A COMPREENSÃO DO SND: UM DIFERENCIAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NA DÉCADA DE 1960
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/60 |
Resumo: | O presente artigo é resultante de investigação histórico-cultural, realizada durante doutoramento em educação, e busca dar visibilidade a uma característica da educação matemática presente em uma amostra representativa de manuais didáticos para o ensino primário editados na segunda metade da década de 1960, no Brasil. Utilizando livros didáticos como fontes de pesquisa, estudos sobre história das disciplinas escolares desenvolvidos por Andre Chervel (1990) e contribuições do pesquisador e educador húngaro Zoltan Paul Dienes (1967, 1970) para o processo de ensino e aprendizagem do Sistema de Numeração Decimal – SND, analisa-se o tratamento didático-metodológico dado a esse tema em uma amostra de manuais escolares publicados antes da década de 1960 e durante esta década. O estudo aponta para uma proposta pedagógica voltada à compreensão do valor posicional dos algarismos em números, como um diferencial na educação matemática ocorrido na década de 1960, em contrapartida ao conhecimento mecânico através de regras para ler e escrever números no SND, como é apresentado nos didáticos do período anterior. |
id |
SBHMAT_0f5b56442d3f42638320780d38275707 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/60 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
A COMPREENSÃO DO SND: UM DIFERENCIAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NA DÉCADA DE 1960Sistema de Numeração DecimalZoltan Paul DienesLivro didáticoDécada de 1960O presente artigo é resultante de investigação histórico-cultural, realizada durante doutoramento em educação, e busca dar visibilidade a uma característica da educação matemática presente em uma amostra representativa de manuais didáticos para o ensino primário editados na segunda metade da década de 1960, no Brasil. Utilizando livros didáticos como fontes de pesquisa, estudos sobre história das disciplinas escolares desenvolvidos por Andre Chervel (1990) e contribuições do pesquisador e educador húngaro Zoltan Paul Dienes (1967, 1970) para o processo de ensino e aprendizagem do Sistema de Numeração Decimal – SND, analisa-se o tratamento didático-metodológico dado a esse tema em uma amostra de manuais escolares publicados antes da década de 1960 e durante esta década. O estudo aponta para uma proposta pedagógica voltada à compreensão do valor posicional dos algarismos em números, como um diferencial na educação matemática ocorrido na década de 1960, em contrapartida ao conhecimento mecânico através de regras para ler e escrever números no SND, como é apresentado nos didáticos do período anterior.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2016-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/60Revista de História da Educação Matemática; v. 2 n. 1 (2016)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/60/38Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Elenir Terezinha Paluch2021-04-06T18:53:13Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/60Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-04-06T18:53:13Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A COMPREENSÃO DO SND: UM DIFERENCIAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NA DÉCADA DE 1960 |
title |
A COMPREENSÃO DO SND: UM DIFERENCIAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NA DÉCADA DE 1960 |
spellingShingle |
A COMPREENSÃO DO SND: UM DIFERENCIAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NA DÉCADA DE 1960 Soares, Elenir Terezinha Paluch Sistema de Numeração Decimal Zoltan Paul Dienes Livro didático Década de 1960 |
title_short |
A COMPREENSÃO DO SND: UM DIFERENCIAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NA DÉCADA DE 1960 |
title_full |
A COMPREENSÃO DO SND: UM DIFERENCIAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NA DÉCADA DE 1960 |
title_fullStr |
A COMPREENSÃO DO SND: UM DIFERENCIAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NA DÉCADA DE 1960 |
title_full_unstemmed |
A COMPREENSÃO DO SND: UM DIFERENCIAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NA DÉCADA DE 1960 |
title_sort |
A COMPREENSÃO DO SND: UM DIFERENCIAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NA DÉCADA DE 1960 |
author |
Soares, Elenir Terezinha Paluch |
author_facet |
Soares, Elenir Terezinha Paluch |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Elenir Terezinha Paluch |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistema de Numeração Decimal Zoltan Paul Dienes Livro didático Década de 1960 |
topic |
Sistema de Numeração Decimal Zoltan Paul Dienes Livro didático Década de 1960 |
description |
O presente artigo é resultante de investigação histórico-cultural, realizada durante doutoramento em educação, e busca dar visibilidade a uma característica da educação matemática presente em uma amostra representativa de manuais didáticos para o ensino primário editados na segunda metade da década de 1960, no Brasil. Utilizando livros didáticos como fontes de pesquisa, estudos sobre história das disciplinas escolares desenvolvidos por Andre Chervel (1990) e contribuições do pesquisador e educador húngaro Zoltan Paul Dienes (1967, 1970) para o processo de ensino e aprendizagem do Sistema de Numeração Decimal – SND, analisa-se o tratamento didático-metodológico dado a esse tema em uma amostra de manuais escolares publicados antes da década de 1960 e durante esta década. O estudo aponta para uma proposta pedagógica voltada à compreensão do valor posicional dos algarismos em números, como um diferencial na educação matemática ocorrido na década de 1960, em contrapartida ao conhecimento mecânico através de regras para ler e escrever números no SND, como é apresentado nos didáticos do período anterior. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/60 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/60 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/60/38 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 2 n. 1 (2016) 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053463817879552 |