UMA PROPOSTA DO USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortoli, Adriana
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rodrigues, Zionice Garbelini Martos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/238
Resumo: Este texto apresenta os resultados do desenvolvimento de um projeto de pesquisa sobre o conceito de área no Ensino Fundamental (Ciclo II) e também no Ensino Médio, cujas questões de investigação são: Como se torna possível o uso da História da Matemática e da História da Educação Matemática na formação do professor que ensina Matemática? De que ponto de vista é relevante a introdução da História da Matemática nos cursos de formação de professores?  O projeto foi proposto, a quatro professores que ensinam Matemática, pelo viés metodológico da História da Matemática que tem como ponto de partida um problema contido no papiro Rhind (1650 a.C.) de número 48 e, também, pelo viés da Educação Matemática, uma vez que reúne a execução de tais conceitos matemáticos por meio de materiais curriculares educativos, apresentados por um professor de Matemática, Ruy Madsen Barbosa. Por opção das pesquisadoras/autoras, tais materiais são viabilizados por ferramentas das Tecnologias da Informação e Comunicação.  Assim, o jogo poliminó é associado ao software Geogebra e ao motor gráfico Unreal Engine 4. Como resultados, apresentamos as discussões de possibilidades de propor a História da Matemática e da Educação Matemática ao professor de Matemática de rede estadual paulista em exercício.
id SBHMAT_86c198772626d35597fb6b902ce58e42
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/238
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling UMA PROPOSTA DO USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULOÁreaHistória da Educação MatemáticaEnsino e AprendizagemTecnologias da InformaçãoEste texto apresenta os resultados do desenvolvimento de um projeto de pesquisa sobre o conceito de área no Ensino Fundamental (Ciclo II) e também no Ensino Médio, cujas questões de investigação são: Como se torna possível o uso da História da Matemática e da História da Educação Matemática na formação do professor que ensina Matemática? De que ponto de vista é relevante a introdução da História da Matemática nos cursos de formação de professores?  O projeto foi proposto, a quatro professores que ensinam Matemática, pelo viés metodológico da História da Matemática que tem como ponto de partida um problema contido no papiro Rhind (1650 a.C.) de número 48 e, também, pelo viés da Educação Matemática, uma vez que reúne a execução de tais conceitos matemáticos por meio de materiais curriculares educativos, apresentados por um professor de Matemática, Ruy Madsen Barbosa. Por opção das pesquisadoras/autoras, tais materiais são viabilizados por ferramentas das Tecnologias da Informação e Comunicação.  Assim, o jogo poliminó é associado ao software Geogebra e ao motor gráfico Unreal Engine 4. Como resultados, apresentamos as discussões de possibilidades de propor a História da Matemática e da Educação Matemática ao professor de Matemática de rede estadual paulista em exercício.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2018-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/238Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 3 (2018)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/238/183Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBortoli, AdrianaRodrigues, Zionice Garbelini Martos2021-03-24T17:56:21Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/238Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-24T17:56:21Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA PROPOSTA DO USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO
title UMA PROPOSTA DO USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO
spellingShingle UMA PROPOSTA DO USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO
Bortoli, Adriana
Área
História da Educação Matemática
Ensino e Aprendizagem
Tecnologias da Informação
title_short UMA PROPOSTA DO USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO
title_full UMA PROPOSTA DO USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO
title_fullStr UMA PROPOSTA DO USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO
title_full_unstemmed UMA PROPOSTA DO USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO
title_sort UMA PROPOSTA DO USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO
author Bortoli, Adriana
author_facet Bortoli, Adriana
Rodrigues, Zionice Garbelini Martos
author_role author
author2 Rodrigues, Zionice Garbelini Martos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bortoli, Adriana
Rodrigues, Zionice Garbelini Martos
dc.subject.por.fl_str_mv Área
História da Educação Matemática
Ensino e Aprendizagem
Tecnologias da Informação
topic Área
História da Educação Matemática
Ensino e Aprendizagem
Tecnologias da Informação
description Este texto apresenta os resultados do desenvolvimento de um projeto de pesquisa sobre o conceito de área no Ensino Fundamental (Ciclo II) e também no Ensino Médio, cujas questões de investigação são: Como se torna possível o uso da História da Matemática e da História da Educação Matemática na formação do professor que ensina Matemática? De que ponto de vista é relevante a introdução da História da Matemática nos cursos de formação de professores?  O projeto foi proposto, a quatro professores que ensinam Matemática, pelo viés metodológico da História da Matemática que tem como ponto de partida um problema contido no papiro Rhind (1650 a.C.) de número 48 e, também, pelo viés da Educação Matemática, uma vez que reúne a execução de tais conceitos matemáticos por meio de materiais curriculares educativos, apresentados por um professor de Matemática, Ruy Madsen Barbosa. Por opção das pesquisadoras/autoras, tais materiais são viabilizados por ferramentas das Tecnologias da Informação e Comunicação.  Assim, o jogo poliminó é associado ao software Geogebra e ao motor gráfico Unreal Engine 4. Como resultados, apresentamos as discussões de possibilidades de propor a História da Matemática e da Educação Matemática ao professor de Matemática de rede estadual paulista em exercício.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/238
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/238/183
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 3 (2018)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053464260378624