CARACTERIZAÇÃO DE SABERES PROFISSIONAIS DA MATEMÁTICA PARA ENSINAR NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: anotações metodológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/201 |
Resumo: | Centrado na discussão dos saberes profissionais para ensinar matemática nos primeiros anos escolares, este artigo trata de aspectos teórico-metodológicos de estudos recentes vinculados a um projeto temático que investiga a constituição e institucionalização dos referidos saberes. Analisando observações que acompanham os estudos selecionados sobre a temática, discute características da sócio-história a serem levadas em conta nas referidas pesquisas que buscam compreender transformações ocorridas com os saberes próprios da profissão docente. Dentre os aspectos observados, são apontados: a necessidade de temporalidade mais alargada; as relações de poder que envolvem o campo da profissionalização docente; a definição de escalas e categorias para as análises dos processos de objetivação e sistematização de saberes. Recorrendo à base teórica da sócio-história, o estudo conclui que os aspectos teórico-metodológicos problematizados apontam para a eficácia da parceria da história com a sociologia quando se trata de desnaturalizar conceitos arraigados nos modos de compreender a natureza dos saberes profissionais dos professores. |
id |
SBHMAT_d00e623759571282c1039dfe8fb6e879 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.histemat.com.br:article/201 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
CARACTERIZAÇÃO DE SABERES PROFISSIONAIS DA MATEMÁTICA PARA ENSINAR NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: anotações metodológicassaberes profissionais do professor que ensina matemáticaAspectos teórico-metodológicosSócio-históriaCentrado na discussão dos saberes profissionais para ensinar matemática nos primeiros anos escolares, este artigo trata de aspectos teórico-metodológicos de estudos recentes vinculados a um projeto temático que investiga a constituição e institucionalização dos referidos saberes. Analisando observações que acompanham os estudos selecionados sobre a temática, discute características da sócio-história a serem levadas em conta nas referidas pesquisas que buscam compreender transformações ocorridas com os saberes próprios da profissão docente. Dentre os aspectos observados, são apontados: a necessidade de temporalidade mais alargada; as relações de poder que envolvem o campo da profissionalização docente; a definição de escalas e categorias para as análises dos processos de objetivação e sistematização de saberes. Recorrendo à base teórica da sócio-história, o estudo conclui que os aspectos teórico-metodológicos problematizados apontam para a eficácia da parceria da história com a sociologia quando se trata de desnaturalizar conceitos arraigados nos modos de compreender a natureza dos saberes profissionais dos professores.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2018-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/201Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2018)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/201/150Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Neuza BertoniNovaes, Barbara Winiarski Diesel2023-12-13T15:07:45Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/201Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T15:07:45Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CARACTERIZAÇÃO DE SABERES PROFISSIONAIS DA MATEMÁTICA PARA ENSINAR NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: anotações metodológicas |
title |
CARACTERIZAÇÃO DE SABERES PROFISSIONAIS DA MATEMÁTICA PARA ENSINAR NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: anotações metodológicas |
spellingShingle |
CARACTERIZAÇÃO DE SABERES PROFISSIONAIS DA MATEMÁTICA PARA ENSINAR NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: anotações metodológicas Pinto, Neuza Bertoni saberes profissionais do professor que ensina matemática Aspectos teórico-metodológicos Sócio-história |
title_short |
CARACTERIZAÇÃO DE SABERES PROFISSIONAIS DA MATEMÁTICA PARA ENSINAR NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: anotações metodológicas |
title_full |
CARACTERIZAÇÃO DE SABERES PROFISSIONAIS DA MATEMÁTICA PARA ENSINAR NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: anotações metodológicas |
title_fullStr |
CARACTERIZAÇÃO DE SABERES PROFISSIONAIS DA MATEMÁTICA PARA ENSINAR NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: anotações metodológicas |
title_full_unstemmed |
CARACTERIZAÇÃO DE SABERES PROFISSIONAIS DA MATEMÁTICA PARA ENSINAR NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: anotações metodológicas |
title_sort |
CARACTERIZAÇÃO DE SABERES PROFISSIONAIS DA MATEMÁTICA PARA ENSINAR NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: anotações metodológicas |
author |
Pinto, Neuza Bertoni |
author_facet |
Pinto, Neuza Bertoni Novaes, Barbara Winiarski Diesel |
author_role |
author |
author2 |
Novaes, Barbara Winiarski Diesel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Neuza Bertoni Novaes, Barbara Winiarski Diesel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
saberes profissionais do professor que ensina matemática Aspectos teórico-metodológicos Sócio-história |
topic |
saberes profissionais do professor que ensina matemática Aspectos teórico-metodológicos Sócio-história |
description |
Centrado na discussão dos saberes profissionais para ensinar matemática nos primeiros anos escolares, este artigo trata de aspectos teórico-metodológicos de estudos recentes vinculados a um projeto temático que investiga a constituição e institucionalização dos referidos saberes. Analisando observações que acompanham os estudos selecionados sobre a temática, discute características da sócio-história a serem levadas em conta nas referidas pesquisas que buscam compreender transformações ocorridas com os saberes próprios da profissão docente. Dentre os aspectos observados, são apontados: a necessidade de temporalidade mais alargada; as relações de poder que envolvem o campo da profissionalização docente; a definição de escalas e categorias para as análises dos processos de objetivação e sistematização de saberes. Recorrendo à base teórica da sócio-história, o estudo conclui que os aspectos teórico-metodológicos problematizados apontam para a eficácia da parceria da história com a sociologia quando se trata de desnaturalizar conceitos arraigados nos modos de compreender a natureza dos saberes profissionais dos professores. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/201 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/201/150 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2018) 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053462370844672 |