INVESTIGAÇÃO DO ERRO EM MATEMÁTICA: itinerários didáticos e históricos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/610 |
Resumo: | Com o objetivo de compreender diferenças de itinerários investigativos de pesquisas vinculadas ao campo da Educação Matemática, este artigo analisa um estudo do campo da Didática, e outro, da História da educação matemática. Com o foco no processo de ensino e aprendizagem da matemática, Pinto (2000) analisa o erro a partir de conceitos e procedimentos da Didática. Defende a ideia de que, além de um observável para o aluno o erro seja, também, um observável para o professor. Investigando, em diferentes vagas pedagógicas, transformações do erro que repercutiram na matemática do ensino, Valente (2022) analisa representações do erro mostrando que, em tempos da consolidação da pedagogia científica de base estatística, a responsabilidade do erro, anteriormente atribuída ao aluno, é direcionada ao trabalho do professor. Apesar de itinerários diferentes, as duas abordagens apresentam convergências em relação aos responsáveis pelo erro. Entretanto, ao abordar transformações transcorridas em um tempo de longa duração, o itinerário histórico distancia-se do didático ao sinalizar para o novo sentido dado ao erro pela matemática do ensino. Destacando o impacto da tecnologia na cultura escolar, em tempos mais recentes, o estudo histórico aponta para o deslocamento da exatidão do cálculo para a calculadora e a busca do erro no processo de aproximação ao resultado apresentado pelo aluno. |
id |
SBHMAT_a692c19b12e4018ba4ede99ec87dad68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/610 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
INVESTIGAÇÃO DO ERRO EM MATEMÁTICA: itinerários didáticos e históricos Erro em matemáticaDidática da MatemáticaHistória da educação matemáticaItinerários investigativos.Com o objetivo de compreender diferenças de itinerários investigativos de pesquisas vinculadas ao campo da Educação Matemática, este artigo analisa um estudo do campo da Didática, e outro, da História da educação matemática. Com o foco no processo de ensino e aprendizagem da matemática, Pinto (2000) analisa o erro a partir de conceitos e procedimentos da Didática. Defende a ideia de que, além de um observável para o aluno o erro seja, também, um observável para o professor. Investigando, em diferentes vagas pedagógicas, transformações do erro que repercutiram na matemática do ensino, Valente (2022) analisa representações do erro mostrando que, em tempos da consolidação da pedagogia científica de base estatística, a responsabilidade do erro, anteriormente atribuída ao aluno, é direcionada ao trabalho do professor. Apesar de itinerários diferentes, as duas abordagens apresentam convergências em relação aos responsáveis pelo erro. Entretanto, ao abordar transformações transcorridas em um tempo de longa duração, o itinerário histórico distancia-se do didático ao sinalizar para o novo sentido dado ao erro pela matemática do ensino. Destacando o impacto da tecnologia na cultura escolar, em tempos mais recentes, o estudo histórico aponta para o deslocamento da exatidão do cálculo para a calculadora e a busca do erro no processo de aproximação ao resultado apresentado pelo aluno.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2023-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/610Revista de História da Educação Matemática; v. 9 (2023): Fluxo Contínuo; 1-202447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/610/514Pinto, Neuza Bertoniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-05T12:36:30Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/610Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2024-05-05T12:36:30Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INVESTIGAÇÃO DO ERRO EM MATEMÁTICA: itinerários didáticos e históricos |
title |
INVESTIGAÇÃO DO ERRO EM MATEMÁTICA: itinerários didáticos e históricos |
spellingShingle |
INVESTIGAÇÃO DO ERRO EM MATEMÁTICA: itinerários didáticos e históricos Pinto, Neuza Bertoni Erro em matemática Didática da Matemática História da educação matemática Itinerários investigativos. |
title_short |
INVESTIGAÇÃO DO ERRO EM MATEMÁTICA: itinerários didáticos e históricos |
title_full |
INVESTIGAÇÃO DO ERRO EM MATEMÁTICA: itinerários didáticos e históricos |
title_fullStr |
INVESTIGAÇÃO DO ERRO EM MATEMÁTICA: itinerários didáticos e históricos |
title_full_unstemmed |
INVESTIGAÇÃO DO ERRO EM MATEMÁTICA: itinerários didáticos e históricos |
title_sort |
INVESTIGAÇÃO DO ERRO EM MATEMÁTICA: itinerários didáticos e históricos |
author |
Pinto, Neuza Bertoni |
author_facet |
Pinto, Neuza Bertoni |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Neuza Bertoni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Erro em matemática Didática da Matemática História da educação matemática Itinerários investigativos. |
topic |
Erro em matemática Didática da Matemática História da educação matemática Itinerários investigativos. |
description |
Com o objetivo de compreender diferenças de itinerários investigativos de pesquisas vinculadas ao campo da Educação Matemática, este artigo analisa um estudo do campo da Didática, e outro, da História da educação matemática. Com o foco no processo de ensino e aprendizagem da matemática, Pinto (2000) analisa o erro a partir de conceitos e procedimentos da Didática. Defende a ideia de que, além de um observável para o aluno o erro seja, também, um observável para o professor. Investigando, em diferentes vagas pedagógicas, transformações do erro que repercutiram na matemática do ensino, Valente (2022) analisa representações do erro mostrando que, em tempos da consolidação da pedagogia científica de base estatística, a responsabilidade do erro, anteriormente atribuída ao aluno, é direcionada ao trabalho do professor. Apesar de itinerários diferentes, as duas abordagens apresentam convergências em relação aos responsáveis pelo erro. Entretanto, ao abordar transformações transcorridas em um tempo de longa duração, o itinerário histórico distancia-se do didático ao sinalizar para o novo sentido dado ao erro pela matemática do ensino. Destacando o impacto da tecnologia na cultura escolar, em tempos mais recentes, o estudo histórico aponta para o deslocamento da exatidão do cálculo para a calculadora e a busca do erro no processo de aproximação ao resultado apresentado pelo aluno. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/610 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/610 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/610/514 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 9 (2023): Fluxo Contínuo; 1-20 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1816702034523455488 |