A CONSTITUIÇÃO DA ARITMÉTICA NA ESCOLA PRIMÁRIA PARANAENSE: o que revelam as pesquisas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berticelli, Danilene Donin
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Felisberto, Lidiane Gomes dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/180
Resumo: Este artigo tem por objetivo refletir sobre os avanços na investigação em História da Educação Matemática, sobretudo, para a compreensão de como se constituiu a Aritmética no estado do Paraná. Tendo como referência o projeto de pesquisa “Circulação e Apropriação dos Saberes Elementares Matemáticos no Ensino Primário do Estado do Paraná (1903-1971)”, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Neuza Bertoni Pinto, foram selecionados as pesquisas que privilegiaram o estudo da Aritmética. Assim, são considerados cinco trabalhos, sendo duas Dissertações de Mestrado (Almeida, 2016; Felisberto, 2014) e três Teses de Doutorado (Claras, 2016; Eissler, 2017; Portela, 2014). O estudo foi realizado na perspectiva da História Cultural (Chartier, 1990), mesma abordagem utilizada pelos autores em suas pesquisas, e teve como conceito norteador a cultura escolar (Julia, 2001). A análise priorizou a perspectiva metodológica adotada nas pesquisas, as fontes que constituíram a operação historiográfica e os conceitos mobilizados para discutir os resultados. O conjunto das investigações permite compreender que a Aritmética da escola primária paranaense, sobretudo no período de 1900-1930, esteve bem demarcada pelo método intuitivo, com sensíveis alterações que encaminhavam as práticas escolares a novos caminhos. Considerando que duas Teses que avançam em relação ao período estudado sinalizam que mesmo após a consolidação da Escola Nova houve permanências, esta reflexão indica a necessidade de novas investigações que revelem as continuidades e rupturas nas práticas de ensino a partir da década de 1930.
id SBHMAT_e36fb15b228f6a9131297c3073991a41
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/180
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling A CONSTITUIÇÃO DA ARITMÉTICA NA ESCOLA PRIMÁRIA PARANAENSE: o que revelam as pesquisasHistória da Educação MatemáticaHistória CulturalAritméticaEste artigo tem por objetivo refletir sobre os avanços na investigação em História da Educação Matemática, sobretudo, para a compreensão de como se constituiu a Aritmética no estado do Paraná. Tendo como referência o projeto de pesquisa “Circulação e Apropriação dos Saberes Elementares Matemáticos no Ensino Primário do Estado do Paraná (1903-1971)”, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Neuza Bertoni Pinto, foram selecionados as pesquisas que privilegiaram o estudo da Aritmética. Assim, são considerados cinco trabalhos, sendo duas Dissertações de Mestrado (Almeida, 2016; Felisberto, 2014) e três Teses de Doutorado (Claras, 2016; Eissler, 2017; Portela, 2014). O estudo foi realizado na perspectiva da História Cultural (Chartier, 1990), mesma abordagem utilizada pelos autores em suas pesquisas, e teve como conceito norteador a cultura escolar (Julia, 2001). A análise priorizou a perspectiva metodológica adotada nas pesquisas, as fontes que constituíram a operação historiográfica e os conceitos mobilizados para discutir os resultados. O conjunto das investigações permite compreender que a Aritmética da escola primária paranaense, sobretudo no período de 1900-1930, esteve bem demarcada pelo método intuitivo, com sensíveis alterações que encaminhavam as práticas escolares a novos caminhos. Considerando que duas Teses que avançam em relação ao período estudado sinalizam que mesmo após a consolidação da Escola Nova houve permanências, esta reflexão indica a necessidade de novas investigações que revelem as continuidades e rupturas nas práticas de ensino a partir da década de 1930.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2017-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/180Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 3 (2017)2447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/180/136Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBerticelli, Danilene DoninFelisberto, Lidiane Gomes dos Santos2021-03-29T16:40:59Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/180Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-03-29T16:40:59Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONSTITUIÇÃO DA ARITMÉTICA NA ESCOLA PRIMÁRIA PARANAENSE: o que revelam as pesquisas
title A CONSTITUIÇÃO DA ARITMÉTICA NA ESCOLA PRIMÁRIA PARANAENSE: o que revelam as pesquisas
spellingShingle A CONSTITUIÇÃO DA ARITMÉTICA NA ESCOLA PRIMÁRIA PARANAENSE: o que revelam as pesquisas
Berticelli, Danilene Donin
História da Educação Matemática
História Cultural
Aritmética
title_short A CONSTITUIÇÃO DA ARITMÉTICA NA ESCOLA PRIMÁRIA PARANAENSE: o que revelam as pesquisas
title_full A CONSTITUIÇÃO DA ARITMÉTICA NA ESCOLA PRIMÁRIA PARANAENSE: o que revelam as pesquisas
title_fullStr A CONSTITUIÇÃO DA ARITMÉTICA NA ESCOLA PRIMÁRIA PARANAENSE: o que revelam as pesquisas
title_full_unstemmed A CONSTITUIÇÃO DA ARITMÉTICA NA ESCOLA PRIMÁRIA PARANAENSE: o que revelam as pesquisas
title_sort A CONSTITUIÇÃO DA ARITMÉTICA NA ESCOLA PRIMÁRIA PARANAENSE: o que revelam as pesquisas
author Berticelli, Danilene Donin
author_facet Berticelli, Danilene Donin
Felisberto, Lidiane Gomes dos Santos
author_role author
author2 Felisberto, Lidiane Gomes dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Berticelli, Danilene Donin
Felisberto, Lidiane Gomes dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação Matemática
História Cultural
Aritmética
topic História da Educação Matemática
História Cultural
Aritmética
description Este artigo tem por objetivo refletir sobre os avanços na investigação em História da Educação Matemática, sobretudo, para a compreensão de como se constituiu a Aritmética no estado do Paraná. Tendo como referência o projeto de pesquisa “Circulação e Apropriação dos Saberes Elementares Matemáticos no Ensino Primário do Estado do Paraná (1903-1971)”, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Neuza Bertoni Pinto, foram selecionados as pesquisas que privilegiaram o estudo da Aritmética. Assim, são considerados cinco trabalhos, sendo duas Dissertações de Mestrado (Almeida, 2016; Felisberto, 2014) e três Teses de Doutorado (Claras, 2016; Eissler, 2017; Portela, 2014). O estudo foi realizado na perspectiva da História Cultural (Chartier, 1990), mesma abordagem utilizada pelos autores em suas pesquisas, e teve como conceito norteador a cultura escolar (Julia, 2001). A análise priorizou a perspectiva metodológica adotada nas pesquisas, as fontes que constituíram a operação historiográfica e os conceitos mobilizados para discutir os resultados. O conjunto das investigações permite compreender que a Aritmética da escola primária paranaense, sobretudo no período de 1900-1930, esteve bem demarcada pelo método intuitivo, com sensíveis alterações que encaminhavam as práticas escolares a novos caminhos. Considerando que duas Teses que avançam em relação ao período estudado sinalizam que mesmo após a consolidação da Escola Nova houve permanências, esta reflexão indica a necessidade de novas investigações que revelem as continuidades e rupturas nas práticas de ensino a partir da década de 1930.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/180
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/180/136
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 3 n. 3 (2017)
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053464199561216