HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Um mapeamento em cursos ofertados por Universidades Federais brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalari, Mariana Feiteiro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Moraes, Silvia Raquel Aparecida de, Calábria, Angélica Raiz, Bonfim, Sabrina Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/500
Resumo: Esta investigação teve o intuito de mapear a presença das temáticas relativas à História da Matemática (HM) em disciplinas dos cursos presenciais de formação de professores de Matemática oferecidos por Universidades Federais brasileiras. Para tanto, identificamos esses cursos e, posteriormente, localizamos e analisamos documentos oficiais (Projetos Pedagógicos de Cursos, ementas, planos de ensino ou matrizes curriculares) de 117 (cerca de 87%) deles. Os dados obtidos indicam que temáticas relativas à HM são previstas de serem abordadas em disciplinas de 112 cursos, de modo que são indicados tópicos da HM e aspectos referentes às articulações entre a HM e a Educação Matemática (EM). Os aspectos da HM estão presentes em ementas de disciplinas de “História da Ciência”, de “Ensino de Matemática”, de “Matemática” e, sobretudo, em disciplinas específicas de “História da Matemática”. Já as articulações entre HM e EM que são apresentadas se referem a: “HM no Ensino”, “História da EM” e “HM como uma possibilidade de pesquisa na EM”. Os aspectos da HM estão mais presentes nas ementas analisadas que os das articulações entre HM e EM e cerca de metade dos cursos abordam ambas temáticas. Entretanto, apenas 18% dos cursos analisados ofertam disciplinas cujas ementas apresentam aspectos da “HM”, da “HM no Ensino” e da “História da EM”, conforme indicado pela literatura. Assim, ressaltamos que os resultados desta investigação podem fornecer elementos que permitem um repensar sobre formas de incluir aspectos da HM e de suas articulações com a EM em cursos de Licenciatura em Matemática.
id SBHMAT_685fbfa14f6c2b348ed3b029c80a6c9e
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/500
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Um mapeamento em cursos ofertados por Universidades Federais brasileirasHistória da MatemáticaFormação de ProfessoresCurrículoMapeamentoEsta investigação teve o intuito de mapear a presença das temáticas relativas à História da Matemática (HM) em disciplinas dos cursos presenciais de formação de professores de Matemática oferecidos por Universidades Federais brasileiras. Para tanto, identificamos esses cursos e, posteriormente, localizamos e analisamos documentos oficiais (Projetos Pedagógicos de Cursos, ementas, planos de ensino ou matrizes curriculares) de 117 (cerca de 87%) deles. Os dados obtidos indicam que temáticas relativas à HM são previstas de serem abordadas em disciplinas de 112 cursos, de modo que são indicados tópicos da HM e aspectos referentes às articulações entre a HM e a Educação Matemática (EM). Os aspectos da HM estão presentes em ementas de disciplinas de “História da Ciência”, de “Ensino de Matemática”, de “Matemática” e, sobretudo, em disciplinas específicas de “História da Matemática”. Já as articulações entre HM e EM que são apresentadas se referem a: “HM no Ensino”, “História da EM” e “HM como uma possibilidade de pesquisa na EM”. Os aspectos da HM estão mais presentes nas ementas analisadas que os das articulações entre HM e EM e cerca de metade dos cursos abordam ambas temáticas. Entretanto, apenas 18% dos cursos analisados ofertam disciplinas cujas ementas apresentam aspectos da “HM”, da “HM no Ensino” e da “História da EM”, conforme indicado pela literatura. Assim, ressaltamos que os resultados desta investigação podem fornecer elementos que permitem um repensar sobre formas de incluir aspectos da HM e de suas articulações com a EM em cursos de Licenciatura em Matemática.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2022-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/500Revista de História da Educação Matemática; v. 8 (2022): Fluxo Contínuo; 1-242447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/500/421Copyright (c) 2022 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCavalari, Mariana FeiteiroMoraes, Silvia Raquel Aparecida deCalábria, Angélica RaizBonfim, Sabrina Helena 2023-12-13T16:26:51Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/500Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T16:26:51Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Um mapeamento em cursos ofertados por Universidades Federais brasileiras
title HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Um mapeamento em cursos ofertados por Universidades Federais brasileiras
spellingShingle HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Um mapeamento em cursos ofertados por Universidades Federais brasileiras
Cavalari, Mariana Feiteiro
História da Matemática
Formação de Professores
Currículo
Mapeamento
title_short HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Um mapeamento em cursos ofertados por Universidades Federais brasileiras
title_full HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Um mapeamento em cursos ofertados por Universidades Federais brasileiras
title_fullStr HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Um mapeamento em cursos ofertados por Universidades Federais brasileiras
title_full_unstemmed HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Um mapeamento em cursos ofertados por Universidades Federais brasileiras
title_sort HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Um mapeamento em cursos ofertados por Universidades Federais brasileiras
author Cavalari, Mariana Feiteiro
author_facet Cavalari, Mariana Feiteiro
Moraes, Silvia Raquel Aparecida de
Calábria, Angélica Raiz
Bonfim, Sabrina Helena
author_role author
author2 Moraes, Silvia Raquel Aparecida de
Calábria, Angélica Raiz
Bonfim, Sabrina Helena
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalari, Mariana Feiteiro
Moraes, Silvia Raquel Aparecida de
Calábria, Angélica Raiz
Bonfim, Sabrina Helena
dc.subject.por.fl_str_mv História da Matemática
Formação de Professores
Currículo
Mapeamento
topic História da Matemática
Formação de Professores
Currículo
Mapeamento
description Esta investigação teve o intuito de mapear a presença das temáticas relativas à História da Matemática (HM) em disciplinas dos cursos presenciais de formação de professores de Matemática oferecidos por Universidades Federais brasileiras. Para tanto, identificamos esses cursos e, posteriormente, localizamos e analisamos documentos oficiais (Projetos Pedagógicos de Cursos, ementas, planos de ensino ou matrizes curriculares) de 117 (cerca de 87%) deles. Os dados obtidos indicam que temáticas relativas à HM são previstas de serem abordadas em disciplinas de 112 cursos, de modo que são indicados tópicos da HM e aspectos referentes às articulações entre a HM e a Educação Matemática (EM). Os aspectos da HM estão presentes em ementas de disciplinas de “História da Ciência”, de “Ensino de Matemática”, de “Matemática” e, sobretudo, em disciplinas específicas de “História da Matemática”. Já as articulações entre HM e EM que são apresentadas se referem a: “HM no Ensino”, “História da EM” e “HM como uma possibilidade de pesquisa na EM”. Os aspectos da HM estão mais presentes nas ementas analisadas que os das articulações entre HM e EM e cerca de metade dos cursos abordam ambas temáticas. Entretanto, apenas 18% dos cursos analisados ofertam disciplinas cujas ementas apresentam aspectos da “HM”, da “HM no Ensino” e da “História da EM”, conforme indicado pela literatura. Assim, ressaltamos que os resultados desta investigação podem fornecer elementos que permitem um repensar sobre formas de incluir aspectos da HM e de suas articulações com a EM em cursos de Licenciatura em Matemática.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/500
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/500/421
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 8 (2022): Fluxo Contínuo; 1-24
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053463402643456