Teaching Microbiology: what learned after the pandemic?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goulart, Aline da Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Rocha, Kellen Mariane Athaide, Costa, Márcio Tavares, Boeira , Silvana Peterini, Folmer, Vanderlei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da SBEnBIO
Texto Completo: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/1088
Resumo: O ensino da microbiologia tem se tornado cada vez mais relevante, considerando os recentes acontecimentos da sociedade. No entanto, ainda é abordado de forma simplificada. Assim, o objetivo do estudo é entender como o tema está sendo desenvolvido. Para isso, foi desenvolvido um questionário online, e a coleta de dados foi realizada por meio da técnica bola de neve. Os resultados obtidos indicam que os professores abordam os microrganismos por meio de teorias existentes na literatura, sendo os livros didáticos os materiais mais utilizados. Ainda assim, os microrganismos, na maioria das vezes, são considerados abordados apenas em seus aspectos negativos. A partir disso, elaborou-se uma cartilha com o objetivo de contribuir com o processo de ensino e aprendizagem do tema.
id SBEnBio_f2c9e0ce91a64b239d46463587543860
oai_identifier_str oai:ojs.renbio.org.br:article/1088
network_acronym_str SBEnBio
network_name_str Revista da SBEnBIO
repository_id_str
spelling Teaching Microbiology: what learned after the pandemic?Microbiología: qué aprendido después de la pandemia?Ensino de Microbiologia: o que ficou de aprendizado depois da pandemia?AprendizagemEnsino de CiênciasMicrorganismosMaterial DidáticoEducaçãoCiências BiológicasMicrobiologiaLearningScience teachingMicroorganismsCoursewareEducationBiological SciencesMicrobiologyAprendiendoEnseñanza de las cienciasMicroorganismosMaterial didácticoEducaciónCiencias biologicasMicrobiologíaO ensino da microbiologia tem se tornado cada vez mais relevante, considerando os recentes acontecimentos da sociedade. No entanto, ainda é abordado de forma simplificada. Assim, o objetivo do estudo é entender como o tema está sendo desenvolvido. Para isso, foi desenvolvido um questionário online, e a coleta de dados foi realizada por meio da técnica bola de neve. Os resultados obtidos indicam que os professores abordam os microrganismos por meio de teorias existentes na literatura, sendo os livros didáticos os materiais mais utilizados. Ainda assim, os microrganismos, na maioria das vezes, são considerados abordados apenas em seus aspectos negativos. A partir disso, elaborou-se uma cartilha com o objetivo de contribuir com o processo de ensino e aprendizagem do tema.La enseñanza de la microbiología se ha vuelto cada vez más relevante, considerando los acontecimientos recientes en la sociedad. Sin embargo, todavía se aborda de una manera simplificada. Así, el objetivo del estudio es comprender cómo se está desarrollando el tema. Para ello, se elaboró ​​un cuestionario online, y la recogida de datos se realizó mediante la técnica de bola de nieve. Los resultados obtenidos indican que los docentes abordan los microorganismos a través de las teorías existentes en la literatura, siendo los libros de texto los materiales más utilizados. Aun así, los microorganismos, la mayoría de las veces, se consideran abordan sólo en sus aspectos negativos. A partir de ello, se elaboró ​​un cuadernillo con el objetivo de contribuir al proceso de enseñanza y aprendizaje de la asignatura.O ensino de microbiologia tem se tornado cada vez mais relevante, considerando os recentes acontecimentos na sociedade. Entretanto, ele ainda é abordado de forma simplificada. Assim, o objetivo do estudo é compreender como a temática está sendo desenvolvida. Para isso, foi desenvolvido um questionário online, e a coleta de dados realizada por meio da técnica bola de neve. Os resultados obtidos indicam que os docentes abordam microrganismos por meio de teorias existentes na literatura, sendo os livros didáticos os materiais mais utilizados. Ainda, os microrganismos, na maioria dos casos, são abordados apenas em seus aspectos negativos. A partir disso, foi elaborada uma cartilha com o objetivo de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem do tema.SBEnBio - Associação Brasileira de Ensino de Biologia2023-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/108810.46667/renbio.v16inesp.1.1088SBEnBio Biology Teaching Journal; 2023: v.16, nesp.1 (nov. 2023) -Thematic dossier: Biology curriculum and teaching; 821-843Revista de Enseñanza de Biología SBEnBio; 2023: v.16, nesp.1 (nov. 2023) - Dossier temático: Currículo y enseñanza de la biología; 821-843Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio; 2023: v.16, nesp.1 (nov. 2023) - Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia; 821-8432763-889810.46667/renbio.v16inesp.1reponame:Revista da SBEnBIOinstname:Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio)instacron:SBEnBioporhttps://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/1088/387Brazil, 21st centuryBrasil, siglo XXIBrasil, século XXICopyright (c) 2023 Revista de Ensino de Biologia da SBEnBiohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGoulart, Aline da SilvaRocha, Kellen Mariane AthaideCosta, Márcio TavaresBoeira , Silvana PeteriniFolmer, Vanderlei2023-11-23T08:12:57Zoai:ojs.renbio.org.br:article/1088Revistahttps://renbio.org.br/index.php/sbenbioONGhttps://renbio.org.br/index.php/sbenbio/oairevistaensinodebiologia@gmail.com||revistaensinodebiologia@gmail.com2763-88981982-1867opendoar:2023-11-23T08:12:57Revista da SBEnBIO - Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio)false
dc.title.none.fl_str_mv Teaching Microbiology: what learned after the pandemic?
