Processos de interações e significações no desenvolvimento do pensamento algébrico em alunos com deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Noronha, Adriela Maria
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nehring, Cátia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/245
Resumo: Este artigo se refere ao recorte da pesquisa de mestrado, da primeira autora com orientação da segunda, que procurou identificar elementos que podem potencializar a aprendizagem conceitual de alunos com deficiência intelectual no AEE-Atendimento Educacional Especializado, a partir de situações matemáticas que envolveram conceitos introdutórios da álgebra e a mobilização e o desenvolvimento do pensamento algébrico. Participaram da investigação três alunos com hipótese diagnóstica de deficiência intelectual que frequentavam os anos finais do ensino fundamental de uma escola estadual, no ano de 2017. Os dados empíricos foram produzidos a partir da exploração de ações de estudo algébricas durante o AEE, as quais foram filmadas e posteriormente transcritas. Neste texto discutimos sobre os processos de Interações e Significações, elementos potencializadores da aprendizagem conceitual que foram desencadeados durante a exploração de duas ações de estudo algébricas, as quais foram analisadas considerando os registros e as justificativas produzidas pelos alunos. Analisando tais dados empíricos baseando-se na perspectiva Histórico-Cultural podemos estabelecer que a qualidade das interações entre alunos e professor em situações de estudo no AEE favorece o processo de significação algébrica, potencializando o desenvolvimento conceitual.
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