Cadeira para Sala de Jantar: uma Narrativa Histórica do Ensino de Matemática na Escola Industrial de Cuiabá/MT
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Data de Publicação: | 2019 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5911 |
Resumo: | O propósito deste artigo é apresentar uma História do ensino de Matemática na Escola Industrial de Cuiabá. Essa Escola ofereceu o ensino industrial básico, que vigorou na capital mato-grossense no período de 1942 a 1968. Para exemplificar a importância desse ensino de Matemática, foi analisado um projeto de desenho de uma cadeira para sala de jantar, pertencente a disciplina Prática de Oficina do curso de Marcenaria. Para projetar a cadeira era necessário o domínio dos conteúdos de Matemática, Desenho, Marcenaria e da técnica. Utilizou-se como fonte de pesquisa: documentos do arquivo escolar da EIC; a coleção “Matemática” de Ary Quintella e o “Manual do Marceneiro” de Herman Hjorth. A análise foi desenvolvida de forma a detectar, pontos comuns, nos programas das disciplinas, nos conteúdos dos livros didáticos e no Manual do Marceneiro. |
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Cadeira para Sala de Jantar: uma Narrativa Histórica do Ensino de Matemática na Escola Industrial de Cuiabá/MTDisciplina de Matemática. Disciplina de Desenho. Ensino Industrial. Educação Matemática.O propósito deste artigo é apresentar uma História do ensino de Matemática na Escola Industrial de Cuiabá. Essa Escola ofereceu o ensino industrial básico, que vigorou na capital mato-grossense no período de 1942 a 1968. Para exemplificar a importância desse ensino de Matemática, foi analisado um projeto de desenho de uma cadeira para sala de jantar, pertencente a disciplina Prática de Oficina do curso de Marcenaria. Para projetar a cadeira era necessário o domínio dos conteúdos de Matemática, Desenho, Marcenaria e da técnica. Utilizou-se como fonte de pesquisa: documentos do arquivo escolar da EIC; a coleção “Matemática” de Ary Quintella e o “Manual do Marceneiro” de Herman Hjorth. A análise foi desenvolvida de forma a detectar, pontos comuns, nos programas das disciplinas, nos conteúdos dos livros didáticos e no Manual do Marceneiro.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática2019-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfBrasil. (1909). Decreto-Lei nº 7566 de 23 de setembro de 1909. Cria nas capitais dos Estados Escolas de Aprendizes Artífices, para o ensino profissional primário e gratuito. Disponível em: <https://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/decreto_7566_1909.pdf >. Acesso em: 15 jun. 2015. Brasil. (1942). Decreto-Lei nº 4127 de 30 de janeiro de 1942. Estabelece as bases de organização da rede federal de estabelecimentos de ensino industrial. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-4073-30-janeiro-1942- 414503-publicacaooriginal-1-pe.html >. Acesso em: 15 jun. 2015. Brasil. (1942). Decreto-Lei nº 8673 de 3 de fevereiro de 1942. Aprova o regulamento do quadro dos cursos do Ensino Industrial. Disponível em: <https://www.lexml.gov.br/urn/urn:lex:br:federal:decreto:1942-02-03;8673>. Acesso em: 15 jun. 2015. Escola Industrial De Cuiabá. Boletim Anual de Exames. Cuiabá, 1940-1964. Arquivo morto da Escola. Escola Industrial De Cuiabá. Mapa Geral de Exames. Cuiabá, 1949-1964. Arquivo morto da Escola. HISTEMAT – Revista de História da Educação. Escola Industrial De Cuiabá. Livro de material permanente do almoxarifado- Setor Biblioteca. Cuiabá, 1944. 25f. Manuscrito. Escola Industrial De Cuiabá. (1961). Inventário anual do almoxarifado – Setor Biblioteca. Cuiabá, f. 42-59. Escola Industrial De Cuiabá. (1964). Programa de matemática. Cuiabá. Escola Industrial De Cuiabá. (1964). Programa de desenho. Cuiabá. Fonseca, C. S. (1961). História do Ensino Industrial no Brasil. v.1. Rio de Janeiro. Hjorth, H. (1948). Manual do Marceneiro. Manuais técnicos LEP. São Paulo: Edições LEP. Quintella, A. (1962). Matemática. 1ª série. São Paulo: Companhia Editora nacional. Quintella, A. (1958). Matemática. 2ª série. São Paulo: Companhia Editora nacional. Quintella, A. (1967). Matemática. 3ª série. São Paulo: Companhia Editora nacional. Quintella, A. (1955). Matemática. 4ª série. São Paulo: Companhia Editora nacional. Siqueira, E. M. (2002). História de Mato Grosso da ancestralidade aos dias atuais. Cuiabá: Entrelinhas.2447-6447https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5911por;V. 05, n. 02 (2019)info:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Elmha Coelho Martinsreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T14:01:57Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5911Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T14:01:57Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
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