FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NA ESCOLA NORMAL DE SANTO AMARO: a constituição dos saberes aritméticos (1954-1963)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nery, Wesley Ferreira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gomes, Larissa Pinca Sarro, Silva, Martha Raíssa Iane Santana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/336
Resumo: Neste artigo, analisamos os saberes aritméticos constituídos durante o processo de formação de professores da Escola Normal Teodoro Sampaio, no período de 1954 a 1963. O ponto de partida da delimitação temporal da análise se justifica por corresponder aos primeiros anos de funcionamento da referida instituição de ensino e seu limite final em função das fontes por nós localizadas. Para alcançarmos o objetivo proposto, consideramos os aportes teórico-metodológicos de autores como André Chervel, sobre a história das disciplinas escolares, Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly, acerca dos processos de constituição de saberes docentes. A partir do diálogo com esses autores e com a literatura já produzida, interrogamos as fontes localizadas, como: legislações vigentes, atas de posse, cadernos escolares e entrevistas produzidas com ex-normalistas. A análise das fontes nos permitiu considerar que os saberes aritméticos foram dispensados no primeiro ano de formação nessa Escola Normal, em uma rubrica ora denominada Matemática, ora Aritmética. Tais saberes aritméticos foram constituídos por conteúdos que seriam ensinados no Curso Primário, mas foram influenciados, principalmente, por uma cultura do Curso Ginasial.
id SBHMAT_94cd772898bc0562b4278a79fd41b316
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/336
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NA ESCOLA NORMAL DE SANTO AMARO: a constituição dos saberes aritméticos (1954-1963)Escola Normal.Saberes Aritméticos.Cadernos EscolaresSanto Amaro -BANeste artigo, analisamos os saberes aritméticos constituídos durante o processo de formação de professores da Escola Normal Teodoro Sampaio, no período de 1954 a 1963. O ponto de partida da delimitação temporal da análise se justifica por corresponder aos primeiros anos de funcionamento da referida instituição de ensino e seu limite final em função das fontes por nós localizadas. Para alcançarmos o objetivo proposto, consideramos os aportes teórico-metodológicos de autores como André Chervel, sobre a história das disciplinas escolares, Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly, acerca dos processos de constituição de saberes docentes. A partir do diálogo com esses autores e com a literatura já produzida, interrogamos as fontes localizadas, como: legislações vigentes, atas de posse, cadernos escolares e entrevistas produzidas com ex-normalistas. A análise das fontes nos permitiu considerar que os saberes aritméticos foram dispensados no primeiro ano de formação nessa Escola Normal, em uma rubrica ora denominada Matemática, ora Aritmética. Tais saberes aritméticos foram constituídos por conteúdos que seriam ensinados no Curso Primário, mas foram influenciados, principalmente, por uma cultura do Curso Ginasial.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2020-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/336Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 2 (2020): Histórias de uma constituição de saberes matemáticos no ensino e na formação de professores2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/336/265Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessNery, Wesley FerreiraGomes, Larissa Pinca SarroSilva, Martha Raíssa Iane Santana2021-03-23T18:20:34Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/336Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-23T18:20:34Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NA ESCOLA NORMAL DE SANTO AMARO: a constituição dos saberes aritméticos (1954-1963)
title FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NA ESCOLA NORMAL DE SANTO AMARO: a constituição dos saberes aritméticos (1954-1963)
spellingShingle FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NA ESCOLA NORMAL DE SANTO AMARO: a constituição dos saberes aritméticos (1954-1963)
Nery, Wesley Ferreira
Escola Normal.
Saberes Aritméticos.
Cadernos Escolares
Santo Amaro -BA
title_short FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NA ESCOLA NORMAL DE SANTO AMARO: a constituição dos saberes aritméticos (1954-1963)
title_full FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NA ESCOLA NORMAL DE SANTO AMARO: a constituição dos saberes aritméticos (1954-1963)
title_fullStr FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NA ESCOLA NORMAL DE SANTO AMARO: a constituição dos saberes aritméticos (1954-1963)
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NA ESCOLA NORMAL DE SANTO AMARO: a constituição dos saberes aritméticos (1954-1963)
title_sort FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NA ESCOLA NORMAL DE SANTO AMARO: a constituição dos saberes aritméticos (1954-1963)
author Nery, Wesley Ferreira
author_facet Nery, Wesley Ferreira
Gomes, Larissa Pinca Sarro
Silva, Martha Raíssa Iane Santana
author_role author
author2 Gomes, Larissa Pinca Sarro
Silva, Martha Raíssa Iane Santana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nery, Wesley Ferreira
Gomes, Larissa Pinca Sarro
Silva, Martha Raíssa Iane Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Normal.
Saberes Aritméticos.
Cadernos Escolares
Santo Amaro -BA
topic Escola Normal.
Saberes Aritméticos.
Cadernos Escolares
Santo Amaro -BA
description Neste artigo, analisamos os saberes aritméticos constituídos durante o processo de formação de professores da Escola Normal Teodoro Sampaio, no período de 1954 a 1963. O ponto de partida da delimitação temporal da análise se justifica por corresponder aos primeiros anos de funcionamento da referida instituição de ensino e seu limite final em função das fontes por nós localizadas. Para alcançarmos o objetivo proposto, consideramos os aportes teórico-metodológicos de autores como André Chervel, sobre a história das disciplinas escolares, Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly, acerca dos processos de constituição de saberes docentes. A partir do diálogo com esses autores e com a literatura já produzida, interrogamos as fontes localizadas, como: legislações vigentes, atas de posse, cadernos escolares e entrevistas produzidas com ex-normalistas. A análise das fontes nos permitiu considerar que os saberes aritméticos foram dispensados no primeiro ano de formação nessa Escola Normal, em uma rubrica ora denominada Matemática, ora Aritmética. Tais saberes aritméticos foram constituídos por conteúdos que seriam ensinados no Curso Primário, mas foram influenciados, principalmente, por uma cultura do Curso Ginasial.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/336
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/336/265
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 2 (2020): Histórias de uma constituição de saberes matemáticos no ensino e na formação de professores
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053464670371840