OS RELATÓRIOS DOS FUTUROS PROFESSORES, AS CONFERÊNCIAS DOS PROFESSORES FORMADORES E A MATEMÁTICA MODERNA EM PORTUGAL (1961 – 1968): registros compreendidos como a materialização de práticas docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/70 |
Resumo: | O presente artigo objetiva analisar os relatórios de estágio e os textos proferidos em conferências pelos professores formadores, enfatizando o Movimento da Matemática Moderna em Portugal na década de 1960 e 1970. Compreendemos estas fontes como sendo a materialização de práticas, portanto, os registros sinalizam as ações docentes em prol a este Movimento. No decorrer das análises podemos sugerir que nos cursos destinados a formação docente ocorria a apropriação de conceitos referentes a Matemática Moderna. |
id |
SBHMAT_9c9d3b9e259cbd68e2b2939d8c5847df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/70 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
OS RELATÓRIOS DOS FUTUROS PROFESSORES, AS CONFERÊNCIAS DOS PROFESSORES FORMADORES E A MATEMÁTICA MODERNA EM PORTUGAL (1961 – 1968): registros compreendidos como a materialização de práticas docentesEnsino de matemáticaMatemática ModernaFormação docenteO presente artigo objetiva analisar os relatórios de estágio e os textos proferidos em conferências pelos professores formadores, enfatizando o Movimento da Matemática Moderna em Portugal na década de 1960 e 1970. Compreendemos estas fontes como sendo a materialização de práticas, portanto, os registros sinalizam as ações docentes em prol a este Movimento. No decorrer das análises podemos sugerir que nos cursos destinados a formação docente ocorria a apropriação de conceitos referentes a Matemática Moderna.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2016-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/70Revista de História da Educação Matemática; v. 2 n. 3 (2016)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/70/76Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBertani, Januária Araújo2023-12-13T16:15:25Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/70Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T16:15:25Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS RELATÓRIOS DOS FUTUROS PROFESSORES, AS CONFERÊNCIAS DOS PROFESSORES FORMADORES E A MATEMÁTICA MODERNA EM PORTUGAL (1961 – 1968): registros compreendidos como a materialização de práticas docentes |
title |
OS RELATÓRIOS DOS FUTUROS PROFESSORES, AS CONFERÊNCIAS DOS PROFESSORES FORMADORES E A MATEMÁTICA MODERNA EM PORTUGAL (1961 – 1968): registros compreendidos como a materialização de práticas docentes |
spellingShingle |
OS RELATÓRIOS DOS FUTUROS PROFESSORES, AS CONFERÊNCIAS DOS PROFESSORES FORMADORES E A MATEMÁTICA MODERNA EM PORTUGAL (1961 – 1968): registros compreendidos como a materialização de práticas docentes Bertani, Januária Araújo Ensino de matemática Matemática Moderna Formação docente |
title_short |
OS RELATÓRIOS DOS FUTUROS PROFESSORES, AS CONFERÊNCIAS DOS PROFESSORES FORMADORES E A MATEMÁTICA MODERNA EM PORTUGAL (1961 – 1968): registros compreendidos como a materialização de práticas docentes |
title_full |
OS RELATÓRIOS DOS FUTUROS PROFESSORES, AS CONFERÊNCIAS DOS PROFESSORES FORMADORES E A MATEMÁTICA MODERNA EM PORTUGAL (1961 – 1968): registros compreendidos como a materialização de práticas docentes |
title_fullStr |
OS RELATÓRIOS DOS FUTUROS PROFESSORES, AS CONFERÊNCIAS DOS PROFESSORES FORMADORES E A MATEMÁTICA MODERNA EM PORTUGAL (1961 – 1968): registros compreendidos como a materialização de práticas docentes |
title_full_unstemmed |
OS RELATÓRIOS DOS FUTUROS PROFESSORES, AS CONFERÊNCIAS DOS PROFESSORES FORMADORES E A MATEMÁTICA MODERNA EM PORTUGAL (1961 – 1968): registros compreendidos como a materialização de práticas docentes |
title_sort |
OS RELATÓRIOS DOS FUTUROS PROFESSORES, AS CONFERÊNCIAS DOS PROFESSORES FORMADORES E A MATEMÁTICA MODERNA EM PORTUGAL (1961 – 1968): registros compreendidos como a materialização de práticas docentes |
author |
Bertani, Januária Araújo |
author_facet |
Bertani, Januária Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bertani, Januária Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de matemática Matemática Moderna Formação docente |
topic |
Ensino de matemática Matemática Moderna Formação docente |
description |
O presente artigo objetiva analisar os relatórios de estágio e os textos proferidos em conferências pelos professores formadores, enfatizando o Movimento da Matemática Moderna em Portugal na década de 1960 e 1970. Compreendemos estas fontes como sendo a materialização de práticas, portanto, os registros sinalizam as ações docentes em prol a este Movimento. No decorrer das análises podemos sugerir que nos cursos destinados a formação docente ocorria a apropriação de conceitos referentes a Matemática Moderna. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/70 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/70 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/70/76 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 2 n. 3 (2016) 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053462252355584 |