Aprendizagem durante o lockdown: uma análise de vulnerabilidades educacionais e os impactos no ambiente de literacia familiar durante a pandemia do Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Alexandre Lucas de Araújo
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58187
Resumo: O ambiente de literacia familiar é um importante aspecto do desenvolvimento da leitura, explicando variações nas habilidades de linguagem escrita ao longo dos anos. O início da pandemia do COVID-19 e a suspensão das aulas presenciais gerou mudanças no ambiente de literacia familiar, contudo, ainda não é claro como ocorreram essas mudanças para grupos em situação de vulnerabilidade socioeducacional. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi verificar os impactos da pandemia do COVID-19 no processo de aprendizagem e no ambiente de literacia familiar de crianças em idade escolar. Para isso, primeiramente, no estudo 1 foi realizada uma revisão de escopo, incluindo artigos que relatassem os impactos da pandemia do COVID-19 na aprendizagem de crianças em idade escolar. Verificou-se que a maioria dos estudos indicaram maiores prejuízos a crianças em situação de vulnerabilidade educacional, social e que possuíam transtornos do neurodesenvolvimento. Em seguida, no estudo 2 foi aplicado um questionário para verificar o ambiente de literacia familiar em 676 famílias brasileiras, sendo 190 crianças com risco familial de transtornos de aprendizagem e 486 crianças sem risco familial. Por meio de um Modelo Linear Misto Generalizado, foi verificado que as maiores diferenças ocorreram por razão do grupo, indicando que as diferenças já existiam antes da pandemia. O estudo 3 foi realizado aplicando uma versão reduzida do questionário, presencialmente, em 67 famílias de baixa renda. Os resultados indicaram que estas famílias apresentavam um número de recursos e práticas de literacia familiar reduzidos, porém houve um aumento nas práticas de literacia após a pandemia.
id UFRN_da45251050c1457f8c59c96311611bb0
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/58187
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Barbosa, Alexandre Lucas de Araújohttps://orcid.org/0000-0003-1493-3429http://lattes.cnpq.br/1211558003207410https://orcid.org/0000-0003-2175-9676http://lattes.cnpq.br/4935645902363577Gaab, NadineNavas, Ana Luiza Gomes PintoPires, Izabel Augusta Hazinhttp://lattes.cnpq.br/5496201609189471Alves, Luciana MendonçaLima, Ricardo Franco deAzoni, Cintia Alves Salgado2024-04-18T19:23:23Z2024-04-18T19:23:23Z2024-02-20BARBOSA, Alexandre Lucas de Araújo. Aprendizagem durante o lockdown: uma análise de vulnerabilidades educacionais e os impactos no ambiente de literacia familiar durante a pandemia do Covid-19. Orientadora: Cíntia Alves Salgado Azoni. 2024. 182f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2024.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58187O ambiente de literacia familiar é um importante aspecto do desenvolvimento da leitura, explicando variações nas habilidades de linguagem escrita ao longo dos anos. O início da pandemia do COVID-19 e a suspensão das aulas presenciais gerou mudanças no ambiente de literacia familiar, contudo, ainda não é claro como ocorreram essas mudanças para grupos em situação de vulnerabilidade socioeducacional. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi verificar os impactos da pandemia do COVID-19 no processo de aprendizagem e no ambiente de literacia familiar de crianças em idade escolar. Para isso, primeiramente, no estudo 1 foi realizada uma revisão de escopo, incluindo artigos que relatassem os impactos da pandemia do COVID-19 na aprendizagem de crianças em idade escolar. Verificou-se que a maioria dos estudos indicaram maiores prejuízos a crianças em situação de vulnerabilidade educacional, social e que possuíam transtornos do neurodesenvolvimento. Em seguida, no estudo 2 foi aplicado um questionário para verificar o ambiente de literacia familiar em 676 famílias brasileiras, sendo 190 crianças com risco familial de transtornos de aprendizagem e 486 crianças sem risco familial. Por meio de um Modelo Linear Misto Generalizado, foi verificado que as maiores diferenças ocorreram por razão do grupo, indicando que as diferenças já existiam antes da pandemia. O estudo 3 foi realizado aplicando uma versão reduzida do questionário, presencialmente, em 67 famílias de baixa renda. Os resultados indicaram que estas famílias apresentavam um número de recursos e práticas de literacia familiar reduzidos, porém houve um aumento nas práticas de literacia após a pandemia.The family literacy environment is a crucial aspect of reading development, explaining variations in written language skills over the years. The onset of the COVID-19 pandemic and the suspension of in-person classes have brought about changes in the family literacy environment; however, it is still unclear how these changes occurred for groups facing socioeducational vulnerability. Thus, the objective of this study was to examine the impacts of the COVID-19 pandemic on the learning process and the family literacy environment of schoolage children. In study 1, a scoping review was conducted, including articles reporting the impacts of the COVID-19 pandemic on the learning of school-age children. Most studies indicated greater setbacks for children in situations of educational and social vulnerability, as well as those with neurodevelopmental disorders. Subsequently, in study 2, a questionnaire was administered to assess the family literacy environment in 676 Brazilian families, including 190 children at familial risk of learning disorders and 486 children without familial risk. Using a Generalized Linear Mixed Model, it was found that the most significant differences occurred due to the group, indicating that these differences existed before the pandemic. Study 3 involved applying a shortened version of the questionnaire in person to 67 low-income families. The results indicated that these families had a reduced number of resources and family literacy practices, but there was an increase in literacy practices after the pandemic.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIALeituraTranstornos de aprendizagemCovid-19, Pandemia de, 2020Aprendizagem durante o lockdown: uma análise de vulnerabilidades educacionais e os impactos no ambiente de literacia familiar durante a pandemia do Covid-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAprendizagemdurantelockdown_Barbosa_2024.pdfapplication/pdf32093921https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/58187/1/Aprendizagemdurantelockdown_Barbosa_2024.pdf7290c636449d2b5bbb9e8fd1b6228c22MD51123456789/581872024-04-18 16:24:10.154oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/58187Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-04-18T19:24:10Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem durante o lockdown: uma análise de vulnerabilidades educacionais e os impactos no ambiente de literacia familiar durante a pandemia do Covid-19
