HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Um mapeamento em cursos ofertados por Universidades Federais brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/500 |
Resumo: | Esta investigação teve o intuito de mapear a presença das temáticas relativas à História da Matemática (HM) em disciplinas dos cursos presenciais de formação de professores de Matemática oferecidos por Universidades Federais brasileiras. Para tanto, identificamos esses cursos e, posteriormente, localizamos e analisamos documentos oficiais (Projetos Pedagógicos de Cursos, ementas, planos de ensino ou matrizes curriculares) de 117 (cerca de 87%) deles. Os dados obtidos indicam que temáticas relativas à HM são previstas de serem abordadas em disciplinas de 112 cursos, de modo que são indicados tópicos da HM e aspectos referentes às articulações entre a HM e a Educação Matemática (EM). Os aspectos da HM estão presentes em ementas de disciplinas de “História da Ciência”, de “Ensino de Matemática”, de “Matemática” e, sobretudo, em disciplinas específicas de “História da Matemática”. Já as articulações entre HM e EM que são apresentadas se referem a: “HM no Ensino”, “História da EM” e “HM como uma possibilidade de pesquisa na EM”. Os aspectos da HM estão mais presentes nas ementas analisadas que os das articulações entre HM e EM e cerca de metade dos cursos abordam ambas temáticas. Entretanto, apenas 18% dos cursos analisados ofertam disciplinas cujas ementas apresentam aspectos da “HM”, da “HM no Ensino” e da “História da EM”, conforme indicado pela literatura. Assim, ressaltamos que os resultados desta investigação podem fornecer elementos que permitem um repensar sobre formas de incluir aspectos da HM e de suas articulações com a EM em cursos de Licenciatura em Matemática. |
id |
SBHMAT_685fbfa14f6c2b348ed3b029c80a6c9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/500 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Um mapeamento em cursos ofertados por Universidades Federais brasileirasHistória da MatemáticaFormação de ProfessoresCurrículoMapeamentoEsta investigação teve o intuito de mapear a presença das temáticas relativas à História da Matemática (HM) em disciplinas dos cursos presenciais de formação de professores de Matemática oferecidos por Universidades Federais brasileiras. Para tanto, identificamos esses cursos e, posteriormente, localizamos e analisamos documentos oficiais (Projetos Pedagógicos de Cursos, ementas, planos de ensino ou matrizes curriculares) de 117 (cerca de 87%) deles. Os dados obtidos indicam que temáticas relativas à HM são previstas de serem abordadas em disciplinas de 112 cursos, de modo que são indicados tópicos da HM e aspectos referentes às articulações entre a HM e a Educação Matemática (EM). Os aspectos da HM estão presentes em ementas de disciplinas de “História da Ciência”, de “Ensino de Matemática”, de “Matemática” e, sobretudo, em disciplinas específicas de “História da Matemática”. Já as articulações entre HM e EM que são apresentadas se referem a: “HM no Ensino”, “História da EM” e “HM como uma possibilidade de pesquisa na EM”. Os aspectos da HM estão mais presentes nas ementas analisadas que os das articulações entre HM e EM e cerca de metade dos cursos abordam ambas temáticas. Entretanto, apenas 18% dos cursos analisados ofertam disciplinas cujas ementas apresentam aspectos da “HM”, da “HM no Ensino” e da “História da EM”, conforme indicado pela literatura. Assim, ressaltamos que os resultados desta investigação podem fornecer elementos que permitem um repensar sobre formas de incluir aspectos da HM e de suas articulações com a EM em cursos de Licenciatura em Matemática.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2022-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/500Revista de História da Educação Matemática; v. 8 (2022): Fluxo Contínuo; 1-242447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/500/421Copyright (c) 2022 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCavalari, Mariana FeiteiroMoraes, Silvia Raquel Aparecida deCalábria, Angélica RaizBonfim, Sabrina Helena 2023-12-13T16:26:51Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/500Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T16:26:51Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Um mapeamento em cursos ofertados por Universidades Federais brasileiras |
title |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Um mapeamento em cursos ofertados por Universidades Federais brasileiras |
spellingShingle |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Um mapeamento em cursos ofertados por Universidades Federais brasileiras Cavalari, Mariana Feiteiro História da Matemática Formação de Professores Currículo Mapeamento |
title_short |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Um mapeamento em cursos ofertados por Universidades Federais brasileiras |
title_full |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Um mapeamento em cursos ofertados por Universidades Federais brasileiras |
title_fullStr |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Um mapeamento em cursos ofertados por Universidades Federais brasileiras |
title_full_unstemmed |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Um mapeamento em cursos ofertados por Universidades Federais brasileiras |
title_sort |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Um mapeamento em cursos ofertados por Universidades Federais brasileiras |
author |
Cavalari, Mariana Feiteiro |
author_facet |
Cavalari, Mariana Feiteiro Moraes, Silvia Raquel Aparecida de Calábria, Angélica Raiz Bonfim, Sabrina Helena |
author_role |
author |
author2 |
Moraes, Silvia Raquel Aparecida de Calábria, Angélica Raiz Bonfim, Sabrina Helena |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalari, Mariana Feiteiro Moraes, Silvia Raquel Aparecida de Calábria, Angélica Raiz Bonfim, Sabrina Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Matemática Formação de Professores Currículo Mapeamento |
topic |
História da Matemática Formação de Professores Currículo Mapeamento |
description |
Esta investigação teve o intuito de mapear a presença das temáticas relativas à História da Matemática (HM) em disciplinas dos cursos presenciais de formação de professores de Matemática oferecidos por Universidades Federais brasileiras. Para tanto, identificamos esses cursos e, posteriormente, localizamos e analisamos documentos oficiais (Projetos Pedagógicos de Cursos, ementas, planos de ensino ou matrizes curriculares) de 117 (cerca de 87%) deles. Os dados obtidos indicam que temáticas relativas à HM são previstas de serem abordadas em disciplinas de 112 cursos, de modo que são indicados tópicos da HM e aspectos referentes às articulações entre a HM e a Educação Matemática (EM). Os aspectos da HM estão presentes em ementas de disciplinas de “História da Ciência”, de “Ensino de Matemática”, de “Matemática” e, sobretudo, em disciplinas específicas de “História da Matemática”. Já as articulações entre HM e EM que são apresentadas se referem a: “HM no Ensino”, “História da EM” e “HM como uma possibilidade de pesquisa na EM”. Os aspectos da HM estão mais presentes nas ementas analisadas que os das articulações entre HM e EM e cerca de metade dos cursos abordam ambas temáticas. Entretanto, apenas 18% dos cursos analisados ofertam disciplinas cujas ementas apresentam aspectos da “HM”, da “HM no Ensino” e da “História da EM”, conforme indicado pela literatura. Assim, ressaltamos que os resultados desta investigação podem fornecer elementos que permitem um repensar sobre formas de incluir aspectos da HM e de suas articulações com a EM em cursos de Licenciatura em Matemática. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/500 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/500 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/500/421 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 8 (2022): Fluxo Contínuo; 1-24 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053463402643456 |