Impactos na aprendizagem de estudantes da educação básica durante o isolamento físico social pela pandemia do COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa,Alexandre Lucas de Araújo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Anjos,Ana Beatriz Leite dos, Azoni,Cíntia Alves Salgado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: CoDAS
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822022000400701
Resumo: RESUMO O isolamento físico social ocasionado pela pandemia do COVID-19 trouxe mudanças na realidade educacional mundial. O objetivo deste artigo foi identificar na literatura mundial artigos que relatam os impactos deste isolamento na aprendizagem de crianças e adolescentes da educação básica. Os resultados evidenciaram que, dentre os quatorze estudos analisados, há um alerta para os estudantes em situação de vulnerabilidade social, com pior repercussão em meninas em situação de risco para gestação precoce e sobrecarga de trabalho doméstico, assim como prejuízos acadêmicos em virtude da ausência da alimentação no contexto escolar daqueles que dependem da escola para sobrevivência. Ainda há poucos estudos que direcionam a atenção para estudantes com necessidades educacionais especiais e, no Brasil, não há estudos relacionados à aprendizagem com estudantes da educação básica durante a pandemia da COVID-19.
id SBFA-1_58f5e453804f5832a97a6c3ca0f833a7
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-17822022000400701
network_acronym_str SBFA-1
network_name_str CoDAS
repository_id_str
spelling Impactos na aprendizagem de estudantes da educação básica durante o isolamento físico social pela pandemia do COVID-19COVID-19AprendizagemTranstornos do NeurodesenvolvimentoLeituraEstudantesRESUMO O isolamento físico social ocasionado pela pandemia do COVID-19 trouxe mudanças na realidade educacional mundial. O objetivo deste artigo foi identificar na literatura mundial artigos que relatam os impactos deste isolamento na aprendizagem de crianças e adolescentes da educação básica. Os resultados evidenciaram que, dentre os quatorze estudos analisados, há um alerta para os estudantes em situação de vulnerabilidade social, com pior repercussão em meninas em situação de risco para gestação precoce e sobrecarga de trabalho doméstico, assim como prejuízos acadêmicos em virtude da ausência da alimentação no contexto escolar daqueles que dependem da escola para sobrevivência. Ainda há poucos estudos que direcionam a atenção para estudantes com necessidades educacionais especiais e, no Brasil, não há estudos relacionados à aprendizagem com estudantes da educação básica durante a pandemia da COVID-19.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822022000400701CoDAS v.34 n.4 2022reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20212020373info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa,Alexandre Lucas de AraújoAnjos,Ana Beatriz Leite dosAzoni,Cíntia Alves Salgadopor2022-06-22T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822022000400701Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2022-06-22T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false
dc.title.none.fl_str_mv Impactos na aprendizagem de estudantes da educação básica durante o isolamento físico social pela pandemia do COVID-19
title Impactos na aprendizagem de estudantes da educação básica durante o isolamento físico social pela pandemia do COVID-19
spellingShingle Impactos na aprendizagem de estudantes da educação básica durante o isolamento físico social pela pandemia do COVID-19
Barbosa,Alexandre Lucas de Araújo
COVID-19
Aprendizagem
Transtornos do Neurodesenvolvimento
Leitura
Estudantes
title_short Impactos na aprendizagem de estudantes da educação básica durante o isolamento físico social pela pandemia do COVID-19
title_full Impactos na aprendizagem de estudantes da educação básica durante o isolamento físico social pela pandemia do COVID-19
title_fullStr Impactos na aprendizagem de estudantes da educação básica durante o isolamento físico social pela pandemia do COVID-19
title_full_unstemmed Impactos na aprendizagem de estudantes da educação básica durante o isolamento físico social pela pandemia do COVID-19
title_sort Impactos na aprendizagem de estudantes da educação básica durante o isolamento físico social pela pandemia do COVID-19
author Barbosa,Alexandre Lucas de Araújo
author_facet Barbosa,Alexandre Lucas de Araújo
Anjos,Ana Beatriz Leite dos
Azoni,Cíntia Alves Salgado
author_role author
author2 Anjos,Ana Beatriz Leite dos
Azoni,Cíntia Alves Salgado
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa,Alexandre Lucas de Araújo
Anjos,Ana Beatriz Leite dos
Azoni,Cíntia Alves Salgado
dc.subject.por.fl_str_mv COVID-19
Aprendizagem
Transtornos do Neurodesenvolvimento
Leitura
Estudantes
topic COVID-19
Aprendizagem
Transtornos do Neurodesenvolvimento
Leitura
Estudantes
description RESUMO O isolamento físico social ocasionado pela pandemia do COVID-19 trouxe mudanças na realidade educacional mundial. O objetivo deste artigo foi identificar na literatura mundial artigos que relatam os impactos deste isolamento na aprendizagem de crianças e adolescentes da educação básica. Os resultados evidenciaram que, dentre os quatorze estudos analisados, há um alerta para os estudantes em situação de vulnerabilidade social, com pior repercussão em meninas em situação de risco para gestação precoce e sobrecarga de trabalho doméstico, assim como prejuízos acadêmicos em virtude da ausência da alimentação no contexto escolar daqueles que dependem da escola para sobrevivência. Ainda há poucos estudos que direcionam a atenção para estudantes com necessidades educacionais especiais e, no Brasil, não há estudos relacionados à aprendizagem com estudantes da educação básica durante a pandemia da COVID-19.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822022000400701
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822022000400701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2317-1782/20212020373
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv CoDAS v.34 n.4 2022
reponame:CoDAS
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron:SBFA
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron_str SBFA
institution SBFA
reponame_str CoDAS
collection CoDAS
repository.name.fl_str_mv CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
repository.mail.fl_str_mv codas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br
_version_ 1752122443722391552