O Jogo da Lanchonete: sustentabilidade e ensino dos princípios aditivo e multiplicativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Alcantara, Cecilia Ferreira Borges
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dantas, Simone, Pará, Telma Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2084
Resumo: Infelizmente o ensino de Análise Combinatória na Educação Básica ainda é feito de maneira muito mecânica por alguns professores, e em sua maior parte com a justificativa do baixo domínio do conteúdo. Tal prática é repetida de maneira superficial, não estimulando a construção de conceitos e o raciocínio combinatório. Além disso, frente às temáticas e habilidades discutidas na atualidade, é necessário que os professores se adequem para a formação de cidadãos conscientes de seu papel social. A partir destas reflexões, o objetivo deste artigo é apresentar o Jogo da Lanchonete, de caráter inédito, que introduz e compara os conceitos de princípio aditivo e princípio multiplicativo da Combinatória e, ao mesmo tempo, aborda questões referentes ao desperdício de materiais descartáveis, promovendo uma reflexão crítica dos alunos a respeito da sustentabilidade. Utilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa e a metodologia de ensino de resolução de problemas para o planejamento das atividades.
id SBEM_MAT-1_f47c56b7dd5692d09bbd75553900c359
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/2084
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling O Jogo da Lanchonete: sustentabilidade e ensino dos princípios aditivo e multiplicativoCombinatóriaPrincípio aditivoPrincípio multiplicativoTemas transversaisSustentabilidadeInfelizmente o ensino de Análise Combinatória na Educação Básica ainda é feito de maneira muito mecânica por alguns professores, e em sua maior parte com a justificativa do baixo domínio do conteúdo. Tal prática é repetida de maneira superficial, não estimulando a construção de conceitos e o raciocínio combinatório. Além disso, frente às temáticas e habilidades discutidas na atualidade, é necessário que os professores se adequem para a formação de cidadãos conscientes de seu papel social. A partir destas reflexões, o objetivo deste artigo é apresentar o Jogo da Lanchonete, de caráter inédito, que introduz e compara os conceitos de princípio aditivo e princípio multiplicativo da Combinatória e, ao mesmo tempo, aborda questões referentes ao desperdício de materiais descartáveis, promovendo uma reflexão crítica dos alunos a respeito da sustentabilidade. Utilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa e a metodologia de ensino de resolução de problemas para o planejamento das atividades.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2020-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAtividades para a aula de matemáticaapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2084Educação Matemática em Revista; v. 25 n. 66 (2020): jan./mar.; 12 - 252317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2084/pdfCopyright (c) 2020 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Alcantara, Cecilia Ferreira BorgesDantas, SimonePará, Telma Silveira2022-12-19T14:10:35Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/2084Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:10:35Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv O Jogo da Lanchonete: sustentabilidade e ensino dos princípios aditivo e multiplicativo
title O Jogo da Lanchonete: sustentabilidade e ensino dos princípios aditivo e multiplicativo
spellingShingle O Jogo da Lanchonete: sustentabilidade e ensino dos princípios aditivo e multiplicativo
de Alcantara, Cecilia Ferreira Borges
Combinatória
Princípio aditivo
Princípio multiplicativo
Temas transversais
Sustentabilidade
title_short O Jogo da Lanchonete: sustentabilidade e ensino dos princípios aditivo e multiplicativo
title_full O Jogo da Lanchonete: sustentabilidade e ensino dos princípios aditivo e multiplicativo
title_fullStr O Jogo da Lanchonete: sustentabilidade e ensino dos princípios aditivo e multiplicativo
title_full_unstemmed O Jogo da Lanchonete: sustentabilidade e ensino dos princípios aditivo e multiplicativo
title_sort O Jogo da Lanchonete: sustentabilidade e ensino dos princípios aditivo e multiplicativo
author de Alcantara, Cecilia Ferreira Borges
author_facet de Alcantara, Cecilia Ferreira Borges
Dantas, Simone
Pará, Telma Silveira
author_role author
author2 Dantas, Simone
Pará, Telma Silveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Alcantara, Cecilia Ferreira Borges
Dantas, Simone
Pará, Telma Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Combinatória
Princípio aditivo
Princípio multiplicativo
Temas transversais
Sustentabilidade
topic Combinatória
Princípio aditivo
Princípio multiplicativo
Temas transversais
Sustentabilidade
description Infelizmente o ensino de Análise Combinatória na Educação Básica ainda é feito de maneira muito mecânica por alguns professores, e em sua maior parte com a justificativa do baixo domínio do conteúdo. Tal prática é repetida de maneira superficial, não estimulando a construção de conceitos e o raciocínio combinatório. Além disso, frente às temáticas e habilidades discutidas na atualidade, é necessário que os professores se adequem para a formação de cidadãos conscientes de seu papel social. A partir destas reflexões, o objetivo deste artigo é apresentar o Jogo da Lanchonete, de caráter inédito, que introduz e compara os conceitos de princípio aditivo e princípio multiplicativo da Combinatória e, ao mesmo tempo, aborda questões referentes ao desperdício de materiais descartáveis, promovendo uma reflexão crítica dos alunos a respeito da sustentabilidade. Utilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa e a metodologia de ensino de resolução de problemas para o planejamento das atividades.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Atividades para a aula de matemática
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2084
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2084/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 25 n. 66 (2020): jan./mar.; 12 - 25
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050131033358336