Abordando o ensino de óptica através da construção de telescópios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardes,Tamara O.
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Barbosa,Rafael R., Iachel,Gustavo, Batagin Neto,Augusto, Pinheiro,Marco A.L., Scalvi,Rosa M. Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172006000300016
Resumo: A proposta deste trabalho é a construção artesanal de um telescópio refletor do tipo Newtoniano relacionando conteúdos abordados na disciplina de óptica, como a formação de imagens em lentes e espelhos, aberrações esféricas e cromáticas, interferência e difração, com cada fase do processo de construção. Com o aparelho construído é possível abordar a fotografia lunar e planetária com alta resolução e sua utilização por alunos do curso de Licenciatura em Física já demonstra ser um grande incentivo à contemplação do céu e à compreensão de muitos fenômenos físicos, com ocorrências de eclipses, formação das marés, estações do ano, etc, que geralmente são pouco abordados nas escolas de Ensino Fundamental e Médio. De acordo com diagnóstico realizado pelos alunos de graduação em algumas escolas do município de Bauru, verificou-se que a única abordagem de astronomia é apenas em relação ao sistema solar, especificamente órbitas planetárias, nas disciplinas de Física ou Geografia. Além do telescópio, a utilização de animações produzidas por alunos de graduação também pode ser considerada como uma ferramenta eficiente no ensino de astronomia, principalmente para alunos de Ensino Fundamental.
id SBF-1_88fd951e01c59651e825fbc8a3a3d339
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172006000300016
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Abordando o ensino de óptica através da construção de telescópiosastronomiatelescópiosensino de FísicaA proposta deste trabalho é a construção artesanal de um telescópio refletor do tipo Newtoniano relacionando conteúdos abordados na disciplina de óptica, como a formação de imagens em lentes e espelhos, aberrações esféricas e cromáticas, interferência e difração, com cada fase do processo de construção. Com o aparelho construído é possível abordar a fotografia lunar e planetária com alta resolução e sua utilização por alunos do curso de Licenciatura em Física já demonstra ser um grande incentivo à contemplação do céu e à compreensão de muitos fenômenos físicos, com ocorrências de eclipses, formação das marés, estações do ano, etc, que geralmente são pouco abordados nas escolas de Ensino Fundamental e Médio. De acordo com diagnóstico realizado pelos alunos de graduação em algumas escolas do município de Bauru, verificou-se que a única abordagem de astronomia é apenas em relação ao sistema solar, especificamente órbitas planetárias, nas disciplinas de Física ou Geografia. Além do telescópio, a utilização de animações produzidas por alunos de graduação também pode ser considerada como uma ferramenta eficiente no ensino de astronomia, principalmente para alunos de Ensino Fundamental.Sociedade Brasileira de Física2006-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172006000300016Revista Brasileira de Ensino de Física v.28 n.3 2006reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/S1806-11172006000300016info:eu-repo/semantics/openAccessBernardes,Tamara O.Barbosa,Rafael R.Iachel,GustavoBatagin Neto,AugustoPinheiro,Marco A.L.Scalvi,Rosa M. Fernandespor2006-11-06T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172006000300016Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2006-11-06T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordando o ensino de óptica através da construção de telescópios
title Abordando o ensino de óptica através da construção de telescópios
spellingShingle Abordando o ensino de óptica através da construção de telescópios
Bernardes,Tamara O.
astronomia
telescópios
ensino de Física
title_short Abordando o ensino de óptica através da construção de telescópios
title_full Abordando o ensino de óptica através da construção de telescópios
title_fullStr Abordando o ensino de óptica através da construção de telescópios
title_full_unstemmed Abordando o ensino de óptica através da construção de telescópios
title_sort Abordando o ensino de óptica através da construção de telescópios
author Bernardes,Tamara O.
author_facet Bernardes,Tamara O.
Barbosa,Rafael R.
Iachel,Gustavo
Batagin Neto,Augusto
Pinheiro,Marco A.L.
Scalvi,Rosa M. Fernandes
author_role author
author2 Barbosa,Rafael R.
Iachel,Gustavo
Batagin Neto,Augusto
Pinheiro,Marco A.L.
Scalvi,Rosa M. Fernandes
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardes,Tamara O.
Barbosa,Rafael R.
Iachel,Gustavo
Batagin Neto,Augusto
Pinheiro,Marco A.L.
Scalvi,Rosa M. Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv astronomia
telescópios
ensino de Física
topic astronomia
telescópios
ensino de Física
description A proposta deste trabalho é a construção artesanal de um telescópio refletor do tipo Newtoniano relacionando conteúdos abordados na disciplina de óptica, como a formação de imagens em lentes e espelhos, aberrações esféricas e cromáticas, interferência e difração, com cada fase do processo de construção. Com o aparelho construído é possível abordar a fotografia lunar e planetária com alta resolução e sua utilização por alunos do curso de Licenciatura em Física já demonstra ser um grande incentivo à contemplação do céu e à compreensão de muitos fenômenos físicos, com ocorrências de eclipses, formação das marés, estações do ano, etc, que geralmente são pouco abordados nas escolas de Ensino Fundamental e Médio. De acordo com diagnóstico realizado pelos alunos de graduação em algumas escolas do município de Bauru, verificou-se que a única abordagem de astronomia é apenas em relação ao sistema solar, especificamente órbitas planetárias, nas disciplinas de Física ou Geografia. Além do telescópio, a utilização de animações produzidas por alunos de graduação também pode ser considerada como uma ferramenta eficiente no ensino de astronomia, principalmente para alunos de Ensino Fundamental.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172006000300016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172006000300016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1806-11172006000300016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.28 n.3 2006
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122419976339456