PRIMEIRA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ENSINO PRIMÁRIO EM SANTA CATARINA: trabalhos manuais nas escolas primárias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/156 |
Resumo: | Diversas conferências mobilizadas por intelectuais da educação tomam espaços motivadas pormovimentos reformistas em âmbito estadual e nacional na década de 1920 no Brasil. Este artigointenta analisar a tese oficial n. 06 presente nos Anais da Primeira Conferência Estadual de EnsinoPrimário ocorrida em Santa Catarina em 1927 que tratou especificamente dos trabalhos manuais nas escolas primárias e complementares. Fundamentado nos pressupostos teóricos da História Cultural, a análise levou em conta referências da história, história da educação, bem como da história da educação matemática. Como resultado desta investigação apurou-se recomendações e discussões pelos participantes da Conferência sobre os conteúdos relacionados aos trabalhos manuais. Estes revelam aproximações da natureza do ensino do saber matemático rudimentar, se articulam com problemas da vida e também instrumentalizam os alunos para uma fase pós-escola. |
id |
SBHMAT_98fab6a15970b13c770246e91c2b396d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/156 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
PRIMEIRA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ENSINO PRIMÁRIO EM SANTA CATARINA: trabalhos manuais nas escolas primáriasHistória CulturalHistória da educação matemáticaSaberes matemáticosTrabalhos manuaisDiversas conferências mobilizadas por intelectuais da educação tomam espaços motivadas pormovimentos reformistas em âmbito estadual e nacional na década de 1920 no Brasil. Este artigointenta analisar a tese oficial n. 06 presente nos Anais da Primeira Conferência Estadual de EnsinoPrimário ocorrida em Santa Catarina em 1927 que tratou especificamente dos trabalhos manuais nas escolas primárias e complementares. Fundamentado nos pressupostos teóricos da História Cultural, a análise levou em conta referências da história, história da educação, bem como da história da educação matemática. Como resultado desta investigação apurou-se recomendações e discussões pelos participantes da Conferência sobre os conteúdos relacionados aos trabalhos manuais. Estes revelam aproximações da natureza do ensino do saber matemático rudimentar, se articulam com problemas da vida e também instrumentalizam os alunos para uma fase pós-escola.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2017-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/156Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 2 (2017): NÚMERO ESPECIAL - A Presença da História Cultural nas Pesquisas em História da Educação Matemática2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/156/118Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessHoffmann, Yohana TaiseCosta, David Antonio da2023-12-13T15:59:02Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/156Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T15:59:02Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRIMEIRA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ENSINO PRIMÁRIO EM SANTA CATARINA: trabalhos manuais nas escolas primárias |
title |
PRIMEIRA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ENSINO PRIMÁRIO EM SANTA CATARINA: trabalhos manuais nas escolas primárias |
spellingShingle |
PRIMEIRA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ENSINO PRIMÁRIO EM SANTA CATARINA: trabalhos manuais nas escolas primárias Hoffmann, Yohana Taise História Cultural História da educação matemática Saberes matemáticos Trabalhos manuais |
title_short |
PRIMEIRA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ENSINO PRIMÁRIO EM SANTA CATARINA: trabalhos manuais nas escolas primárias |
title_full |
PRIMEIRA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ENSINO PRIMÁRIO EM SANTA CATARINA: trabalhos manuais nas escolas primárias |
title_fullStr |
PRIMEIRA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ENSINO PRIMÁRIO EM SANTA CATARINA: trabalhos manuais nas escolas primárias |
title_full_unstemmed |
PRIMEIRA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ENSINO PRIMÁRIO EM SANTA CATARINA: trabalhos manuais nas escolas primárias |
title_sort |
PRIMEIRA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ENSINO PRIMÁRIO EM SANTA CATARINA: trabalhos manuais nas escolas primárias |
author |
Hoffmann, Yohana Taise |
author_facet |
Hoffmann, Yohana Taise Costa, David Antonio da |
author_role |
author |
author2 |
Costa, David Antonio da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hoffmann, Yohana Taise Costa, David Antonio da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Cultural História da educação matemática Saberes matemáticos Trabalhos manuais |
topic |
História Cultural História da educação matemática Saberes matemáticos Trabalhos manuais |
description |
Diversas conferências mobilizadas por intelectuais da educação tomam espaços motivadas pormovimentos reformistas em âmbito estadual e nacional na década de 1920 no Brasil. Este artigointenta analisar a tese oficial n. 06 presente nos Anais da Primeira Conferência Estadual de EnsinoPrimário ocorrida em Santa Catarina em 1927 que tratou especificamente dos trabalhos manuais nas escolas primárias e complementares. Fundamentado nos pressupostos teóricos da História Cultural, a análise levou em conta referências da história, história da educação, bem como da história da educação matemática. Como resultado desta investigação apurou-se recomendações e discussões pelos participantes da Conferência sobre os conteúdos relacionados aos trabalhos manuais. Estes revelam aproximações da natureza do ensino do saber matemático rudimentar, se articulam com problemas da vida e também instrumentalizam os alunos para uma fase pós-escola. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/156 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/156 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/156/118 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 2 (2017): NÚMERO ESPECIAL - A Presença da História Cultural nas Pesquisas em História da Educação Matemática 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053462321561600 |