FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NA ESCOLA NORMAL DE SANTO AMARO: a constituição dos saberes aritméticos (1954-1963)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/336 |
Resumo: | Neste artigo, analisamos os saberes aritméticos constituídos durante o processo de formação de professores da Escola Normal Teodoro Sampaio, no período de 1954 a 1963. O ponto de partida da delimitação temporal da análise se justifica por corresponder aos primeiros anos de funcionamento da referida instituição de ensino e seu limite final em função das fontes por nós localizadas. Para alcançarmos o objetivo proposto, consideramos os aportes teórico-metodológicos de autores como André Chervel, sobre a história das disciplinas escolares, Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly, acerca dos processos de constituição de saberes docentes. A partir do diálogo com esses autores e com a literatura já produzida, interrogamos as fontes localizadas, como: legislações vigentes, atas de posse, cadernos escolares e entrevistas produzidas com ex-normalistas. A análise das fontes nos permitiu considerar que os saberes aritméticos foram dispensados no primeiro ano de formação nessa Escola Normal, em uma rubrica ora denominada Matemática, ora Aritmética. Tais saberes aritméticos foram constituídos por conteúdos que seriam ensinados no Curso Primário, mas foram influenciados, principalmente, por uma cultura do Curso Ginasial. |
id |
SBHMAT_94cd772898bc0562b4278a79fd41b316 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/336 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NA ESCOLA NORMAL DE SANTO AMARO: a constituição dos saberes aritméticos (1954-1963)Escola Normal.Saberes Aritméticos.Cadernos EscolaresSanto Amaro -BANeste artigo, analisamos os saberes aritméticos constituídos durante o processo de formação de professores da Escola Normal Teodoro Sampaio, no período de 1954 a 1963. O ponto de partida da delimitação temporal da análise se justifica por corresponder aos primeiros anos de funcionamento da referida instituição de ensino e seu limite final em função das fontes por nós localizadas. Para alcançarmos o objetivo proposto, consideramos os aportes teórico-metodológicos de autores como André Chervel, sobre a história das disciplinas escolares, Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly, acerca dos processos de constituição de saberes docentes. A partir do diálogo com esses autores e com a literatura já produzida, interrogamos as fontes localizadas, como: legislações vigentes, atas de posse, cadernos escolares e entrevistas produzidas com ex-normalistas. A análise das fontes nos permitiu considerar que os saberes aritméticos foram dispensados no primeiro ano de formação nessa Escola Normal, em uma rubrica ora denominada Matemática, ora Aritmética. Tais saberes aritméticos foram constituídos por conteúdos que seriam ensinados no Curso Primário, mas foram influenciados, principalmente, por uma cultura do Curso Ginasial.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2020-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/336Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 2 (2020): Histórias de uma constituição de saberes matemáticos no ensino e na formação de professores2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/336/265Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessNery, Wesley FerreiraGomes, Larissa Pinca SarroSilva, Martha Raíssa Iane Santana2021-03-23T18:20:34Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/336Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-23T18:20:34Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NA ESCOLA NORMAL DE SANTO AMARO: a constituição dos saberes aritméticos (1954-1963) |
title |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NA ESCOLA NORMAL DE SANTO AMARO: a constituição dos saberes aritméticos (1954-1963) |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NA ESCOLA NORMAL DE SANTO AMARO: a constituição dos saberes aritméticos (1954-1963) Nery, Wesley Ferreira Escola Normal. Saberes Aritméticos. Cadernos Escolares Santo Amaro -BA |
title_short |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NA ESCOLA NORMAL DE SANTO AMARO: a constituição dos saberes aritméticos (1954-1963) |
title_full |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NA ESCOLA NORMAL DE SANTO AMARO: a constituição dos saberes aritméticos (1954-1963) |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NA ESCOLA NORMAL DE SANTO AMARO: a constituição dos saberes aritméticos (1954-1963) |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NA ESCOLA NORMAL DE SANTO AMARO: a constituição dos saberes aritméticos (1954-1963) |
title_sort |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NA ESCOLA NORMAL DE SANTO AMARO: a constituição dos saberes aritméticos (1954-1963) |
author |
Nery, Wesley Ferreira |
author_facet |
Nery, Wesley Ferreira Gomes, Larissa Pinca Sarro Silva, Martha Raíssa Iane Santana |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Larissa Pinca Sarro Silva, Martha Raíssa Iane Santana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nery, Wesley Ferreira Gomes, Larissa Pinca Sarro Silva, Martha Raíssa Iane Santana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Normal. Saberes Aritméticos. Cadernos Escolares Santo Amaro -BA |
topic |
Escola Normal. Saberes Aritméticos. Cadernos Escolares Santo Amaro -BA |
description |
Neste artigo, analisamos os saberes aritméticos constituídos durante o processo de formação de professores da Escola Normal Teodoro Sampaio, no período de 1954 a 1963. O ponto de partida da delimitação temporal da análise se justifica por corresponder aos primeiros anos de funcionamento da referida instituição de ensino e seu limite final em função das fontes por nós localizadas. Para alcançarmos o objetivo proposto, consideramos os aportes teórico-metodológicos de autores como André Chervel, sobre a história das disciplinas escolares, Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly, acerca dos processos de constituição de saberes docentes. A partir do diálogo com esses autores e com a literatura já produzida, interrogamos as fontes localizadas, como: legislações vigentes, atas de posse, cadernos escolares e entrevistas produzidas com ex-normalistas. A análise das fontes nos permitiu considerar que os saberes aritméticos foram dispensados no primeiro ano de formação nessa Escola Normal, em uma rubrica ora denominada Matemática, ora Aritmética. Tais saberes aritméticos foram constituídos por conteúdos que seriam ensinados no Curso Primário, mas foram influenciados, principalmente, por uma cultura do Curso Ginasial. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/336 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/336 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/336/265 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 6 n. 2 (2020): Histórias de uma constituição de saberes matemáticos no ensino e na formação de professores 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053464670371840 |