Transporte de frangos: caracterização do microclima na carga durante o inverno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa Filho,José Antonio Delfino
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Vieira,Frederico Márcio Corrêa, Silva,Iran José Oliveira da, Garcia,Danilo de Brito, Silva,Marco Aurélio Neves da, Fonseca,Bruno Henrique Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Zootecnia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982009001200021
Resumo: Este trabalho foi conduzido com o objetivo de caracterizar o perfil microclimático da carga de caminhões de transporte de frangos de corte sob condições comerciais durante o inverno, por meio do monitoramento constante das variáveis ambientais (temperatura e umidade relativa do ar) e das perdas na chegada na linha de abate. Foram monitorados três carregamentos, da saída das aves da granja até a chegada ao abatedouro, considerando fatores como a distância (perto, média e longa) e os turnos (manhã, tarde e noite). Para obtenção do perfil das variáveis ambientais durante a carga dos caminhões, foram instaladas miniestações meteorológicas (Loggers) que permitiram determinar o microclima a que as aves foram submetidas e visualizar o perfil do índice entalpia de conforto, que possibilitou a classificação das regiões da carga de acordo com os limites de conforto térmico para frangos de corte na sexta semana. Os dados de temperatura, umidade relativa do ar e do índice entalpia de conforto na carga foram analisados utilizando-se a geoestatística pelo método de krigagem ordinária. O turno da tarde foi o mais crítico do ponto de vista ambiental, e as partes central e traseira da carga do caminhão foram as mais problemáticas para as aves, do ponto de vista microclimático, portanto, as mais propícias à ocorrência de perdas.
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