title Aprendizagem durante o lockdown: uma análise de vulnerabilidades educacionais e os impactos no ambiente de literacia familiar durante a pandemia do Covid-19
spellingShingle Aprendizagem durante o lockdown: uma análise de vulnerabilidades educacionais e os impactos no ambiente de literacia familiar durante a pandemia do Covid-19
Barbosa, Alexandre Lucas de Araújo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Leitura
Transtornos de aprendizagem
Covid-19, Pandemia de, 2020
title_short Aprendizagem durante o lockdown: uma análise de vulnerabilidades educacionais e os impactos no ambiente de literacia familiar durante a pandemia do Covid-19
title_full Aprendizagem durante o lockdown: uma análise de vulnerabilidades educacionais e os impactos no ambiente de literacia familiar durante a pandemia do Covid-19
title_fullStr Aprendizagem durante o lockdown: uma análise de vulnerabilidades educacionais e os impactos no ambiente de literacia familiar durante a pandemia do Covid-19
title_full_unstemmed Aprendizagem durante o lockdown: uma análise de vulnerabilidades educacionais e os impactos no ambiente de literacia familiar durante a pandemia do Covid-19
title_sort Aprendizagem durante o lockdown: uma análise de vulnerabilidades educacionais e os impactos no ambiente de literacia familiar durante a pandemia do Covid-19
author Barbosa, Alexandre Lucas de Araújo
author_facet Barbosa, Alexandre Lucas de Araújo
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-1493-3429
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1211558003207410
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-2175-9676
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4935645902363577
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Navas, Ana Luiza Gomes Pinto
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Pires, Izabel Augusta Hazin
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5496201609189471
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Alves, Luciana Mendonça
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Lima, Ricardo Franco de
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Alexandre Lucas de Araújo
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Gaab, Nadine
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Azoni, Cintia Alves Salgado
contributor_str_mv Gaab, Nadine
Azoni, Cintia Alves Salgado
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Leitura
Transtornos de aprendizagem
Covid-19, Pandemia de, 2020
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Transtornos de aprendizagem
Covid-19, Pandemia de, 2020
description O ambiente de literacia familiar é um importante aspecto do desenvolvimento da leitura, explicando variações nas habilidades de linguagem escrita ao longo dos anos. O início da pandemia do COVID-19 e a suspensão das aulas presenciais gerou mudanças no ambiente de literacia familiar, contudo, ainda não é claro como ocorreram essas mudanças para grupos em situação de vulnerabilidade socioeducacional. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi verificar os impactos da pandemia do COVID-19 no processo de aprendizagem e no ambiente de literacia familiar de crianças em idade escolar. Para isso, primeiramente, no estudo 1 foi realizada uma revisão de escopo, incluindo artigos que relatassem os impactos da pandemia do COVID-19 na aprendizagem de crianças em idade escolar. Verificou-se que a maioria dos estudos indicaram maiores prejuízos a crianças em situação de vulnerabilidade educacional, social e que possuíam transtornos do neurodesenvolvimento. Em seguida, no estudo 2 foi aplicado um questionário para verificar o ambiente de literacia familiar em 676 famílias brasileiras, sendo 190 crianças com risco familial de transtornos de aprendizagem e 486 crianças sem risco familial. Por meio de um Modelo Linear Misto Generalizado, foi verificado que as maiores diferenças ocorreram por razão do grupo, indicando que as diferenças já existiam antes da pandemia. O estudo 3 foi realizado aplicando uma versão reduzida do questionário, presencialmente, em 67 famílias de baixa renda. Os resultados indicaram que estas famílias apresentavam um número de recursos e práticas de literacia familiar reduzidos, porém houve um aumento nas práticas de literacia após a pandemia.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-18T19:23:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-18T19:23:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARBOSA, Alexandre Lucas de Araújo. Aprendizagem durante o lockdown: uma análise de vulnerabilidades educacionais e os impactos no ambiente de literacia familiar durante a pandemia do Covid-19. Orientadora: Cíntia Alves Salgado Azoni. 2024. 182f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2024.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58187
identifier_str_mv BARBOSA, Alexandre Lucas de Araújo. Aprendizagem durante o lockdown: uma análise de vulnerabilidades educacionais e os impactos no ambiente de literacia familiar durante a pandemia do Covid-19. Orientadora: Cíntia Alves Salgado Azoni. 2024. 182f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2024.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/58187/1/Aprendizagemdurantelockdown_Barbosa_2024.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7290c636449d2b5bbb9e8fd1b6228c22
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117907301269504