A formação de professores para o ensino de matemática em cursos de pedagogia de universidades federais (2006-2018)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benaduce, Luisa Angelina Frescura
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212659
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_4bc94c7d39b40b158909e171563516dd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/212659
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A formação de professores para o ensino de matemática em cursos de pedagogia de universidades federais (2006-2018)Formação de ProfessoresCurso de PedagogiaFormação MatemáticaUniversidades FederaisTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Esta pesquisa teve o objetivo de analisar como está proposta a formação de professores para o ensino de matemática em Cursos de Pedagogia de 27 Universidades Federais, sendo uma de cada estado e do Distrito Federal. Buscamos mapear como a matemática está presente nos currículos dos cursos, quais os conteúdos ofertados nestas disciplinas e quais as principais questões que envolvem o ensino de matemática na formação de professores em Cursos de Pedagogia. Utilizou-se como procedimentos metodológicos o levantamento de produção acadêmica, para investigar o que já havia sido pesquisado sobre este tema, e análise documental, especialmente das matrizes curriculares e ementário dos estudados. Foram localizadas 76 disciplinas entre obrigatórias, optativas e eletivas voltadas para a área da matemática nos 27 cursos analisados. Concluiu-se que há espaço nos Cursos de Pedagogia destinado à matemática, particularmente para o ensino dessa disciplina, mas existe pouca oferta de disciplinas e uma baixa carga horária para tal; identificamos que as disciplinas se voltam para o “como ensinar” os conteúdos, contudo há pouca evidência de espaço destinado para apropriação dos conteúdos. Destaca-se a falta de foco para o ensino de conceitos e conteúdos matemáticos para a educação infantil, e ainda mais para a EJA e demais modalidades nas quais o/a licenciado/a em pedagogia possa atuar.Florianópolis, SCTriches, JocemaraUniversidade Federal de Santa CatarinaBenaduce, Luisa Angelina Frescura2020-09-08T13:58:10Z2020-09-08T13:58:10Z2020-02-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis93application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212659info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-09-08T13:58:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/212659Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-09-08T13:58:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores para o ensino de matemática em cursos de pedagogia de universidades federais (2006-2018)
title A formação de professores para o ensino de matemática em cursos de pedagogia de universidades federais (2006-2018)
spellingShingle A formação de professores para o ensino de matemática em cursos de pedagogia de universidades federais (2006-2018)
Benaduce, Luisa Angelina Frescura
Formação de Professores
Curso de Pedagogia
Formação Matemática
Universidades Federais
title_short A formação de professores para o ensino de matemática em cursos de pedagogia de universidades federais (2006-2018)
title_full A formação de professores para o ensino de matemática em cursos de pedagogia de universidades federais (2006-2018)
title_fullStr A formação de professores para o ensino de matemática em cursos de pedagogia de universidades federais (2006-2018)
title_full_unstemmed A formação de professores para o ensino de matemática em cursos de pedagogia de universidades federais (2006-2018)
title_sort A formação de professores para o ensino de matemática em cursos de pedagogia de universidades federais (2006-2018)
author Benaduce, Luisa Angelina Frescura
author_facet Benaduce, Luisa Angelina Frescura
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Triches, Jocemara
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Benaduce, Luisa Angelina Frescura
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Curso de Pedagogia
Formação Matemática
Universidades Federais
topic Formação de Professores
Curso de Pedagogia
Formação Matemática
Universidades Federais
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-08T13:58:10Z
2020-09-08T13:58:10Z
2020-02-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212659
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 93
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652103962329088