Bateria Montreal de Avaliação da Comunicação - versão portuguesa: efeito da idade e escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | CoDAS |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822015000600550 |
Resumo: | RESUMO Objetivos: Verificar o efeito das variáveis idade e escolaridade no desempenho de adultos saudáveis na Bateria Montreal de Avaliação da Comunicação, versão portuguesa (MAC-PT). Métodos: A amostra foi composta por 90 indivíduos portugueses, falantes do Portugês Europeu, distribuídos em 9 grupos de acordo com a escolaridade (4 a 9; 10 a 13; e mais de 13 anos de ensino formal) e com a idade (19 a 40; 41 a 64; e 65 a 80 anos). Para análise de comparação entre grupos, utilizou-se o testetwo-way ANOVA, com post-hoc Bonferroni (p≤0,05). Resultados: Verificou-se que o desempenho dos indivíduos foi influenciado pela variável idade nas tarefas pragmático-inferencial, discursiva e prosódica. Já a escolaridade influenciou o desempenho em todos os processamentos avaliados pela MAC-PT. Conclusão: As variáveis idade e escolaridade influenciaram o desempenho comunicativo e devem ser consideradas no processo de avaliação de pacientes neurológicos. |
id |
SBFA-1_19d5e71c508f9723ba81b4e04a6cdc78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2317-17822015000600550 |
network_acronym_str |
SBFA-1 |
network_name_str |
CoDAS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bateria Montreal de Avaliação da Comunicação - versão portuguesa: efeito da idade e escolaridadeAvaliaçãoComunicaçãoAdultosIdadeEscolaridadeRESUMO Objetivos: Verificar o efeito das variáveis idade e escolaridade no desempenho de adultos saudáveis na Bateria Montreal de Avaliação da Comunicação, versão portuguesa (MAC-PT). Métodos: A amostra foi composta por 90 indivíduos portugueses, falantes do Portugês Europeu, distribuídos em 9 grupos de acordo com a escolaridade (4 a 9; 10 a 13; e mais de 13 anos de ensino formal) e com a idade (19 a 40; 41 a 64; e 65 a 80 anos). Para análise de comparação entre grupos, utilizou-se o testetwo-way ANOVA, com post-hoc Bonferroni (p≤0,05). Resultados: Verificou-se que o desempenho dos indivíduos foi influenciado pela variável idade nas tarefas pragmático-inferencial, discursiva e prosódica. Já a escolaridade influenciou o desempenho em todos os processamentos avaliados pela MAC-PT. Conclusão: As variáveis idade e escolaridade influenciaram o desempenho comunicativo e devem ser consideradas no processo de avaliação de pacientes neurológicos.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822015000600550CoDAS v.27 n.6 2015reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20152015029info:eu-repo/semantics/openAccessKerr,Mônica de SouzaPagliarin,Karina CarlessoMineiro,AnaFerré,PerrineJoanette,YvesFonseca,Rochele Pazpor2015-12-15T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822015000600550Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2015-12-15T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bateria Montreal de Avaliação da Comunicação - versão portuguesa: efeito da idade e escolaridade |
title |
Bateria Montreal de Avaliação da Comunicação - versão portuguesa: efeito da idade e escolaridade |
spellingShingle |
Bateria Montreal de Avaliação da Comunicação - versão portuguesa: efeito da idade e escolaridade Kerr,Mônica de Souza Avaliação Comunicação Adultos Idade Escolaridade |
title_short |
Bateria Montreal de Avaliação da Comunicação - versão portuguesa: efeito da idade e escolaridade |
title_full |
Bateria Montreal de Avaliação da Comunicação - versão portuguesa: efeito da idade e escolaridade |
title_fullStr |
Bateria Montreal de Avaliação da Comunicação - versão portuguesa: efeito da idade e escolaridade |
title_full_unstemmed |
Bateria Montreal de Avaliação da Comunicação - versão portuguesa: efeito da idade e escolaridade |
title_sort |
Bateria Montreal de Avaliação da Comunicação - versão portuguesa: efeito da idade e escolaridade |
author |
Kerr,Mônica de Souza |
author_facet |
Kerr,Mônica de Souza Pagliarin,Karina Carlesso Mineiro,Ana Ferré,Perrine Joanette,Yves Fonseca,Rochele Paz |
author_role |
author |
author2 |
Pagliarin,Karina Carlesso Mineiro,Ana Ferré,Perrine Joanette,Yves Fonseca,Rochele Paz |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kerr,Mônica de Souza Pagliarin,Karina Carlesso Mineiro,Ana Ferré,Perrine Joanette,Yves Fonseca,Rochele Paz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Comunicação Adultos Idade Escolaridade |
topic |
Avaliação Comunicação Adultos Idade Escolaridade |
description |
RESUMO Objetivos: Verificar o efeito das variáveis idade e escolaridade no desempenho de adultos saudáveis na Bateria Montreal de Avaliação da Comunicação, versão portuguesa (MAC-PT). Métodos: A amostra foi composta por 90 indivíduos portugueses, falantes do Portugês Europeu, distribuídos em 9 grupos de acordo com a escolaridade (4 a 9; 10 a 13; e mais de 13 anos de ensino formal) e com a idade (19 a 40; 41 a 64; e 65 a 80 anos). Para análise de comparação entre grupos, utilizou-se o testetwo-way ANOVA, com post-hoc Bonferroni (p≤0,05). Resultados: Verificou-se que o desempenho dos indivíduos foi influenciado pela variável idade nas tarefas pragmático-inferencial, discursiva e prosódica. Já a escolaridade influenciou o desempenho em todos os processamentos avaliados pela MAC-PT. Conclusão: As variáveis idade e escolaridade influenciaram o desempenho comunicativo e devem ser consideradas no processo de avaliação de pacientes neurológicos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822015000600550 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822015000600550 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2317-1782/20152015029 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
CoDAS v.27 n.6 2015 reponame:CoDAS instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA) instacron:SBFA |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA) |
instacron_str |
SBFA |
institution |
SBFA |
reponame_str |
CoDAS |
collection |
CoDAS |
repository.name.fl_str_mv |
CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA) |
repository.mail.fl_str_mv |
codas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br |
_version_ |
1752122440787427328 |