O ENSINO DE DESENHO NOS GRUPOS ESCOLARES CATARINENSES: a educação do olhar e da mão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuhn, Thaline Thiesen
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Flores, Cláudia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/71
Resumo: Este texto faz parte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no campo da História da Educação Matemática.  Nessa pesquisa, discutiram-se aproximações da geometria e do desenho nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses no período de 1910 a 1946. Particularmente, este texto propõe-se analisar um conjunto de enunciados emergentes de práticas sociais e históricas relacionadas ao ensino de desenho nos grupos escolares catarinenses. Para tanto, serão considerados os programas de ensino referente ao grupo escolar, a fim de compreender como a matéria de desenho foi se constituindo histórica e culturalmente nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses. Ainda mais, há, finalmente, que dizer que esse saber – o de desenho – esteve voltado para a educação dos sentidos e para o desenvolvimento da observação, direcionada pelo método intuitivo.
id SBHMAT_a1c5e352f56c3185d042cd74b6d4972c
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/71
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling O ENSINO DE DESENHO NOS GRUPOS ESCOLARES CATARINENSES: a educação do olhar e da mãoHistória da Educação MatemáticaDesenhoDiscursosEnunciadosEste texto faz parte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no campo da História da Educação Matemática.  Nessa pesquisa, discutiram-se aproximações da geometria e do desenho nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses no período de 1910 a 1946. Particularmente, este texto propõe-se analisar um conjunto de enunciados emergentes de práticas sociais e históricas relacionadas ao ensino de desenho nos grupos escolares catarinenses. Para tanto, serão considerados os programas de ensino referente ao grupo escolar, a fim de compreender como a matéria de desenho foi se constituindo histórica e culturalmente nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses. Ainda mais, há, finalmente, que dizer que esse saber – o de desenho – esteve voltado para a educação dos sentidos e para o desenvolvimento da observação, direcionada pelo método intuitivo.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2016-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/71Revista de História da Educação Matemática; v. 2 n. 2 (2016): NÚMERO ESPECIAL - História do ensino de geometria e de desenho2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/71/64Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessKuhn, Thaline ThiesenFlores, Cláudia Regina2023-12-13T16:23:19Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/71Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T16:23:19Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DE DESENHO NOS GRUPOS ESCOLARES CATARINENSES: a educação do olhar e da mão
title O ENSINO DE DESENHO NOS GRUPOS ESCOLARES CATARINENSES: a educação do olhar e da mão
spellingShingle O ENSINO DE DESENHO NOS GRUPOS ESCOLARES CATARINENSES: a educação do olhar e da mão
Kuhn, Thaline Thiesen
História da Educação Matemática
Desenho
Discursos
Enunciados
title_short O ENSINO DE DESENHO NOS GRUPOS ESCOLARES CATARINENSES: a educação do olhar e da mão
title_full O ENSINO DE DESENHO NOS GRUPOS ESCOLARES CATARINENSES: a educação do olhar e da mão
title_fullStr O ENSINO DE DESENHO NOS GRUPOS ESCOLARES CATARINENSES: a educação do olhar e da mão
title_full_unstemmed O ENSINO DE DESENHO NOS GRUPOS ESCOLARES CATARINENSES: a educação do olhar e da mão
title_sort O ENSINO DE DESENHO NOS GRUPOS ESCOLARES CATARINENSES: a educação do olhar e da mão
author Kuhn, Thaline Thiesen
author_facet Kuhn, Thaline Thiesen
Flores, Cláudia Regina
author_role author
author2 Flores, Cláudia Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kuhn, Thaline Thiesen
Flores, Cláudia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação Matemática
Desenho
Discursos
Enunciados
topic História da Educação Matemática
Desenho
Discursos
Enunciados
description Este texto faz parte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no campo da História da Educação Matemática.  Nessa pesquisa, discutiram-se aproximações da geometria e do desenho nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses no período de 1910 a 1946. Particularmente, este texto propõe-se analisar um conjunto de enunciados emergentes de práticas sociais e históricas relacionadas ao ensino de desenho nos grupos escolares catarinenses. Para tanto, serão considerados os programas de ensino referente ao grupo escolar, a fim de compreender como a matéria de desenho foi se constituindo histórica e culturalmente nos programas de ensino dos grupos escolares catarinenses. Ainda mais, há, finalmente, que dizer que esse saber – o de desenho – esteve voltado para a educação dos sentidos e para o desenvolvimento da observação, direcionada pelo método intuitivo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/71
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/71
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/71/64
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 2 n. 2 (2016): NÚMERO ESPECIAL - História do ensino de geometria e de desenho
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053462253404160