O desempenho acadêmico de alunos com surdez no contexto da escola rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura Silva, Marcos Guilherme
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lima, Eliane Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1979
Resumo: O estudo objetivou verificar o desempenho acadêmico de alunos com surdez no contexto da escola rural. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na modalidade estudo de caso, realizada com dois alunos surdos do oitavo ano do Ensino Fundamental. O desempenho acadêmico foi mensurado pelo Teste psicométrico de Desempenho Escolar (TDE), que fornece uma avaliação das capacidades fundamentais de aritmética, leitura e escrita. O resultado advindo do TDE foi complementado com análises do histórico escolar dos participantes e a partir da concepção de seus professores acerca do processo de inclusão nas escolas campesinas. Os resultados indicam atraso no desempenho acadêmico dos estudantes em todas as habilidades verificadas, o que se torna crítico quando se considera a relação idade/série. Conforme constatado, isso perpassa pela prática docente e pela barreira linguística, indicando a necessidade de ações formativas junto aos professores entrevistados e suporte específico para a escola em termos de materiais didáticos e acompanhamento profissional/clínico. 
id SBEM_MAT-1_f2e520a61a9fb9b33a927630ab27604e
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1979
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling O desempenho acadêmico de alunos com surdez no contexto da escola ruralEducação InclusivaEducação no campoNecessidades EducacionaisDesempenho acadêmicoEstudo de CasoO estudo objetivou verificar o desempenho acadêmico de alunos com surdez no contexto da escola rural. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na modalidade estudo de caso, realizada com dois alunos surdos do oitavo ano do Ensino Fundamental. O desempenho acadêmico foi mensurado pelo Teste psicométrico de Desempenho Escolar (TDE), que fornece uma avaliação das capacidades fundamentais de aritmética, leitura e escrita. O resultado advindo do TDE foi complementado com análises do histórico escolar dos participantes e a partir da concepção de seus professores acerca do processo de inclusão nas escolas campesinas. Os resultados indicam atraso no desempenho acadêmico dos estudantes em todas as habilidades verificadas, o que se torna crítico quando se considera a relação idade/série. Conforme constatado, isso perpassa pela prática docente e pela barreira linguística, indicando a necessidade de ações formativas junto aos professores entrevistados e suporte específico para a escola em termos de materiais didáticos e acompanhamento profissional/clínico. Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo de caso; Pesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1979Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 65 (2019): dez.; 143-1572317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1979/pdfCopyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura Silva, Marcos GuilhermeLima, Eliane Pereira2022-12-21T18:38:43Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1979Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:38:43Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv O desempenho acadêmico de alunos com surdez no contexto da escola rural
title O desempenho acadêmico de alunos com surdez no contexto da escola rural
spellingShingle O desempenho acadêmico de alunos com surdez no contexto da escola rural
Moura Silva, Marcos Guilherme
Educação Inclusiva
Educação no campo
Necessidades Educacionais
Desempenho acadêmico
Estudo de Caso
title_short O desempenho acadêmico de alunos com surdez no contexto da escola rural
title_full O desempenho acadêmico de alunos com surdez no contexto da escola rural
title_fullStr O desempenho acadêmico de alunos com surdez no contexto da escola rural
title_full_unstemmed O desempenho acadêmico de alunos com surdez no contexto da escola rural
title_sort O desempenho acadêmico de alunos com surdez no contexto da escola rural
author Moura Silva, Marcos Guilherme
author_facet Moura Silva, Marcos Guilherme
Lima, Eliane Pereira
author_role author
author2 Lima, Eliane Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura Silva, Marcos Guilherme
Lima, Eliane Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Inclusiva
Educação no campo
Necessidades Educacionais
Desempenho acadêmico
Estudo de Caso
topic Educação Inclusiva
Educação no campo
Necessidades Educacionais
Desempenho acadêmico
Estudo de Caso
description O estudo objetivou verificar o desempenho acadêmico de alunos com surdez no contexto da escola rural. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na modalidade estudo de caso, realizada com dois alunos surdos do oitavo ano do Ensino Fundamental. O desempenho acadêmico foi mensurado pelo Teste psicométrico de Desempenho Escolar (TDE), que fornece uma avaliação das capacidades fundamentais de aritmética, leitura e escrita. O resultado advindo do TDE foi complementado com análises do histórico escolar dos participantes e a partir da concepção de seus professores acerca do processo de inclusão nas escolas campesinas. Os resultados indicam atraso no desempenho acadêmico dos estudantes em todas as habilidades verificadas, o que se torna crítico quando se considera a relação idade/série. Conforme constatado, isso perpassa pela prática docente e pela barreira linguística, indicando a necessidade de ações formativas junto aos professores entrevistados e suporte específico para a escola em termos de materiais didáticos e acompanhamento profissional/clínico. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo de caso; Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1979
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1979/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 65 (2019): dez.; 143-157
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050130714591232