Mecânica e educação para o trânsito: análise de um texto didático de ciências para o ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira,Maria Cristina do Amaral
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pereira,Marcus Vinicius, Martins,Isabel Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172017000400503
Resumo: Neste artigo analisamos um texto sobre educação para o trânsito de um livro didático de ciências do ensino fundamental autorado por pesquisadores e aprovado pelo PNLD, na sua relação com os aportes teóricos da Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) com base na análise crítica do discurso. Os resultados apontaram estratégias discursivas que recontextualizam, sobretudo, o conceito de velocidade com questões socioambientais das grandes cidades implicando os estudantes pela reflexão dos riscos (nível individual e coletivo) exposição de posicionamentos e problematização de ações cotidianas envolvendo deslocamento de pessoas e veículos (segurança no trânsito, tecnologia dos automóveis, acidentes).
id SBF-1_450156923ff93cb391b1ef6b87464de9
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172017000400503
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Mecânica e educação para o trânsito: análise de um texto didático de ciências para o ensino fundamentallivro didáticoanálise crítica do discursociência-tecnologia-sociedadeNeste artigo analisamos um texto sobre educação para o trânsito de um livro didático de ciências do ensino fundamental autorado por pesquisadores e aprovado pelo PNLD, na sua relação com os aportes teóricos da Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) com base na análise crítica do discurso. Os resultados apontaram estratégias discursivas que recontextualizam, sobretudo, o conceito de velocidade com questões socioambientais das grandes cidades implicando os estudantes pela reflexão dos riscos (nível individual e coletivo) exposição de posicionamentos e problematização de ações cotidianas envolvendo deslocamento de pessoas e veículos (segurança no trânsito, tecnologia dos automóveis, acidentes).Sociedade Brasileira de Física2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172017000400503Revista Brasileira de Ensino de Física v.39 n.4 2017reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2016-0274info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira,Maria Cristina do AmaralPereira,Marcus ViniciusMartins,Isabel Gomespor2017-09-29T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172017000400503Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2017-09-29T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Mecânica e educação para o trânsito: análise de um texto didático de ciências para o ensino fundamental
title Mecânica e educação para o trânsito: análise de um texto didático de ciências para o ensino fundamental
spellingShingle Mecânica e educação para o trânsito: análise de um texto didático de ciências para o ensino fundamental
Moreira,Maria Cristina do Amaral
livro didático
análise crítica do discurso
ciência-tecnologia-sociedade
title_short Mecânica e educação para o trânsito: análise de um texto didático de ciências para o ensino fundamental
title_full Mecânica e educação para o trânsito: análise de um texto didático de ciências para o ensino fundamental
title_fullStr Mecânica e educação para o trânsito: análise de um texto didático de ciências para o ensino fundamental
title_full_unstemmed Mecânica e educação para o trânsito: análise de um texto didático de ciências para o ensino fundamental
title_sort Mecânica e educação para o trânsito: análise de um texto didático de ciências para o ensino fundamental
author Moreira,Maria Cristina do Amaral
author_facet Moreira,Maria Cristina do Amaral
Pereira,Marcus Vinicius
Martins,Isabel Gomes
author_role author
author2 Pereira,Marcus Vinicius
Martins,Isabel Gomes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira,Maria Cristina do Amaral
Pereira,Marcus Vinicius
Martins,Isabel Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv livro didático
análise crítica do discurso
ciência-tecnologia-sociedade
topic livro didático
análise crítica do discurso
ciência-tecnologia-sociedade
description Neste artigo analisamos um texto sobre educação para o trânsito de um livro didático de ciências do ensino fundamental autorado por pesquisadores e aprovado pelo PNLD, na sua relação com os aportes teóricos da Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) com base na análise crítica do discurso. Os resultados apontaram estratégias discursivas que recontextualizam, sobretudo, o conceito de velocidade com questões socioambientais das grandes cidades implicando os estudantes pela reflexão dos riscos (nível individual e coletivo) exposição de posicionamentos e problematização de ações cotidianas envolvendo deslocamento de pessoas e veículos (segurança no trânsito, tecnologia dos automóveis, acidentes).
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172017000400503
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172017000400503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9126-rbef-2016-0274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.39 n.4 2017
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122423289839616