Teaching Microbiology: what learned after the pandemic?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da SBEnBIO |
Texto Completo: | https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/1088 |
Resumo: | O ensino da microbiologia tem se tornado cada vez mais relevante, considerando os recentes acontecimentos da sociedade. No entanto, ainda é abordado de forma simplificada. Assim, o objetivo do estudo é entender como o tema está sendo desenvolvido. Para isso, foi desenvolvido um questionário online, e a coleta de dados foi realizada por meio da técnica bola de neve. Os resultados obtidos indicam que os professores abordam os microrganismos por meio de teorias existentes na literatura, sendo os livros didáticos os materiais mais utilizados. Ainda assim, os microrganismos, na maioria das vezes, são considerados abordados apenas em seus aspectos negativos. A partir disso, elaborou-se uma cartilha com o objetivo de contribuir com o processo de ensino e aprendizagem do tema. |
id |
SBEnBio_f2c9e0ce91a64b239d46463587543860 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.renbio.org.br:article/1088 |
network_acronym_str |
SBEnBio |
network_name_str |
Revista da SBEnBIO |
repository_id_str |
|
spelling |
Teaching Microbiology: what learned after the pandemic?Microbiología: qué aprendido después de la pandemia?Ensino de Microbiologia: o que ficou de aprendizado depois da pandemia?AprendizagemEnsino de CiênciasMicrorganismosMaterial DidáticoEducaçãoCiências BiológicasMicrobiologiaLearningScience teachingMicroorganismsCoursewareEducationBiological SciencesMicrobiologyAprendiendoEnseñanza de las cienciasMicroorganismosMaterial didácticoEducaciónCiencias biologicasMicrobiologíaO ensino da microbiologia tem se tornado cada vez mais relevante, considerando os recentes acontecimentos da sociedade. No entanto, ainda é abordado de forma simplificada. Assim, o objetivo do estudo é entender como o tema está sendo desenvolvido. Para isso, foi desenvolvido um questionário online, e a coleta de dados foi realizada por meio da técnica bola de neve. Os resultados obtidos indicam que os professores abordam os microrganismos por meio de teorias existentes na literatura, sendo os livros didáticos os materiais mais utilizados. Ainda assim, os microrganismos, na maioria das vezes, são considerados abordados apenas em seus aspectos negativos. A partir disso, elaborou-se uma cartilha com o objetivo de contribuir com o processo de ensino e aprendizagem do tema.La enseñanza de la microbiología se ha vuelto cada vez más relevante, considerando los acontecimientos recientes en la sociedad. Sin embargo, todavía se aborda de una manera simplificada. Así, el objetivo del estudio es comprender cómo se está desarrollando el tema. Para ello, se elaboró un cuestionario online, y la recogida de datos se realizó mediante la técnica de bola de nieve. Los resultados obtenidos indican que los docentes abordan los microorganismos a través de las teorías existentes en la literatura, siendo los libros de texto los materiales más utilizados. Aun así, los microorganismos, la mayoría de las veces, se consideran abordan sólo en sus aspectos negativos. A partir de ello, se elaboró un cuadernillo con el objetivo de contribuir al proceso de enseñanza y aprendizaje de la asignatura.O ensino de microbiologia tem se tornado cada vez mais relevante, considerando os recentes acontecimentos na sociedade. Entretanto, ele ainda é abordado de forma simplificada. Assim, o objetivo do estudo é compreender como a temática está sendo desenvolvida. Para isso, foi desenvolvido um questionário online, e a coleta de dados realizada por meio da técnica bola de neve. Os resultados obtidos indicam que os docentes abordam microrganismos por meio de teorias existentes na literatura, sendo os livros didáticos os materiais mais utilizados. Ainda, os microrganismos, na maioria dos casos, são abordados apenas em seus aspectos negativos. A partir disso, foi elaborada uma cartilha com o objetivo de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem do tema.SBEnBio - Associação Brasileira de Ensino de Biologia2023-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/108810.46667/renbio.v16inesp.1.1088SBEnBio Biology Teaching Journal; 2023: v.16, nesp.1 (nov. 2023) -Thematic dossier: Biology curriculum and teaching; 821-843Revista de Enseñanza de Biología SBEnBio; 2023: v.16, nesp.1 (nov. 2023) - Dossier temático: Currículo y enseñanza de la biología; 821-843Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio; 2023: v.16, nesp.1 (nov. 2023) - Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia; 821-8432763-889810.46667/renbio.v16inesp.1reponame:Revista da SBEnBIOinstname:Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio)instacron:SBEnBioporhttps://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/1088/387Brazil, 21st centuryBrasil, siglo XXIBrasil, século XXICopyright (c) 2023 Revista de Ensino de Biologia da SBEnBiohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGoulart, Aline da SilvaRocha, Kellen Mariane AthaideCosta, Márcio TavaresBoeira , Silvana PeteriniFolmer, Vanderlei2023-11-23T08:12:57Zoai:ojs.renbio.org.br:article/1088Revistahttps://renbio.org.br/index.php/sbenbioONGhttps://renbio.org.br/index.php/sbenbio/oairevistaensinodebiologia@gmail.com||revistaensinodebiologia@gmail.com2763-88981982-1867opendoar:2023-11-23T08:12:57Revista da SBEnBIO - Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teaching Microbiology: what learned after the pandemic? Microbiología: qué aprendido después de la pandemia? Ensino de Microbiologia: o que ficou de aprendizado depois da pandemia? |
