Mecânica e educação para o trânsito: análise de um texto didático de ciências para o ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172017000400503 |
Resumo: | Neste artigo analisamos um texto sobre educação para o trânsito de um livro didático de ciências do ensino fundamental autorado por pesquisadores e aprovado pelo PNLD, na sua relação com os aportes teóricos da Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) com base na análise crítica do discurso. Os resultados apontaram estratégias discursivas que recontextualizam, sobretudo, o conceito de velocidade com questões socioambientais das grandes cidades implicando os estudantes pela reflexão dos riscos (nível individual e coletivo) exposição de posicionamentos e problematização de ações cotidianas envolvendo deslocamento de pessoas e veículos (segurança no trânsito, tecnologia dos automóveis, acidentes). |
id |
SBF-1_450156923ff93cb391b1ef6b87464de9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1806-11172017000400503 |
network_acronym_str |
SBF-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mecânica e educação para o trânsito: análise de um texto didático de ciências para o ensino fundamentallivro didáticoanálise crítica do discursociência-tecnologia-sociedadeNeste artigo analisamos um texto sobre educação para o trânsito de um livro didático de ciências do ensino fundamental autorado por pesquisadores e aprovado pelo PNLD, na sua relação com os aportes teóricos da Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) com base na análise crítica do discurso. Os resultados apontaram estratégias discursivas que recontextualizam, sobretudo, o conceito de velocidade com questões socioambientais das grandes cidades implicando os estudantes pela reflexão dos riscos (nível individual e coletivo) exposição de posicionamentos e problematização de ações cotidianas envolvendo deslocamento de pessoas e veículos (segurança no trânsito, tecnologia dos automóveis, acidentes).Sociedade Brasileira de Física2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172017000400503Revista Brasileira de Ensino de Física v.39 n.4 2017reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2016-0274info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira,Maria Cristina do AmaralPereira,Marcus ViniciusMartins,Isabel Gomespor2017-09-29T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172017000400503Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2017-09-29T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mecânica e educação para o trânsito: análise de um texto didático de ciências para o ensino fundamental |
title |
Mecânica e educação para o trânsito: análise de um texto didático de ciências para o ensino fundamental |
spellingShingle |
Mecânica e educação para o trânsito: análise de um texto didático de ciências para o ensino fundamental Moreira,Maria Cristina do Amaral livro didático análise crítica do discurso ciência-tecnologia-sociedade |
title_short |
Mecânica e educação para o trânsito: análise de um texto didático de ciências para o ensino fundamental |
title_full |
Mecânica e educação para o trânsito: análise de um texto didático de ciências para o ensino fundamental |
title_fullStr |
Mecânica e educação para o trânsito: análise de um texto didático de ciências para o ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Mecânica e educação para o trânsito: análise de um texto didático de ciências para o ensino fundamental |
title_sort |
Mecânica e educação para o trânsito: análise de um texto didático de ciências para o ensino fundamental |
author |
Moreira,Maria Cristina do Amaral |
author_facet |
Moreira,Maria Cristina do Amaral Pereira,Marcus Vinicius Martins,Isabel Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Pereira,Marcus Vinicius Martins,Isabel Gomes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira,Maria Cristina do Amaral Pereira,Marcus Vinicius Martins,Isabel Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
livro didático análise crítica do discurso ciência-tecnologia-sociedade |
topic |
livro didático análise crítica do discurso ciência-tecnologia-sociedade |
description |
Neste artigo analisamos um texto sobre educação para o trânsito de um livro didático de ciências do ensino fundamental autorado por pesquisadores e aprovado pelo PNLD, na sua relação com os aportes teóricos da Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) com base na análise crítica do discurso. Os resultados apontaram estratégias discursivas que recontextualizam, sobretudo, o conceito de velocidade com questões socioambientais das grandes cidades implicando os estudantes pela reflexão dos riscos (nível individual e coletivo) exposição de posicionamentos e problematização de ações cotidianas envolvendo deslocamento de pessoas e veículos (segurança no trânsito, tecnologia dos automóveis, acidentes). |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172017000400503 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172017000400503 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1806-9126-rbef-2016-0274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física v.39 n.4 2017 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marcio@sbfisica.org.br |
_version_ |
1752122423289839616 |