CADEIRA PARA SALA DE JANTAR: uma narrativa histórica do ensino de matemática na Escola Industrial de Cuiabá/MT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Elmha Coelho Martins
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Teixeira, Marcos Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/274
Resumo: O propósito deste artigo é apresentar uma História do ensino de Matemática na Escola Industrial de Cuiabá. Essa Escola ofereceu o ensino industrial básico, que vigorou na capital mato-grossense no período de 1942 a 1968. Para exemplificar a importância desse ensino de Matemática, foi analisado um projeto de desenho de uma cadeira para sala de jantar, pertencente a disciplina Prática de Oficina do curso de Marcenaria. Para projetar a cadeira era necessário o domínio dos conteúdos de Matemática, Desenho, Marcenaria e da técnica. Utilizou-se como fonte de pesquisa: documentos do arquivo escolar da EIC; a coleção “Matemática” de Ary Quintella e o “Manual do Marceneiro” de Herman Hjorth. A análise foi desenvolvida de forma a detectar, pontos comuns, nos programas das disciplinas, nos conteúdos dos livros didáticos e no Manual do Marceneiro.
id SBHMAT_359cdf5f6ac6b880e5afd69eeaf2da74
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/274
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling CADEIRA PARA SALA DE JANTAR: uma narrativa histórica do ensino de matemática na Escola Industrial de Cuiabá/MTDisciplina de MatemáticaDisciplina de DesenhoEnsino IndustrialEducação Matemática O propósito deste artigo é apresentar uma História do ensino de Matemática na Escola Industrial de Cuiabá. Essa Escola ofereceu o ensino industrial básico, que vigorou na capital mato-grossense no período de 1942 a 1968. Para exemplificar a importância desse ensino de Matemática, foi analisado um projeto de desenho de uma cadeira para sala de jantar, pertencente a disciplina Prática de Oficina do curso de Marcenaria. Para projetar a cadeira era necessário o domínio dos conteúdos de Matemática, Desenho, Marcenaria e da técnica. Utilizou-se como fonte de pesquisa: documentos do arquivo escolar da EIC; a coleção “Matemática” de Ary Quintella e o “Manual do Marceneiro” de Herman Hjorth. A análise foi desenvolvida de forma a detectar, pontos comuns, nos programas das disciplinas, nos conteúdos dos livros didáticos e no Manual do Marceneiro. Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2019-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/274Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2019)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/274/213Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Elmha Coelho MartinsTeixeira, Marcos Vieira2021-03-24T16:26:09Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/274Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-24T16:26:09Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv CADEIRA PARA SALA DE JANTAR: uma narrativa histórica do ensino de matemática na Escola Industrial de Cuiabá/MT
title CADEIRA PARA SALA DE JANTAR: uma narrativa histórica do ensino de matemática na Escola Industrial de Cuiabá/MT
spellingShingle CADEIRA PARA SALA DE JANTAR: uma narrativa histórica do ensino de matemática na Escola Industrial de Cuiabá/MT
Moura, Elmha Coelho Martins
Disciplina de Matemática
Disciplina de Desenho
Ensino Industrial
Educação Matemática
title_short CADEIRA PARA SALA DE JANTAR: uma narrativa histórica do ensino de matemática na Escola Industrial de Cuiabá/MT
title_full CADEIRA PARA SALA DE JANTAR: uma narrativa histórica do ensino de matemática na Escola Industrial de Cuiabá/MT
title_fullStr CADEIRA PARA SALA DE JANTAR: uma narrativa histórica do ensino de matemática na Escola Industrial de Cuiabá/MT
title_full_unstemmed CADEIRA PARA SALA DE JANTAR: uma narrativa histórica do ensino de matemática na Escola Industrial de Cuiabá/MT
title_sort CADEIRA PARA SALA DE JANTAR: uma narrativa histórica do ensino de matemática na Escola Industrial de Cuiabá/MT
author Moura, Elmha Coelho Martins
author_facet Moura, Elmha Coelho Martins
Teixeira, Marcos Vieira
author_role author
author2 Teixeira, Marcos Vieira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Elmha Coelho Martins
Teixeira, Marcos Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Disciplina de Matemática
Disciplina de Desenho
Ensino Industrial
Educação Matemática
topic Disciplina de Matemática
Disciplina de Desenho
Ensino Industrial
Educação Matemática
description O propósito deste artigo é apresentar uma História do ensino de Matemática na Escola Industrial de Cuiabá. Essa Escola ofereceu o ensino industrial básico, que vigorou na capital mato-grossense no período de 1942 a 1968. Para exemplificar a importância desse ensino de Matemática, foi analisado um projeto de desenho de uma cadeira para sala de jantar, pertencente a disciplina Prática de Oficina do curso de Marcenaria. Para projetar a cadeira era necessário o domínio dos conteúdos de Matemática, Desenho, Marcenaria e da técnica. Utilizou-se como fonte de pesquisa: documentos do arquivo escolar da EIC; a coleção “Matemática” de Ary Quintella e o “Manual do Marceneiro” de Herman Hjorth. A análise foi desenvolvida de forma a detectar, pontos comuns, nos programas das disciplinas, nos conteúdos dos livros didáticos e no Manual do Marceneiro.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/274
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/274/213
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2019)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053464601165824