O Jogo da Lanchonete: sustentabilidade e ensino dos princípios aditivo e multiplicativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2084 |
Resumo: | Infelizmente o ensino de Análise Combinatória na Educação Básica ainda é feito de maneira muito mecânica por alguns professores, e em sua maior parte com a justificativa do baixo domínio do conteúdo. Tal prática é repetida de maneira superficial, não estimulando a construção de conceitos e o raciocínio combinatório. Além disso, frente às temáticas e habilidades discutidas na atualidade, é necessário que os professores se adequem para a formação de cidadãos conscientes de seu papel social. A partir destas reflexões, o objetivo deste artigo é apresentar o Jogo da Lanchonete, de caráter inédito, que introduz e compara os conceitos de princípio aditivo e princípio multiplicativo da Combinatória e, ao mesmo tempo, aborda questões referentes ao desperdício de materiais descartáveis, promovendo uma reflexão crítica dos alunos a respeito da sustentabilidade. Utilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa e a metodologia de ensino de resolução de problemas para o planejamento das atividades. |
id |
SBEM_MAT-1_f47c56b7dd5692d09bbd75553900c359 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/2084 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
O Jogo da Lanchonete: sustentabilidade e ensino dos princípios aditivo e multiplicativoCombinatóriaPrincípio aditivoPrincípio multiplicativoTemas transversaisSustentabilidadeInfelizmente o ensino de Análise Combinatória na Educação Básica ainda é feito de maneira muito mecânica por alguns professores, e em sua maior parte com a justificativa do baixo domínio do conteúdo. Tal prática é repetida de maneira superficial, não estimulando a construção de conceitos e o raciocínio combinatório. Além disso, frente às temáticas e habilidades discutidas na atualidade, é necessário que os professores se adequem para a formação de cidadãos conscientes de seu papel social. A partir destas reflexões, o objetivo deste artigo é apresentar o Jogo da Lanchonete, de caráter inédito, que introduz e compara os conceitos de princípio aditivo e princípio multiplicativo da Combinatória e, ao mesmo tempo, aborda questões referentes ao desperdício de materiais descartáveis, promovendo uma reflexão crítica dos alunos a respeito da sustentabilidade. Utilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa e a metodologia de ensino de resolução de problemas para o planejamento das atividades.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2020-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAtividades para a aula de matemáticaapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2084Educação Matemática em Revista; v. 25 n. 66 (2020): jan./mar.; 12 - 252317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2084/pdfCopyright (c) 2020 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Alcantara, Cecilia Ferreira BorgesDantas, SimonePará, Telma Silveira2022-12-19T14:10:35Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/2084Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:10:35Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Jogo da Lanchonete: sustentabilidade e ensino dos princípios aditivo e multiplicativo |
title |
O Jogo da Lanchonete: sustentabilidade e ensino dos princípios aditivo e multiplicativo |
spellingShingle |
O Jogo da Lanchonete: sustentabilidade e ensino dos princípios aditivo e multiplicativo de Alcantara, Cecilia Ferreira Borges Combinatória Princípio aditivo Princípio multiplicativo Temas transversais Sustentabilidade |
title_short |
O Jogo da Lanchonete: sustentabilidade e ensino dos princípios aditivo e multiplicativo |
title_full |
O Jogo da Lanchonete: sustentabilidade e ensino dos princípios aditivo e multiplicativo |
title_fullStr |
O Jogo da Lanchonete: sustentabilidade e ensino dos princípios aditivo e multiplicativo |
title_full_unstemmed |
O Jogo da Lanchonete: sustentabilidade e ensino dos princípios aditivo e multiplicativo |
title_sort |
O Jogo da Lanchonete: sustentabilidade e ensino dos princípios aditivo e multiplicativo |
author |
de Alcantara, Cecilia Ferreira Borges |
author_facet |
de Alcantara, Cecilia Ferreira Borges Dantas, Simone Pará, Telma Silveira |
author_role |
author |
author2 |
Dantas, Simone Pará, Telma Silveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Alcantara, Cecilia Ferreira Borges Dantas, Simone Pará, Telma Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Combinatória Princípio aditivo Princípio multiplicativo Temas transversais Sustentabilidade |
topic |
Combinatória Princípio aditivo Princípio multiplicativo Temas transversais Sustentabilidade |
description |
Infelizmente o ensino de Análise Combinatória na Educação Básica ainda é feito de maneira muito mecânica por alguns professores, e em sua maior parte com a justificativa do baixo domínio do conteúdo. Tal prática é repetida de maneira superficial, não estimulando a construção de conceitos e o raciocínio combinatório. Além disso, frente às temáticas e habilidades discutidas na atualidade, é necessário que os professores se adequem para a formação de cidadãos conscientes de seu papel social. A partir destas reflexões, o objetivo deste artigo é apresentar o Jogo da Lanchonete, de caráter inédito, que introduz e compara os conceitos de princípio aditivo e princípio multiplicativo da Combinatória e, ao mesmo tempo, aborda questões referentes ao desperdício de materiais descartáveis, promovendo uma reflexão crítica dos alunos a respeito da sustentabilidade. Utilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa e a metodologia de ensino de resolução de problemas para o planejamento das atividades. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Atividades para a aula de matemática |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2084 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2084/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 25 n. 66 (2020): jan./mar.; 12 - 25 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050131033358336 |