OS NÚMEROS DECIMAIS EXPOSTOS NO LA DISME: atividades matemáticas como práticas sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/202 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo investigar as práticas sociais desenvolvidas com os números decimais e que foram um dos argumentos expostos no la disme de Simon Stevin para justificar a sua proposição. Para o desenvolvimento da pesquisa realizamos uma revisão bibliográfica sobre a sociologia das atividades matemáticas e o desenvolvimento dos números decimais e sua sistematização por Simon Stevin. Observamos que a sistematização de Stevin dos números decimais possibilitou um melhor desenvolvimento das práticas sociais de sua época e permitiu posteriormente a criação do sistema de pesos e medidas. Entretanto, constatamos que apesar da criação dos números decimais ter ocorrido no século XVI, estes números somente aparecem nos manuais franceses de aritmética a partir do século XVIII. |
id |
SBHMAT_29509adc3a4ef4cd48e34e68dc52752f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/202 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
OS NÚMEROS DECIMAIS EXPOSTOS NO LA DISME: atividades matemáticas como práticas sociaisHistória da Educação matemáticaHistória da matemáticaNúmeros decimaisPráticas sociaisEste trabalho tem por objetivo investigar as práticas sociais desenvolvidas com os números decimais e que foram um dos argumentos expostos no la disme de Simon Stevin para justificar a sua proposição. Para o desenvolvimento da pesquisa realizamos uma revisão bibliográfica sobre a sociologia das atividades matemáticas e o desenvolvimento dos números decimais e sua sistematização por Simon Stevin. Observamos que a sistematização de Stevin dos números decimais possibilitou um melhor desenvolvimento das práticas sociais de sua época e permitiu posteriormente a criação do sistema de pesos e medidas. Entretanto, constatamos que apesar da criação dos números decimais ter ocorrido no século XVI, estes números somente aparecem nos manuais franceses de aritmética a partir do século XVIII.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2018-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/202Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2018)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/202/151Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessJucá, Rosineide SousaSá, Pedro Franco de2023-12-13T15:07:45Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/202Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T15:07:45Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS NÚMEROS DECIMAIS EXPOSTOS NO LA DISME: atividades matemáticas como práticas sociais |
title |
OS NÚMEROS DECIMAIS EXPOSTOS NO LA DISME: atividades matemáticas como práticas sociais |
spellingShingle |
OS NÚMEROS DECIMAIS EXPOSTOS NO LA DISME: atividades matemáticas como práticas sociais Jucá, Rosineide Sousa História da Educação matemática História da matemática Números decimais Práticas sociais |
title_short |
OS NÚMEROS DECIMAIS EXPOSTOS NO LA DISME: atividades matemáticas como práticas sociais |
title_full |
OS NÚMEROS DECIMAIS EXPOSTOS NO LA DISME: atividades matemáticas como práticas sociais |
title_fullStr |
OS NÚMEROS DECIMAIS EXPOSTOS NO LA DISME: atividades matemáticas como práticas sociais |
title_full_unstemmed |
OS NÚMEROS DECIMAIS EXPOSTOS NO LA DISME: atividades matemáticas como práticas sociais |
title_sort |
OS NÚMEROS DECIMAIS EXPOSTOS NO LA DISME: atividades matemáticas como práticas sociais |
author |
Jucá, Rosineide Sousa |
author_facet |
Jucá, Rosineide Sousa Sá, Pedro Franco de |
author_role |
author |
author2 |
Sá, Pedro Franco de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jucá, Rosineide Sousa Sá, Pedro Franco de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação matemática História da matemática Números decimais Práticas sociais |
topic |
História da Educação matemática História da matemática Números decimais Práticas sociais |
description |
Este trabalho tem por objetivo investigar as práticas sociais desenvolvidas com os números decimais e que foram um dos argumentos expostos no la disme de Simon Stevin para justificar a sua proposição. Para o desenvolvimento da pesquisa realizamos uma revisão bibliográfica sobre a sociologia das atividades matemáticas e o desenvolvimento dos números decimais e sua sistematização por Simon Stevin. Observamos que a sistematização de Stevin dos números decimais possibilitou um melhor desenvolvimento das práticas sociais de sua época e permitiu posteriormente a criação do sistema de pesos e medidas. Entretanto, constatamos que apesar da criação dos números decimais ter ocorrido no século XVI, estes números somente aparecem nos manuais franceses de aritmética a partir do século XVIII. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/202 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/202/151 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2018) 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053462372941824 |