title |
Teaching Microbiology: what learned after the pandemic? |
spellingShingle |
Teaching Microbiology: what learned after the pandemic? Goulart, Aline da Silva Aprendizagem Ensino de Ciências Microrganismos Material Didático Educação Ciências Biológicas Microbiologia Learning Science teaching Microorganisms Courseware Education Biological Sciences Microbiology Aprendiendo Enseñanza de las ciencias Microorganismos Material didáctico Educación Ciencias biologicas Microbiología |
title_short |
Teaching Microbiology: what learned after the pandemic? |
title_full |
Teaching Microbiology: what learned after the pandemic? |
title_fullStr |
Teaching Microbiology: what learned after the pandemic? |
title_full_unstemmed |
Teaching Microbiology: what learned after the pandemic? |
title_sort |
Teaching Microbiology: what learned after the pandemic? |
author |
Goulart, Aline da Silva |
author_facet |
Goulart, Aline da Silva Rocha, Kellen Mariane Athaide Costa, Márcio Tavares Boeira , Silvana Peterini Folmer, Vanderlei |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Kellen Mariane Athaide Costa, Márcio Tavares Boeira , Silvana Peterini Folmer, Vanderlei |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goulart, Aline da Silva Rocha, Kellen Mariane Athaide Costa, Márcio Tavares Boeira , Silvana Peterini Folmer, Vanderlei |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Ensino de Ciências Microrganismos Material Didático Educação Ciências Biológicas Microbiologia Learning Science teaching Microorganisms Courseware Education Biological Sciences Microbiology Aprendiendo Enseñanza de las ciencias Microorganismos Material didáctico Educación Ciencias biologicas Microbiología |
topic |
Aprendizagem Ensino de Ciências Microrganismos Material Didático Educação Ciências Biológicas Microbiologia Learning Science teaching Microorganisms Courseware Education Biological Sciences Microbiology Aprendiendo Enseñanza de las ciencias Microorganismos Material didáctico Educación Ciencias biologicas Microbiología |
description |
O ensino da microbiologia tem se tornado cada vez mais relevante, considerando os recentes acontecimentos da sociedade. No entanto, ainda é abordado de forma simplificada. Assim, o objetivo do estudo é entender como o tema está sendo desenvolvido. Para isso, foi desenvolvido um questionário online, e a coleta de dados foi realizada por meio da técnica bola de neve. Os resultados obtidos indicam que os professores abordam os microrganismos por meio de teorias existentes na literatura, sendo os livros didáticos os materiais mais utilizados. Ainda assim, os microrganismos, na maioria das vezes, são considerados abordados apenas em seus aspectos negativos. A partir disso, elaborou-se uma cartilha com o objetivo de contribuir com o processo de ensino e aprendizagem do tema. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/1088 10.46667/renbio.v16inesp.1.1088 |
url |
https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/1088 |
identifier_str_mv |
10.46667/renbio.v16inesp.1.1088 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/1088/387 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brazil, 21st century Brasil, siglo XXI Brasil, século XXI |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SBEnBio - Associação Brasileira de Ensino de Biologia |
publisher.none.fl_str_mv |
SBEnBio - Associação Brasileira de Ensino de Biologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
SBEnBio Biology Teaching Journal; 2023: v.16, nesp.1 (nov. 2023) -Thematic dossier: Biology curriculum and teaching; 821-843 Revista de Enseñanza de Biología SBEnBio; 2023: v.16, nesp.1 (nov. 2023) - Dossier temático: Currículo y enseñanza de la biología; 821-843 Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio; 2023: v.16, nesp.1 (nov. 2023) - Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia; 821-843 2763-8898 10.46667/renbio.v16inesp.1 reponame:Revista da SBEnBIO instname:Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) instacron:SBEnBio |
instname_str |
Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) |
instacron_str |
SBEnBio |
institution |
SBEnBio |
reponame_str |
Revista da SBEnBIO |
collection |
Revista da SBEnBIO |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da SBEnBIO - Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaensinodebiologia@gmail.com||revistaensinodebiologia@gmail.com |
_version_ |
1797068866265808896 |