Contribuições da Modelagem Matemática como método de ensino para alunos surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/243 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo destacar as contribuições da Modelagem Matemática na Educação Matemática em abordagens pedagógicas com estudantes surdos, tendo como foco a promoção da autonomia, interação, criatividade e inclusão dos surdos, considerando a questão norteadora: que potencialidades são compreendidas da Modelagem Matemática com estudantes surdos na Educação Básica? Neste sentido foram experimentadas ações em sala de aula, em acordo com as etapas propostas por Burak (2010). A partir da temática “confecção de roupas”, do interesse dos estudantes, a ação pedagógica totalizou 33 horas e foi possível constatar a valorização de aspectos visuais e o incentivo à participação discente e à pesquisa em que o papel docente assumiu um caráter de orientação e colaboração. |
id |
SBEM_a62c4cbd8e984c5a2a475f9b056348b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/243 |
network_acronym_str |
SBEM |
network_name_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições da Modelagem Matemática como método de ensino para alunos surdosEducação MatemáticaModelagem MatemáticaInclusãoEste trabalho tem como objetivo destacar as contribuições da Modelagem Matemática na Educação Matemática em abordagens pedagógicas com estudantes surdos, tendo como foco a promoção da autonomia, interação, criatividade e inclusão dos surdos, considerando a questão norteadora: que potencialidades são compreendidas da Modelagem Matemática com estudantes surdos na Educação Básica? Neste sentido foram experimentadas ações em sala de aula, em acordo com as etapas propostas por Burak (2010). A partir da temática “confecção de roupas”, do interesse dos estudantes, a ação pedagógica totalizou 33 horas e foi possível constatar a valorização de aspectos visuais e o incentivo à participação discente e à pesquisa em que o papel docente assumiu um caráter de orientação e colaboração. Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/243Revista de Educação Matemática; Vol. 15 No. 20 (2018): set./dez. 2018; 432 - 444Revista de Educação Matemática; Vol. 15 Núm. 20 (2018): set./dez. 2018; 432 - 444Revista de Educação Matemática; v. 15 n. 20 (2018): set./dez. 2018; 432 - 4442526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/243/253https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibas, Marcia CristinaMartins, Marcio André2023-07-11T15:32:15Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/243Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-11T15:32:15Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições da Modelagem Matemática como método de ensino para alunos surdos |
title |
Contribuições da Modelagem Matemática como método de ensino para alunos surdos |
spellingShingle |
Contribuições da Modelagem Matemática como método de ensino para alunos surdos Ribas, Marcia Cristina Educação Matemática Modelagem Matemática Inclusão |
title_short |
Contribuições da Modelagem Matemática como método de ensino para alunos surdos |
title_full |
Contribuições da Modelagem Matemática como método de ensino para alunos surdos |
title_fullStr |
Contribuições da Modelagem Matemática como método de ensino para alunos surdos |
title_full_unstemmed |
Contribuições da Modelagem Matemática como método de ensino para alunos surdos |
title_sort |
Contribuições da Modelagem Matemática como método de ensino para alunos surdos |
author |
Ribas, Marcia Cristina |
author_facet |
Ribas, Marcia Cristina Martins, Marcio André |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Marcio André |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribas, Marcia Cristina Martins, Marcio André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Modelagem Matemática Inclusão |
topic |
Educação Matemática Modelagem Matemática Inclusão |
description |
Este trabalho tem como objetivo destacar as contribuições da Modelagem Matemática na Educação Matemática em abordagens pedagógicas com estudantes surdos, tendo como foco a promoção da autonomia, interação, criatividade e inclusão dos surdos, considerando a questão norteadora: que potencialidades são compreendidas da Modelagem Matemática com estudantes surdos na Educação Básica? Neste sentido foram experimentadas ações em sala de aula, em acordo com as etapas propostas por Burak (2010). A partir da temática “confecção de roupas”, do interesse dos estudantes, a ação pedagógica totalizou 33 horas e foi possível constatar a valorização de aspectos visuais e o incentivo à participação discente e à pesquisa em que o papel docente assumiu um caráter de orientação e colaboração. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/243 |
url |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/243/253 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática; Vol. 15 No. 20 (2018): set./dez. 2018; 432 - 444 Revista de Educação Matemática; Vol. 15 Núm. 20 (2018): set./dez. 2018; 432 - 444 Revista de Educação Matemática; v. 15 n. 20 (2018): set./dez. 2018; 432 - 444 2526-9062 reponame:Revista de Educação Matemática (Online) instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM |
institution |
SBEM |
reponame_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
collection |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
douglas.tinti@unicid.edu.br |
_version_ |
1798313495530307584 |