OS RELATÓRIOS DOS FUTUROS PROFESSORES, AS CONFERÊNCIAS DOS PROFESSORES FORMADORES E A MATEMÁTICA MODERNA EM PORTUGAL (1961 – 1968): registros compreendidos como a materialização de práticas docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertani, Januária Araújo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/70
Resumo: O presente artigo objetiva analisar os relatórios de estágio e os textos proferidos em conferências pelos professores formadores, enfatizando o Movimento da Matemática Moderna em Portugal na década de 1960 e 1970. Compreendemos estas fontes como sendo a materialização de práticas, portanto, os registros sinalizam as ações docentes em prol a este Movimento. No decorrer das análises podemos sugerir que nos cursos destinados a formação docente ocorria a apropriação de conceitos referentes a Matemática Moderna.
id SBHMAT_4bf0ca0519f5a9a29785b2f041a50acb
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/70
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling OS RELATÓRIOS DOS FUTUROS PROFESSORES, AS CONFERÊNCIAS DOS PROFESSORES FORMADORES E A MATEMÁTICA MODERNA EM PORTUGAL (1961 – 1968): registros compreendidos como a materialização de práticas docentesEnsino de matemáticaMatemática ModernaFormação docenteO presente artigo objetiva analisar os relatórios de estágio e os textos proferidos em conferências pelos professores formadores, enfatizando o Movimento da Matemática Moderna em Portugal na década de 1960 e 1970. Compreendemos estas fontes como sendo a materialização de práticas, portanto, os registros sinalizam as ações docentes em prol a este Movimento. No decorrer das análises podemos sugerir que nos cursos destinados a formação docente ocorria a apropriação de conceitos referentes a Matemática Moderna.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2016-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/70Revista de História da Educação Matemática; v. 2 n. 3 (2016)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/70/76Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBertani, Januária Araújo2021-03-30T19:49:26Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/70Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-30T19:49:26Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv OS RELATÓRIOS DOS FUTUROS PROFESSORES, AS CONFERÊNCIAS DOS PROFESSORES FORMADORES E A MATEMÁTICA MODERNA EM PORTUGAL (1961 – 1968): registros compreendidos como a materialização de práticas docentes
title OS RELATÓRIOS DOS FUTUROS PROFESSORES, AS CONFERÊNCIAS DOS PROFESSORES FORMADORES E A MATEMÁTICA MODERNA EM PORTUGAL (1961 – 1968): registros compreendidos como a materialização de práticas docentes
spellingShingle OS RELATÓRIOS DOS FUTUROS PROFESSORES, AS CONFERÊNCIAS DOS PROFESSORES FORMADORES E A MATEMÁTICA MODERNA EM PORTUGAL (1961 – 1968): registros compreendidos como a materialização de práticas docentes
Bertani, Januária Araújo
Ensino de matemática
Matemática Moderna
Formação docente
title_short OS RELATÓRIOS DOS FUTUROS PROFESSORES, AS CONFERÊNCIAS DOS PROFESSORES FORMADORES E A MATEMÁTICA MODERNA EM PORTUGAL (1961 – 1968): registros compreendidos como a materialização de práticas docentes
title_full OS RELATÓRIOS DOS FUTUROS PROFESSORES, AS CONFERÊNCIAS DOS PROFESSORES FORMADORES E A MATEMÁTICA MODERNA EM PORTUGAL (1961 – 1968): registros compreendidos como a materialização de práticas docentes
title_fullStr OS RELATÓRIOS DOS FUTUROS PROFESSORES, AS CONFERÊNCIAS DOS PROFESSORES FORMADORES E A MATEMÁTICA MODERNA EM PORTUGAL (1961 – 1968): registros compreendidos como a materialização de práticas docentes
title_full_unstemmed OS RELATÓRIOS DOS FUTUROS PROFESSORES, AS CONFERÊNCIAS DOS PROFESSORES FORMADORES E A MATEMÁTICA MODERNA EM PORTUGAL (1961 – 1968): registros compreendidos como a materialização de práticas docentes
title_sort OS RELATÓRIOS DOS FUTUROS PROFESSORES, AS CONFERÊNCIAS DOS PROFESSORES FORMADORES E A MATEMÁTICA MODERNA EM PORTUGAL (1961 – 1968): registros compreendidos como a materialização de práticas docentes
author Bertani, Januária Araújo
author_facet Bertani, Januária Araújo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertani, Januária Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
Matemática Moderna
Formação docente
topic Ensino de matemática
Matemática Moderna
Formação docente
description O presente artigo objetiva analisar os relatórios de estágio e os textos proferidos em conferências pelos professores formadores, enfatizando o Movimento da Matemática Moderna em Portugal na década de 1960 e 1970. Compreendemos estas fontes como sendo a materialização de práticas, portanto, os registros sinalizam as ações docentes em prol a este Movimento. No decorrer das análises podemos sugerir que nos cursos destinados a formação docente ocorria a apropriação de conceitos referentes a Matemática Moderna.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/70
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/70
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/70/76
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 2 n. 3 (2016)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053463827316736