Contribuições da Modelagem Matemática como método de ensino para alunos surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribas, Marcia Cristina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Martins, Marcio André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/243
Resumo: Este trabalho tem como objetivo destacar as contribuições da Modelagem Matemática na Educação Matemática em abordagens pedagógicas com estudantes surdos, tendo como foco a promoção da autonomia, interação, criatividade e inclusão dos surdos, considerando a questão norteadora: que potencialidades são compreendidas da Modelagem Matemática com estudantes surdos na Educação Básica?  Neste sentido foram experimentadas ações em sala de aula, em acordo com as etapas propostas por Burak (2010). A partir da temática “confecção de roupas”, do interesse dos estudantes, a ação pedagógica totalizou 33 horas e foi possível constatar a valorização de aspectos visuais e o incentivo à participação discente e à pesquisa em que o papel docente assumiu um caráter de orientação e colaboração. 
id SBEM_a62c4cbd8e984c5a2a475f9b056348b5
oai_identifier_str oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/243
network_acronym_str SBEM
network_name_str Revista de Educação Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Contribuições da Modelagem Matemática como método de ensino para alunos surdosEducação MatemáticaModelagem MatemáticaInclusãoEste trabalho tem como objetivo destacar as contribuições da Modelagem Matemática na Educação Matemática em abordagens pedagógicas com estudantes surdos, tendo como foco a promoção da autonomia, interação, criatividade e inclusão dos surdos, considerando a questão norteadora: que potencialidades são compreendidas da Modelagem Matemática com estudantes surdos na Educação Básica?  Neste sentido foram experimentadas ações em sala de aula, em acordo com as etapas propostas por Burak (2010). A partir da temática “confecção de roupas”, do interesse dos estudantes, a ação pedagógica totalizou 33 horas e foi possível constatar a valorização de aspectos visuais e o incentivo à participação discente e à pesquisa em que o papel docente assumiu um caráter de orientação e colaboração. Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/243Revista de Educação Matemática; Vol. 15 No. 20 (2018): set./dez. 2018; 432 - 444Revista de Educação Matemática; Vol. 15 Núm. 20 (2018): set./dez. 2018; 432 - 444Revista de Educação Matemática; v. 15 n. 20 (2018): set./dez. 2018; 432 - 4442526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/243/253https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibas, Marcia CristinaMartins, Marcio André2023-07-11T15:32:15Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/243Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-11T15:32:15Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da Modelagem Matemática como método de ensino para alunos surdos
title Contribuições da Modelagem Matemática como método de ensino para alunos surdos
spellingShingle Contribuições da Modelagem Matemática como método de ensino para alunos surdos
Ribas, Marcia Cristina
Educação Matemática
Modelagem Matemática
Inclusão
title_short Contribuições da Modelagem Matemática como método de ensino para alunos surdos
title_full Contribuições da Modelagem Matemática como método de ensino para alunos surdos
title_fullStr Contribuições da Modelagem Matemática como método de ensino para alunos surdos
title_full_unstemmed Contribuições da Modelagem Matemática como método de ensino para alunos surdos
title_sort Contribuições da Modelagem Matemática como método de ensino para alunos surdos
author Ribas, Marcia Cristina
author_facet Ribas, Marcia Cristina
Martins, Marcio André
author_role author
author2 Martins, Marcio André
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribas, Marcia Cristina
Martins, Marcio André
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Modelagem Matemática
Inclusão
topic Educação Matemática
Modelagem Matemática
Inclusão
description Este trabalho tem como objetivo destacar as contribuições da Modelagem Matemática na Educação Matemática em abordagens pedagógicas com estudantes surdos, tendo como foco a promoção da autonomia, interação, criatividade e inclusão dos surdos, considerando a questão norteadora: que potencialidades são compreendidas da Modelagem Matemática com estudantes surdos na Educação Básica?  Neste sentido foram experimentadas ações em sala de aula, em acordo com as etapas propostas por Burak (2010). A partir da temática “confecção de roupas”, do interesse dos estudantes, a ação pedagógica totalizou 33 horas e foi possível constatar a valorização de aspectos visuais e o incentivo à participação discente e à pesquisa em que o papel docente assumiu um caráter de orientação e colaboração. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/243
url https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/243/253
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática; Vol. 15 No. 20 (2018): set./dez. 2018; 432 - 444
Revista de Educação Matemática; Vol. 15 Núm. 20 (2018): set./dez. 2018; 432 - 444
Revista de Educação Matemática; v. 15 n. 20 (2018): set./dez. 2018; 432 - 444
2526-9062
reponame:Revista de Educação Matemática (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Revista de Educação Matemática (Online)
collection Revista de Educação Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv douglas.tinti@unicid.edu.br
_version_ 1798313495530307584