Microbiología: qué aprendido después de la pandemia?
Ensino de Microbiologia: o que ficou de aprendizado depois da pandemia?
title Teaching Microbiology: what learned after the pandemic?
spellingShingle Teaching Microbiology: what learned after the pandemic?
Goulart, Aline da Silva
Aprendizagem
Ensino de Ciências
Microrganismos
Material Didático
Educação
Ciências Biológicas
Microbiologia
Learning
Science teaching
Microorganisms
Courseware
Education
Biological Sciences
Microbiology
Aprendiendo
Enseñanza de las ciencias
Microorganismos
Material didáctico
Educación
Ciencias biologicas
Microbiología
title_short Teaching Microbiology: what learned after the pandemic?
title_full Teaching Microbiology: what learned after the pandemic?
title_fullStr Teaching Microbiology: what learned after the pandemic?
title_full_unstemmed Teaching Microbiology: what learned after the pandemic?
title_sort Teaching Microbiology: what learned after the pandemic?
author Goulart, Aline da Silva
author_facet Goulart, Aline da Silva
Rocha, Kellen Mariane Athaide
Costa, Márcio Tavares
Boeira , Silvana Peterini
Folmer, Vanderlei
author_role author
author2 Rocha, Kellen Mariane Athaide
Costa, Márcio Tavares
Boeira , Silvana Peterini
Folmer, Vanderlei
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goulart, Aline da Silva
Rocha, Kellen Mariane Athaide
Costa, Márcio Tavares
Boeira , Silvana Peterini
Folmer, Vanderlei
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Ensino de Ciências
Microrganismos
Material Didático
Educação
Ciências Biológicas
Microbiologia
Learning
Science teaching
Microorganisms
Courseware
Education
Biological Sciences
Microbiology
Aprendiendo
Enseñanza de las ciencias
Microorganismos
Material didáctico
Educación
Ciencias biologicas
Microbiología
topic Aprendizagem
Ensino de Ciências
Microrganismos
Material Didático
Educação
Ciências Biológicas
Microbiologia
Learning
Science teaching
Microorganisms
Courseware
Education
Biological Sciences
Microbiology
Aprendiendo
Enseñanza de las ciencias
Microorganismos
Material didáctico
Educación
Ciencias biologicas
Microbiología
description O ensino da microbiologia tem se tornado cada vez mais relevante, considerando os recentes acontecimentos da sociedade. No entanto, ainda é abordado de forma simplificada. Assim, o objetivo do estudo é entender como o tema está sendo desenvolvido. Para isso, foi desenvolvido um questionário online, e a coleta de dados foi realizada por meio da técnica bola de neve. Os resultados obtidos indicam que os professores abordam os microrganismos por meio de teorias existentes na literatura, sendo os livros didáticos os materiais mais utilizados. Ainda assim, os microrganismos, na maioria das vezes, são considerados abordados apenas em seus aspectos negativos. A partir disso, elaborou-se uma cartilha com o objetivo de contribuir com o processo de ensino e aprendizagem do tema.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/1088
10.46667/renbio.v16inesp.1.1088
url https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/1088
identifier_str_mv 10.46667/renbio.v16inesp.1.1088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/1088/387
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil, 21st century
Brasil, siglo XXI
Brasil, século XXI
dc.publisher.none.fl_str_mv SBEnBio - Associação Brasileira de Ensino de Biologia
publisher.none.fl_str_mv SBEnBio - Associação Brasileira de Ensino de Biologia
dc.source.none.fl_str_mv SBEnBio Biology Teaching Journal; 2023: v.16, nesp.1 (nov. 2023) -Thematic dossier: Biology curriculum and teaching; 821-843
Revista de Enseñanza de Biología SBEnBio; 2023: v.16, nesp.1 (nov. 2023) - Dossier temático: Currículo y enseñanza de la biología; 821-843
Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio; 2023: v.16, nesp.1 (nov. 2023) - Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia; 821-843
2763-8898
10.46667/renbio.v16inesp.1
reponame:Revista da SBEnBIO
instname:Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio)
instacron:SBEnBio
instname_str Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio)
instacron_str SBEnBio
institution SBEnBio
reponame_str Revista da SBEnBIO
collection Revista da SBEnBIO
repository.name.fl_str_mv Revista da SBEnBIO - Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio)
repository.mail.fl_str_mv revistaensinodebiologia@gmail.com||revistaensinodebiologia@gmail.com
_version_ 1797068866265808896