MATEMÁTICA PARA ENSINAR NOÇÃO DE NÚMERO E CONTAGEM VISTA NO MANUAL METODOLOGIA DA MATEMÁTÍCA (1964)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gregorio, Janine Marques da Costa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Costa, David Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/290
Resumo: Este artigo tem por objetivo caracterizar e sistematizar uma matemática para ensinar noção de número e contagem vista no manual pedagógico Metodologia da Matemática de Irene de Albuquerque (1964). Como referencial teórico-metodológico, as análises apoiam-se nos trabalhos de Choppin, Trevisan e Silva no que se refere aos manuais pedagógicos como fontes de pesquisa; de Hofstetter e Schneuwly quanto a história dos saberes e das pesquisas de Bertini, Morais e Valente alusivo à matemática para ensinar. Uma cópia digital deste manual pedagógico foi obtida no Repositório de Conteúdo Digital da Universidade Federal de Santa Catarina, acervo de fontes construído pelo GHEMAT-Brasil. Como resultado de uma matemática para ensinar noção de número e contagem pode-se expressar a relevância de um planejamento adequado, para tornar o conhecimento objetivo e a importância de contar coisas, utilizando-se de materiais trazidos pelos próprios alunos, seguindo certa ordenação e graduação, para então relacionar o número a certa quantidade.   MATHEMATICS TO TEACH NOTION OF NUMBER AND COUNTING VIEW IN THE MATHEMATICAL METHODOLOGY MANUAL (1964) ABSTRACTThis article aims to characterize and systematize a mathematics for teach notion of number and count seen in the pedagogical manual Irene de Albuquerque's Methodology of Mathematics (1964). As a theoretical-methodological reference, the analyzes are based on the works of Choppin, Trevisan and Silva regarding the pedagogical manuals as sources of research; Hofstetter and Schneuwly as to the history of knowledge and research by Bertini, Morais and Valente alluding tomathematics to teach. A digital copy of this teaching manual was obtained from the Digital Content Repository of the Federal University of Santa Catarina, a collection of sources built by GHEMAT Brazil. As a result of mathematics to teach the notion of number and count can express the relevance of proper planning, to make the objective knowledge and the importance of telling things, using materials brought by the students themselves, following a certain ordering andgrading, then relate the number to a certain amount.  
id SBHMAT_24dc8153c09a3892dad54ac98e126cc5
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/290
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling MATEMÁTICA PARA ENSINAR NOÇÃO DE NÚMERO E CONTAGEM VISTA NO MANUAL METODOLOGIA DA MATEMÁTÍCA (1964)História da educação matemáticaManual pedagógicoMatemática para ensinarNoção de númeroContagem Este artigo tem por objetivo caracterizar e sistematizar uma matemática para ensinar noção de número e contagem vista no manual pedagógico Metodologia da Matemática de Irene de Albuquerque (1964). Como referencial teórico-metodológico, as análises apoiam-se nos trabalhos de Choppin, Trevisan e Silva no que se refere aos manuais pedagógicos como fontes de pesquisa; de Hofstetter e Schneuwly quanto a história dos saberes e das pesquisas de Bertini, Morais e Valente alusivo à matemática para ensinar. Uma cópia digital deste manual pedagógico foi obtida no Repositório de Conteúdo Digital da Universidade Federal de Santa Catarina, acervo de fontes construído pelo GHEMAT-Brasil. Como resultado de uma matemática para ensinar noção de número e contagem pode-se expressar a relevância de um planejamento adequado, para tornar o conhecimento objetivo e a importância de contar coisas, utilizando-se de materiais trazidos pelos próprios alunos, seguindo certa ordenação e graduação, para então relacionar o número a certa quantidade.   MATHEMATICS TO TEACH NOTION OF NUMBER AND COUNTING VIEW IN THE MATHEMATICAL METHODOLOGY MANUAL (1964) ABSTRACTThis article aims to characterize and systematize a mathematics for teach notion of number and count seen in the pedagogical manual Irene de Albuquerque's Methodology of Mathematics (1964). As a theoretical-methodological reference, the analyzes are based on the works of Choppin, Trevisan and Silva regarding the pedagogical manuals as sources of research; Hofstetter and Schneuwly as to the history of knowledge and research by Bertini, Morais and Valente alluding tomathematics to teach. A digital copy of this teaching manual was obtained from the Digital Content Repository of the Federal University of Santa Catarina, a collection of sources built by GHEMAT Brazil. As a result of mathematics to teach the notion of number and count can express the relevance of proper planning, to make the objective knowledge and the importance of telling things, using materials brought by the students themselves, following a certain ordering andgrading, then relate the number to a certain amount.   Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/290Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 3 (2019)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/290/229Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGregorio, Janine Marques da CostaCosta, David Antonio2021-03-24T15:54:55Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/290Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-24T15:54:55Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv MATEMÁTICA PARA ENSINAR NOÇÃO DE NÚMERO E CONTAGEM VISTA NO MANUAL METODOLOGIA DA MATEMÁTÍCA (1964)
title MATEMÁTICA PARA ENSINAR NOÇÃO DE NÚMERO E CONTAGEM VISTA NO MANUAL METODOLOGIA DA MATEMÁTÍCA (1964)
spellingShingle MATEMÁTICA PARA ENSINAR NOÇÃO DE NÚMERO E CONTAGEM VISTA NO MANUAL METODOLOGIA DA MATEMÁTÍCA (1964)
Gregorio, Janine Marques da Costa
História da educação matemática
Manual pedagógico
Matemática para ensinar
Noção de número
Contagem
title_short MATEMÁTICA PARA ENSINAR NOÇÃO DE NÚMERO E CONTAGEM VISTA NO MANUAL METODOLOGIA DA MATEMÁTÍCA (1964)
title_full MATEMÁTICA PARA ENSINAR NOÇÃO DE NÚMERO E CONTAGEM VISTA NO MANUAL METODOLOGIA DA MATEMÁTÍCA (1964)
title_fullStr MATEMÁTICA PARA ENSINAR NOÇÃO DE NÚMERO E CONTAGEM VISTA NO MANUAL METODOLOGIA DA MATEMÁTÍCA (1964)
title_full_unstemmed MATEMÁTICA PARA ENSINAR NOÇÃO DE NÚMERO E CONTAGEM VISTA NO MANUAL METODOLOGIA DA MATEMÁTÍCA (1964)
title_sort MATEMÁTICA PARA ENSINAR NOÇÃO DE NÚMERO E CONTAGEM VISTA NO MANUAL METODOLOGIA DA MATEMÁTÍCA (1964)
author Gregorio, Janine Marques da Costa
author_facet Gregorio, Janine Marques da Costa
Costa, David Antonio
author_role author
author2 Costa, David Antonio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gregorio, Janine Marques da Costa
Costa, David Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação matemática
Manual pedagógico
Matemática para ensinar
Noção de número
Contagem
topic História da educação matemática
Manual pedagógico
Matemática para ensinar
Noção de número
Contagem
description Este artigo tem por objetivo caracterizar e sistematizar uma matemática para ensinar noção de número e contagem vista no manual pedagógico Metodologia da Matemática de Irene de Albuquerque (1964). Como referencial teórico-metodológico, as análises apoiam-se nos trabalhos de Choppin, Trevisan e Silva no que se refere aos manuais pedagógicos como fontes de pesquisa; de Hofstetter e Schneuwly quanto a história dos saberes e das pesquisas de Bertini, Morais e Valente alusivo à matemática para ensinar. Uma cópia digital deste manual pedagógico foi obtida no Repositório de Conteúdo Digital da Universidade Federal de Santa Catarina, acervo de fontes construído pelo GHEMAT-Brasil. Como resultado de uma matemática para ensinar noção de número e contagem pode-se expressar a relevância de um planejamento adequado, para tornar o conhecimento objetivo e a importância de contar coisas, utilizando-se de materiais trazidos pelos próprios alunos, seguindo certa ordenação e graduação, para então relacionar o número a certa quantidade.   MATHEMATICS TO TEACH NOTION OF NUMBER AND COUNTING VIEW IN THE MATHEMATICAL METHODOLOGY MANUAL (1964) ABSTRACTThis article aims to characterize and systematize a mathematics for teach notion of number and count seen in the pedagogical manual Irene de Albuquerque's Methodology of Mathematics (1964). As a theoretical-methodological reference, the analyzes are based on the works of Choppin, Trevisan and Silva regarding the pedagogical manuals as sources of research; Hofstetter and Schneuwly as to the history of knowledge and research by Bertini, Morais and Valente alluding tomathematics to teach. A digital copy of this teaching manual was obtained from the Digital Content Repository of the Federal University of Santa Catarina, a collection of sources built by GHEMAT Brazil. As a result of mathematics to teach the notion of number and count can express the relevance of proper planning, to make the objective knowledge and the importance of telling things, using materials brought by the students themselves, following a certain ordering andgrading, then relate the number to a certain amount.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/290
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/290/229
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 3 (2019)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053464625283072