FENÔMENO DE VULGATA EM ATIVIDADES DE MATEMÁTICA QUE ENVOLVEM OS CONHECIMENTOS BÁSICOS DO CÁLCULO MENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/562 |
Resumo: | O cálculo mental é muito utilizado no dia a dia das pessoas, fazendo com que o mesmo se torne alvo de pesquisas. Sabemos que, ao longo da história, vários autores se dedicaram a estudá-lo, trazendo contribuições sejam metodológicas, históricas ou nas práticas do ensino. O presente texto é uma proposta de pesquisa de mestrado, que irá analisar livros didáticos de matemática, em que foram encontradas figuras com atividades que aparentam ser semelhantes a uma atividade aplicada em cursos de cálculo mental para professores. O objetivo é buscar aproximações e afastamentos entre tais atividades, com base nos conhecimentos básicos para o cálculo mental e realizar uma investigação sobre o fenômeno de vulgata nestas atividades. Nossa pesquisa tem base na História da Educação matemática (Pinto, 2007; Valente 2007, 2008b, 2015) e mobiliza referenciais teórico-metodológicos da História Cultural (Chartier, 1990). |
id |
SBHMAT_2497870aca4a6a8ade1829baa9db46d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/562 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
FENÔMENO DE VULGATA EM ATIVIDADES DE MATEMÁTICA QUE ENVOLVEM OS CONHECIMENTOS BÁSICOS DO CÁLCULO MENTALCálculo mentalLivro didáticoAtividadesVulgataO cálculo mental é muito utilizado no dia a dia das pessoas, fazendo com que o mesmo se torne alvo de pesquisas. Sabemos que, ao longo da história, vários autores se dedicaram a estudá-lo, trazendo contribuições sejam metodológicas, históricas ou nas práticas do ensino. O presente texto é uma proposta de pesquisa de mestrado, que irá analisar livros didáticos de matemática, em que foram encontradas figuras com atividades que aparentam ser semelhantes a uma atividade aplicada em cursos de cálculo mental para professores. O objetivo é buscar aproximações e afastamentos entre tais atividades, com base nos conhecimentos básicos para o cálculo mental e realizar uma investigação sobre o fenômeno de vulgata nestas atividades. Nossa pesquisa tem base na História da Educação matemática (Pinto, 2007; Valente 2007, 2008b, 2015) e mobiliza referenciais teórico-metodológicos da História Cultural (Chartier, 1990).Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2023-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/562Revista de História da Educação Matemática; v. 9 (2023): Fluxo Contínuo; 1-112447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/562/488Salla, Juliana MartendalBerticelli, Danilene Gullich Donininfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-13T16:39:24Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/562Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T16:39:24Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FENÔMENO DE VULGATA EM ATIVIDADES DE MATEMÁTICA QUE ENVOLVEM OS CONHECIMENTOS BÁSICOS DO CÁLCULO MENTAL |
title |
FENÔMENO DE VULGATA EM ATIVIDADES DE MATEMÁTICA QUE ENVOLVEM OS CONHECIMENTOS BÁSICOS DO CÁLCULO MENTAL |
spellingShingle |
FENÔMENO DE VULGATA EM ATIVIDADES DE MATEMÁTICA QUE ENVOLVEM OS CONHECIMENTOS BÁSICOS DO CÁLCULO MENTAL Salla, Juliana Martendal Cálculo mental Livro didático Atividades Vulgata |
title_short |
FENÔMENO DE VULGATA EM ATIVIDADES DE MATEMÁTICA QUE ENVOLVEM OS CONHECIMENTOS BÁSICOS DO CÁLCULO MENTAL |
title_full |
FENÔMENO DE VULGATA EM ATIVIDADES DE MATEMÁTICA QUE ENVOLVEM OS CONHECIMENTOS BÁSICOS DO CÁLCULO MENTAL |
title_fullStr |
FENÔMENO DE VULGATA EM ATIVIDADES DE MATEMÁTICA QUE ENVOLVEM OS CONHECIMENTOS BÁSICOS DO CÁLCULO MENTAL |
title_full_unstemmed |
FENÔMENO DE VULGATA EM ATIVIDADES DE MATEMÁTICA QUE ENVOLVEM OS CONHECIMENTOS BÁSICOS DO CÁLCULO MENTAL |
title_sort |
FENÔMENO DE VULGATA EM ATIVIDADES DE MATEMÁTICA QUE ENVOLVEM OS CONHECIMENTOS BÁSICOS DO CÁLCULO MENTAL |
author |
Salla, Juliana Martendal |
author_facet |
Salla, Juliana Martendal Berticelli, Danilene Gullich Donin |
author_role |
author |
author2 |
Berticelli, Danilene Gullich Donin |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salla, Juliana Martendal Berticelli, Danilene Gullich Donin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cálculo mental Livro didático Atividades Vulgata |
topic |
Cálculo mental Livro didático Atividades Vulgata |
description |
O cálculo mental é muito utilizado no dia a dia das pessoas, fazendo com que o mesmo se torne alvo de pesquisas. Sabemos que, ao longo da história, vários autores se dedicaram a estudá-lo, trazendo contribuições sejam metodológicas, históricas ou nas práticas do ensino. O presente texto é uma proposta de pesquisa de mestrado, que irá analisar livros didáticos de matemática, em que foram encontradas figuras com atividades que aparentam ser semelhantes a uma atividade aplicada em cursos de cálculo mental para professores. O objetivo é buscar aproximações e afastamentos entre tais atividades, com base nos conhecimentos básicos para o cálculo mental e realizar uma investigação sobre o fenômeno de vulgata nestas atividades. Nossa pesquisa tem base na História da Educação matemática (Pinto, 2007; Valente 2007, 2008b, 2015) e mobiliza referenciais teórico-metodológicos da História Cultural (Chartier, 1990). |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/562 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/562 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/562/488 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 9 (2023): Fluxo Contínuo; 1-11 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053463720361984 |