Análise de trabalhos que investigaram contextos de formação de professores em Comunidades de Prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/294 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar características de contextos de formação de professores, em Comunidades de Prática, que promoveram o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática, investigados nos últimos anos por membros do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática – GEPEFOPEM. Para tanto, foi realizada uma leitura crítica das considerações finais de dissertações e teses vinculadas a esse grupo, para identificar as aprendizagens de professores em formação, a constituição/mobilização de conhecimentos e o desenvolvimento da identidade profissional. Foi possível observar que a oportunidade dos envolvidos, nestes contextos, de trabalhar coletivamente; preparar/organizar possíveis trabalhos a serem desenvolvidos em sala de aula; partilhar experiências; estudar e discutir conceitos matemáticos; trabalhar individualmente ou em pequenos grupos resolvendo tarefas, de modo a discutir as resoluções coletivamente; participar ativamente em seus processos de formação; expor seus erros sem constrangimentos; representam características recorrentes nas investigações e foram consideradas como potenciais para o desenvolvimento profissional de professores. |
id |
SBEM_ce83c8afe0a7658382b41febae8563e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/294 |
network_acronym_str |
SBEM |
network_name_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise de trabalhos que investigaram contextos de formação de professores em Comunidades de PráticaEducação MatemáticaFormação de Professores que Ensinam MatemáticaDesenvolvimento ProfissionalComunidades de PráticaO objetivo deste artigo é apresentar características de contextos de formação de professores, em Comunidades de Prática, que promoveram o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática, investigados nos últimos anos por membros do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática – GEPEFOPEM. Para tanto, foi realizada uma leitura crítica das considerações finais de dissertações e teses vinculadas a esse grupo, para identificar as aprendizagens de professores em formação, a constituição/mobilização de conhecimentos e o desenvolvimento da identidade profissional. Foi possível observar que a oportunidade dos envolvidos, nestes contextos, de trabalhar coletivamente; preparar/organizar possíveis trabalhos a serem desenvolvidos em sala de aula; partilhar experiências; estudar e discutir conceitos matemáticos; trabalhar individualmente ou em pequenos grupos resolvendo tarefas, de modo a discutir as resoluções coletivamente; participar ativamente em seus processos de formação; expor seus erros sem constrangimentos; representam características recorrentes nas investigações e foram consideradas como potenciais para o desenvolvimento profissional de professores. Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2017-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/294Revista de Educação Matemática; Vol. 14 No. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 67-78Revista de Educação Matemática; Vol. 14 Núm. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 67-78Revista de Educação Matemática; v. 14 n. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 67-782526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/294/303https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Paulo HenriqueCosta Trindade Cyrino, Márcia Cristina de2023-07-12T02:29:00Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/294Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-12T02:29Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de trabalhos que investigaram contextos de formação de professores em Comunidades de Prática |
title |
Análise de trabalhos que investigaram contextos de formação de professores em Comunidades de Prática |
spellingShingle |
Análise de trabalhos que investigaram contextos de formação de professores em Comunidades de Prática Rodrigues, Paulo Henrique Educação Matemática Formação de Professores que Ensinam Matemática Desenvolvimento Profissional Comunidades de Prática |
title_short |
Análise de trabalhos que investigaram contextos de formação de professores em Comunidades de Prática |
title_full |
Análise de trabalhos que investigaram contextos de formação de professores em Comunidades de Prática |
title_fullStr |
Análise de trabalhos que investigaram contextos de formação de professores em Comunidades de Prática |
title_full_unstemmed |
Análise de trabalhos que investigaram contextos de formação de professores em Comunidades de Prática |
title_sort |
Análise de trabalhos que investigaram contextos de formação de professores em Comunidades de Prática |
author |
Rodrigues, Paulo Henrique |
author_facet |
Rodrigues, Paulo Henrique Costa Trindade Cyrino, Márcia Cristina de |
author_role |
author |
author2 |
Costa Trindade Cyrino, Márcia Cristina de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Paulo Henrique Costa Trindade Cyrino, Márcia Cristina de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Formação de Professores que Ensinam Matemática Desenvolvimento Profissional Comunidades de Prática |
topic |
Educação Matemática Formação de Professores que Ensinam Matemática Desenvolvimento Profissional Comunidades de Prática |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar características de contextos de formação de professores, em Comunidades de Prática, que promoveram o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática, investigados nos últimos anos por membros do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática – GEPEFOPEM. Para tanto, foi realizada uma leitura crítica das considerações finais de dissertações e teses vinculadas a esse grupo, para identificar as aprendizagens de professores em formação, a constituição/mobilização de conhecimentos e o desenvolvimento da identidade profissional. Foi possível observar que a oportunidade dos envolvidos, nestes contextos, de trabalhar coletivamente; preparar/organizar possíveis trabalhos a serem desenvolvidos em sala de aula; partilhar experiências; estudar e discutir conceitos matemáticos; trabalhar individualmente ou em pequenos grupos resolvendo tarefas, de modo a discutir as resoluções coletivamente; participar ativamente em seus processos de formação; expor seus erros sem constrangimentos; representam características recorrentes nas investigações e foram consideradas como potenciais para o desenvolvimento profissional de professores. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/294 |
url |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/294 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/294/303 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática; Vol. 14 No. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 67-78 Revista de Educação Matemática; Vol. 14 Núm. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 67-78 Revista de Educação Matemática; v. 14 n. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 67-78 2526-9062 reponame:Revista de Educação Matemática (Online) instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM |
institution |
SBEM |
reponame_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
collection |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
douglas.tinti@unicid.edu.br |
_version_ |
1798313495609999360 |