-8085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 73-104
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649627620114432