O papel de um grupo colaborativo na superação dos desafios enfrentados por professores principiantes de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/291 |
Resumo: | O presente artigo é fruto de reflexões e investigações desencadeadas por um grupo, que assume características colaborativas, constituído a partir do Programa Observatório da Educação (OBEDUC) e tem por objetivo identificar e descrever os desafios enfrentadas por dois professores de matemática em início de carreira e evidenciar o papel de um grupo colaborativo no enfrentamento e superação destes desafios. Para tanto foram analisados os memoriais de dois professores de matemática, membros do grupo analisado, que estavam em início de carreira. A análise realizada evidencia que os dilemas enfrentados por eles foram semelhantes, entretanto a superação foi distinta isso pois, foi possível observar que a inserção profissional de um dos professores culminou com sua inserção no grupo e que este professor teve diferentes subsídios para o enfrentamento do “choque com a realidade”, tão expressivo nesta fase do desenvolvimento profissional docente. Os resultados sinalizam a importância de espaços formativos diferenciados, como por exemplo os grupos colaborativos, como suporte a professores em início de carreira além de apontar a necessidade de ampliação de Políticas Públicas voltadas à formação docente e a professores principiantes. |
id |
SBEM_ad7e05e11030b7feb9f9ed4c72aa97d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/291 |
network_acronym_str |
SBEM |
network_name_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel de um grupo colaborativo na superação dos desafios enfrentados por professores principiantes de matemáticaIniciação à DocênciaFormação de ProfessoresOBEDUCGrupos ColaborativosEducação MatemáticaO presente artigo é fruto de reflexões e investigações desencadeadas por um grupo, que assume características colaborativas, constituído a partir do Programa Observatório da Educação (OBEDUC) e tem por objetivo identificar e descrever os desafios enfrentadas por dois professores de matemática em início de carreira e evidenciar o papel de um grupo colaborativo no enfrentamento e superação destes desafios. Para tanto foram analisados os memoriais de dois professores de matemática, membros do grupo analisado, que estavam em início de carreira. A análise realizada evidencia que os dilemas enfrentados por eles foram semelhantes, entretanto a superação foi distinta isso pois, foi possível observar que a inserção profissional de um dos professores culminou com sua inserção no grupo e que este professor teve diferentes subsídios para o enfrentamento do “choque com a realidade”, tão expressivo nesta fase do desenvolvimento profissional docente. Os resultados sinalizam a importância de espaços formativos diferenciados, como por exemplo os grupos colaborativos, como suporte a professores em início de carreira além de apontar a necessidade de ampliação de Políticas Públicas voltadas à formação docente e a professores principiantes.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2017-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/291Revista de Educação Matemática; Vol. 14 No. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 34-44Revista de Educação Matemática; Vol. 14 Núm. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 34-44Revista de Educação Matemática; v. 14 n. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 34-442526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/291/300https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Silva Tinti, Douglas da2023-07-12T02:29:00Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/291Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-12T02:29Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel de um grupo colaborativo na superação dos desafios enfrentados por professores principiantes de matemática |
title |
O papel de um grupo colaborativo na superação dos desafios enfrentados por professores principiantes de matemática |
spellingShingle |
O papel de um grupo colaborativo na superação dos desafios enfrentados por professores principiantes de matemática Silva Tinti, Douglas da Iniciação à Docência Formação de Professores OBEDUC Grupos Colaborativos Educação Matemática |
title_short |
O papel de um grupo colaborativo na superação dos desafios enfrentados por professores principiantes de matemática |
title_full |
O papel de um grupo colaborativo na superação dos desafios enfrentados por professores principiantes de matemática |
title_fullStr |
O papel de um grupo colaborativo na superação dos desafios enfrentados por professores principiantes de matemática |
title_full_unstemmed |
O papel de um grupo colaborativo na superação dos desafios enfrentados por professores principiantes de matemática |
title_sort |
O papel de um grupo colaborativo na superação dos desafios enfrentados por professores principiantes de matemática |
author |
Silva Tinti, Douglas da |
author_facet |
Silva Tinti, Douglas da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Tinti, Douglas da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Iniciação à Docência Formação de Professores OBEDUC Grupos Colaborativos Educação Matemática |
topic |
Iniciação à Docência Formação de Professores OBEDUC Grupos Colaborativos Educação Matemática |
description |
O presente artigo é fruto de reflexões e investigações desencadeadas por um grupo, que assume características colaborativas, constituído a partir do Programa Observatório da Educação (OBEDUC) e tem por objetivo identificar e descrever os desafios enfrentadas por dois professores de matemática em início de carreira e evidenciar o papel de um grupo colaborativo no enfrentamento e superação destes desafios. Para tanto foram analisados os memoriais de dois professores de matemática, membros do grupo analisado, que estavam em início de carreira. A análise realizada evidencia que os dilemas enfrentados por eles foram semelhantes, entretanto a superação foi distinta isso pois, foi possível observar que a inserção profissional de um dos professores culminou com sua inserção no grupo e que este professor teve diferentes subsídios para o enfrentamento do “choque com a realidade”, tão expressivo nesta fase do desenvolvimento profissional docente. Os resultados sinalizam a importância de espaços formativos diferenciados, como por exemplo os grupos colaborativos, como suporte a professores em início de carreira além de apontar a necessidade de ampliação de Políticas Públicas voltadas à formação docente e a professores principiantes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/291 |
url |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/291/300 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática; Vol. 14 No. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 34-44 Revista de Educação Matemática; Vol. 14 Núm. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 34-44 Revista de Educação Matemática; v. 14 n. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 34-44 2526-9062 reponame:Revista de Educação Matemática (Online) instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM |
institution |
SBEM |
reponame_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
collection |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
douglas.tinti@unicid.edu.br |
_version_ |
1798313495604756480 |