MARIA MONTESSORI E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: o que dizem as fontes italianas?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/339 |
Resumo: | Neste texto é apresentado um enredo acerca da circulação de Maria Montessori a partir fontes localizadas na Itália, fruto de um estágio sanduíche cujo um dos objetivos foi de estabelecer fios narrativos que pudessem contribuir para melhor entender aspectos que estão relacionados à circulação de Montessori e o seu contexto de produção de saberes para a formação e o ensino nas primeiras décadas do século XX. É possível dizer, pós análise, que a sistematização da proposta de Montessori na forma escrita contribuiu para a divulgação do seu método, haja vista o “boom” pós publicação da Pedagogia Científica e a publicações de artigos de revistas por ela organizadas. Vale dizer, também, que os cursos de formação de professores ganharam, também, papel importante para a circulação do seu método, haja vista as convocatórias a Montessori feitas por parte do Estado, que podem ser consideradas como reconhecimento de uma expertise para responder à uma demanda prática à época. |
id |
SBHMAT_08fa146581920177570a1e44185bc49e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/339 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
MARIA MONTESSORI E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: o que dizem as fontes italianas?Maria MontessoriCirculaçãoFormação de professoresSaber profissionalHistória da educação matemáticaNeste texto é apresentado um enredo acerca da circulação de Maria Montessori a partir fontes localizadas na Itália, fruto de um estágio sanduíche cujo um dos objetivos foi de estabelecer fios narrativos que pudessem contribuir para melhor entender aspectos que estão relacionados à circulação de Montessori e o seu contexto de produção de saberes para a formação e o ensino nas primeiras décadas do século XX. É possível dizer, pós análise, que a sistematização da proposta de Montessori na forma escrita contribuiu para a divulgação do seu método, haja vista o “boom” pós publicação da Pedagogia Científica e a publicações de artigos de revistas por ela organizadas. Vale dizer, também, que os cursos de formação de professores ganharam, também, papel importante para a circulação do seu método, haja vista as convocatórias a Montessori feitas por parte do Estado, que podem ser consideradas como reconhecimento de uma expertise para responder à uma demanda prática à época.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/339Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 3 (2020)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/339/276http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/339/365http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/339/366http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/339/367http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/339/368Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessRezende, AlanBarausse, Alberto2021-03-23T17:06:06Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/339Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-23T17:06:06Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MARIA MONTESSORI E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: o que dizem as fontes italianas? |
title |
MARIA MONTESSORI E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: o que dizem as fontes italianas? |
spellingShingle |
MARIA MONTESSORI E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: o que dizem as fontes italianas? Rezende, Alan Maria Montessori Circulação Formação de professores Saber profissional História da educação matemática |
title_short |
MARIA MONTESSORI E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: o que dizem as fontes italianas? |
title_full |
MARIA MONTESSORI E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: o que dizem as fontes italianas? |
title_fullStr |
MARIA MONTESSORI E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: o que dizem as fontes italianas? |
title_full_unstemmed |
MARIA MONTESSORI E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: o que dizem as fontes italianas? |
title_sort |
MARIA MONTESSORI E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: o que dizem as fontes italianas? |
author |
Rezende, Alan |
author_facet |
Rezende, Alan Barausse, Alberto |
author_role |
author |
author2 |
Barausse, Alberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rezende, Alan Barausse, Alberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Maria Montessori Circulação Formação de professores Saber profissional História da educação matemática |
topic |
Maria Montessori Circulação Formação de professores Saber profissional História da educação matemática |
description |
Neste texto é apresentado um enredo acerca da circulação de Maria Montessori a partir fontes localizadas na Itália, fruto de um estágio sanduíche cujo um dos objetivos foi de estabelecer fios narrativos que pudessem contribuir para melhor entender aspectos que estão relacionados à circulação de Montessori e o seu contexto de produção de saberes para a formação e o ensino nas primeiras décadas do século XX. É possível dizer, pós análise, que a sistematização da proposta de Montessori na forma escrita contribuiu para a divulgação do seu método, haja vista o “boom” pós publicação da Pedagogia Científica e a publicações de artigos de revistas por ela organizadas. Vale dizer, também, que os cursos de formação de professores ganharam, também, papel importante para a circulação do seu método, haja vista as convocatórias a Montessori feitas por parte do Estado, que podem ser consideradas como reconhecimento de uma expertise para responder à uma demanda prática à época. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/339 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/339 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/339/276 http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/339/365 http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/339/366 http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/339/367 http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/339/368 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 3 (2020) 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053464672468992 |