CARACTERIZAÇÃO DE SABERES PROFISSIONAIS DA MATEMÁTICA PARA ENSINAR NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: anotações metodológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Neuza Bertoni
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Novaes, Barbara Winiarski Diesel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/201
Resumo: Centrado na discussão dos saberes profissionais para ensinar matemática nos primeiros anos escolares, este artigo trata de aspectos teórico-metodológicos de estudos recentes vinculados a um projeto temático que investiga a constituição e institucionalização dos referidos saberes. Analisando observações que acompanham os estudos selecionados sobre a temática, discute características da sócio-história a serem levadas em conta nas referidas pesquisas que buscam compreender transformações ocorridas com os saberes próprios da profissão docente. Dentre os aspectos observados, são apontados: a necessidade de temporalidade mais alargada; as relações de poder que envolvem o campo da profissionalização docente; a definição de escalas e categorias para as análises dos processos de objetivação e sistematização de saberes. Recorrendo à base teórica da sócio-história, o estudo conclui que os aspectos teórico-metodológicos problematizados apontam para a eficácia da parceria da história com a sociologia quando se trata de desnaturalizar conceitos arraigados nos modos de compreender a natureza dos saberes profissionais dos professores.
id SBHMAT_d00e623759571282c1039dfe8fb6e879
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/201
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling CARACTERIZAÇÃO DE SABERES PROFISSIONAIS DA MATEMÁTICA PARA ENSINAR NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: anotações metodológicassaberes profissionais do professor que ensina matemáticaAspectos teórico-metodológicosSócio-históriaCentrado na discussão dos saberes profissionais para ensinar matemática nos primeiros anos escolares, este artigo trata de aspectos teórico-metodológicos de estudos recentes vinculados a um projeto temático que investiga a constituição e institucionalização dos referidos saberes. Analisando observações que acompanham os estudos selecionados sobre a temática, discute características da sócio-história a serem levadas em conta nas referidas pesquisas que buscam compreender transformações ocorridas com os saberes próprios da profissão docente. Dentre os aspectos observados, são apontados: a necessidade de temporalidade mais alargada; as relações de poder que envolvem o campo da profissionalização docente; a definição de escalas e categorias para as análises dos processos de objetivação e sistematização de saberes. Recorrendo à base teórica da sócio-história, o estudo conclui que os aspectos teórico-metodológicos problematizados apontam para a eficácia da parceria da história com a sociologia quando se trata de desnaturalizar conceitos arraigados nos modos de compreender a natureza dos saberes profissionais dos professores.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2018-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/201Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2018)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/201/150Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Neuza BertoniNovaes, Barbara Winiarski Diesel2023-12-13T15:07:45Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/201Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T15:07:45Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv CARACTERIZAÇÃO DE SABERES PROFISSIONAIS DA MATEMÁTICA PARA ENSINAR NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: anotações metodológicas
title CARACTERIZAÇÃO DE SABERES PROFISSIONAIS DA MATEMÁTICA PARA ENSINAR NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: anotações metodológicas
spellingShingle CARACTERIZAÇÃO DE SABERES PROFISSIONAIS DA MATEMÁTICA PARA ENSINAR NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: anotações metodológicas
Pinto, Neuza Bertoni
saberes profissionais do professor que ensina matemática
Aspectos teórico-metodológicos
Sócio-história
title_short CARACTERIZAÇÃO DE SABERES PROFISSIONAIS DA MATEMÁTICA PARA ENSINAR NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: anotações metodológicas
title_full CARACTERIZAÇÃO DE SABERES PROFISSIONAIS DA MATEMÁTICA PARA ENSINAR NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: anotações metodológicas
title_fullStr CARACTERIZAÇÃO DE SABERES PROFISSIONAIS DA MATEMÁTICA PARA ENSINAR NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: anotações metodológicas
title_full_unstemmed CARACTERIZAÇÃO DE SABERES PROFISSIONAIS DA MATEMÁTICA PARA ENSINAR NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: anotações metodológicas
title_sort CARACTERIZAÇÃO DE SABERES PROFISSIONAIS DA MATEMÁTICA PARA ENSINAR NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: anotações metodológicas
author Pinto, Neuza Bertoni
author_facet Pinto, Neuza Bertoni
Novaes, Barbara Winiarski Diesel
author_role author
author2 Novaes, Barbara Winiarski Diesel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Neuza Bertoni
Novaes, Barbara Winiarski Diesel
dc.subject.por.fl_str_mv saberes profissionais do professor que ensina matemática
Aspectos teórico-metodológicos
Sócio-história
topic saberes profissionais do professor que ensina matemática
Aspectos teórico-metodológicos
Sócio-história
description Centrado na discussão dos saberes profissionais para ensinar matemática nos primeiros anos escolares, este artigo trata de aspectos teórico-metodológicos de estudos recentes vinculados a um projeto temático que investiga a constituição e institucionalização dos referidos saberes. Analisando observações que acompanham os estudos selecionados sobre a temática, discute características da sócio-história a serem levadas em conta nas referidas pesquisas que buscam compreender transformações ocorridas com os saberes próprios da profissão docente. Dentre os aspectos observados, são apontados: a necessidade de temporalidade mais alargada; as relações de poder que envolvem o campo da profissionalização docente; a definição de escalas e categorias para as análises dos processos de objetivação e sistematização de saberes. Recorrendo à base teórica da sócio-história, o estudo conclui que os aspectos teórico-metodológicos problematizados apontam para a eficácia da parceria da história com a sociologia quando se trata de desnaturalizar conceitos arraigados nos modos de compreender a natureza dos saberes profissionais dos professores.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/201
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/201/150
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2018)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053462370844672