PARA ENSINAR FRAÇÕES: algumas considerações a partir da perspectiva de José Ribeiro Escobar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/401 |
Resumo: | A Escola Nova foi um movimento de reestruturação do ensino, entre os anos 1920 e 1930 do século XX, intenso sobretudo na Europa, na América e no Brasil. Essa estrutura ocasionou uma modificação expressiva no ponto de vista educacional brasileiro, que passa a confiar que a educação será o único elemento diligente para a construção de uma sociedade democrática, respeitando a personalidade do sujeito, capaz de refletir sobre a coletividade e participar ativamente da sociedade. O presente artigo tem por objetivo elucidar quais os pontos de vistas de José Ribeiro Escobar para o ensino das frações e a partir de que perspectiva ele pode ser considerado um expert no ensino da matemática e, especificamente, no ensino das frações. Como principais fontes de análise, esta pesquisa de natureza historiográfica se utiliza de textos de José Ribeiro Escobar. Os resultados apontam que as orientações metodológicas e pedagógicas apontadas nas produções de Escobar, em relação ao ensino das frações, apresentam aderência à proposta do movimento escolanovista, que era compreendido como um novo modelo educacional. José Ribeiro Escobar era um professor com uma vida ativa na área educacional, participando de inquéritos, debates, discussões políticas, organizando cursos de formação ao professorado, engajado na produção de saberes, na formação de professores e no ensino. Escobar exerceu cargos de destaque na instrução pública, atuando em cargos de respeito e confiança e, por esse ângulo, ele pode ser considerado um expert quanto ao ensino da matemática e, nesse caso especificamente, no ensino das frações. |
id |
SBHMAT_e4417847f28ac80190f5a6a44cb77008 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/401 |
network_acronym_str |
SBHMAT |
network_name_str |
Revista de História da Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
PARA ENSINAR FRAÇÕES: algumas considerações a partir da perspectiva de José Ribeiro EscobarEscola NovaFormação de ProfessoresMétodos de EnsinoHistória da MatemáticaA Escola Nova foi um movimento de reestruturação do ensino, entre os anos 1920 e 1930 do século XX, intenso sobretudo na Europa, na América e no Brasil. Essa estrutura ocasionou uma modificação expressiva no ponto de vista educacional brasileiro, que passa a confiar que a educação será o único elemento diligente para a construção de uma sociedade democrática, respeitando a personalidade do sujeito, capaz de refletir sobre a coletividade e participar ativamente da sociedade. O presente artigo tem por objetivo elucidar quais os pontos de vistas de José Ribeiro Escobar para o ensino das frações e a partir de que perspectiva ele pode ser considerado um expert no ensino da matemática e, especificamente, no ensino das frações. Como principais fontes de análise, esta pesquisa de natureza historiográfica se utiliza de textos de José Ribeiro Escobar. Os resultados apontam que as orientações metodológicas e pedagógicas apontadas nas produções de Escobar, em relação ao ensino das frações, apresentam aderência à proposta do movimento escolanovista, que era compreendido como um novo modelo educacional. José Ribeiro Escobar era um professor com uma vida ativa na área educacional, participando de inquéritos, debates, discussões políticas, organizando cursos de formação ao professorado, engajado na produção de saberes, na formação de professores e no ensino. Escobar exerceu cargos de destaque na instrução pública, atuando em cargos de respeito e confiança e, por esse ângulo, ele pode ser considerado um expert quanto ao ensino da matemática e, nesse caso especificamente, no ensino das frações.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2021-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/401Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-162447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/401/301Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Ana Maria Antunes de2021-09-24T14:26:12Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/401Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-09-24T14:26:12Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PARA ENSINAR FRAÇÕES: algumas considerações a partir da perspectiva de José Ribeiro Escobar |
title |
PARA ENSINAR FRAÇÕES: algumas considerações a partir da perspectiva de José Ribeiro Escobar |
spellingShingle |
PARA ENSINAR FRAÇÕES: algumas considerações a partir da perspectiva de José Ribeiro Escobar Campos, Ana Maria Antunes de Escola Nova Formação de Professores Métodos de Ensino História da Matemática |
title_short |
PARA ENSINAR FRAÇÕES: algumas considerações a partir da perspectiva de José Ribeiro Escobar |
title_full |
PARA ENSINAR FRAÇÕES: algumas considerações a partir da perspectiva de José Ribeiro Escobar |
title_fullStr |
PARA ENSINAR FRAÇÕES: algumas considerações a partir da perspectiva de José Ribeiro Escobar |
title_full_unstemmed |
PARA ENSINAR FRAÇÕES: algumas considerações a partir da perspectiva de José Ribeiro Escobar |
title_sort |
PARA ENSINAR FRAÇÕES: algumas considerações a partir da perspectiva de José Ribeiro Escobar |
author |
Campos, Ana Maria Antunes de |
author_facet |
Campos, Ana Maria Antunes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Ana Maria Antunes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Nova Formação de Professores Métodos de Ensino História da Matemática |
topic |
Escola Nova Formação de Professores Métodos de Ensino História da Matemática |
description |
A Escola Nova foi um movimento de reestruturação do ensino, entre os anos 1920 e 1930 do século XX, intenso sobretudo na Europa, na América e no Brasil. Essa estrutura ocasionou uma modificação expressiva no ponto de vista educacional brasileiro, que passa a confiar que a educação será o único elemento diligente para a construção de uma sociedade democrática, respeitando a personalidade do sujeito, capaz de refletir sobre a coletividade e participar ativamente da sociedade. O presente artigo tem por objetivo elucidar quais os pontos de vistas de José Ribeiro Escobar para o ensino das frações e a partir de que perspectiva ele pode ser considerado um expert no ensino da matemática e, especificamente, no ensino das frações. Como principais fontes de análise, esta pesquisa de natureza historiográfica se utiliza de textos de José Ribeiro Escobar. Os resultados apontam que as orientações metodológicas e pedagógicas apontadas nas produções de Escobar, em relação ao ensino das frações, apresentam aderência à proposta do movimento escolanovista, que era compreendido como um novo modelo educacional. José Ribeiro Escobar era um professor com uma vida ativa na área educacional, participando de inquéritos, debates, discussões políticas, organizando cursos de formação ao professorado, engajado na produção de saberes, na formação de professores e no ensino. Escobar exerceu cargos de destaque na instrução pública, atuando em cargos de respeito e confiança e, por esse ângulo, ele pode ser considerado um expert quanto ao ensino da matemática e, nesse caso especificamente, no ensino das frações. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/401 |
url |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/401 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/401/301 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-16 2447-6447 reponame:Revista de História da Educação Matemática instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) instacron:SBHMAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
instacron_str |
SBHMAT |
institution |
SBHMAT |
reponame_str |
Revista de História da Educação Matemática |
collection |
Revista de História da Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com |
_version_ |
1797053464719654912 |