O MANUAL PEDAGÓGICO “VER, SENTIR, DESCOBRIR A ARITMÉTICA”: o ensino de frações através das partes fracionárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Jeremias Stein
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Godoi, Anieli Joana de, Costa, David Antonio da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/406
Resumo: As contribuições de Rizza Porto para o ensino de Matemática e à formação de professores, no Brasil, já são há muito reconhecidas. A autora atuou para a disseminação do Movimento da Matemática Moderna no âmbito brasileiro e também participou de programa de parceria com os Estados Unidos, visando à melhoria da educação. Dentre suas produções, o manual pedagógico “Ver, Sentir, Descobrir a aritmética” ganha relevância por estar relacionado ao programa Brasil-Estados Unidos, buscar a formação do professor e abordar o ensino de frações através da relação do registro visual com o numérico e do manuseio de objetos. Deste modo, neste artigo tem-se como objetivo analisar a proposta didática para o ensino de frações, a partir do material manipulável de partes fracionárias, no manual pedagógico “Ver, Sentir, Descobrir a aritmética”. Este trabalho fica então baseado em uma perspectiva sócio-histórica por meio da análise de manuais pedagógicos e sua relação com os saberes a e para ensinar. A análise destacou a presença de saberes objetivados na obra, colocando-os em circulação no âmbito brasileiro, de forma a reforçar o ensino de frações mediante o manuseio do material de partes fracionárias, bem como seu uso na compreensão das relações entre os registros visual e numérico no desenvolvimento de operações envolvendo frações. Deste modo, o material manipulável deixa de ser considerado apenas como recurso para o ensino e torna-se parte de uma metodologia de ensino.
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