O jogo e o conceito de número na educação infantil segundo os pressupostos da teoria histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Amanda de Luca Menezes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12261
Resumo: The methods used to teach and learn mathematics is still a challenge for teachers, specially in early years education. Based on that, this research aims to identify and analyze manners how students in nursery schools might assimilate conceptual links through bowling under pedagogical guiding. This study was carried out in a public school for early years education located in São Carlos county, in São Paulo countryside state. In total, 37 kids registered to that school into the grade 6 for children taken part from that experience. In order to understand the forms of conceptual assimilation of mathematics for the children, a qualitative approach was adopted. The analyzes were based on the assumptions of Historical-Cultural Psychology and Leontiev's Activity Theory with emphasis on playing with the child's main activity and responsible for the main changes in his development. Playing games to teach math has been understood as an activity in which human beings reconstructs social relations and form higher psychic functions by appropriating the social experience of humanity. Thus development is considered eminently historical and determined by mediated sociocultural relations. Taking as an activity of analysis the bowling game, the experiment had as its guiding question to understand what is the possibility of children of kindergarten to emerge conceptual links (internal and external) that are presented in the mathematical concept of number during a guiding teaching activity?
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In total, 37 kids registered to that school into the grade 6 for children taken part from that experience. In order to understand the forms of conceptual assimilation of mathematics for the children, a qualitative approach was adopted. The analyzes were based on the assumptions of Historical-Cultural Psychology and Leontiev's Activity Theory with emphasis on playing with the child's main activity and responsible for the main changes in his development. Playing games to teach math has been understood as an activity in which human beings reconstructs social relations and form higher psychic functions by appropriating the social experience of humanity. Thus development is considered eminently historical and determined by mediated sociocultural relations. Taking as an activity of analysis the bowling game, the experiment had as its guiding question to understand what is the possibility of children of kindergarten to emerge conceptual links (internal and external) that are presented in the mathematical concept of number during a guiding teaching activity?As formas de ensinar e aprender matemática ainda são um desafio para os professores, especialmente quando esta realidade se refere a Educação Infantil. Tomando como base o exposto anterior, delimitamos a presente pesquisa com o objetivo geral de identificar e analisar de que forma os alunos manifestam nexos conceituais através do jogo de boliche com intencionalidade pedagógica. Este estudo foi conduzido em uma escola pública de educação infantil na cidade de São Carlos, no interior do Estado de São Paulo. Participaram um total de 37 crianças matriculadas na Fase 6 deste nível de ensino. Visando compreender as formas de manifestação conceitual da matemática para os pequenos, adotou-se abordagem qualitativa. As análises tomaram como base os pressupostos da psicologia Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade de Leontiev com destaque para o brincar com atividade principal da criança e responsável pelas principais mudanças no seu desenvolvimento. O jogo é entendido como uma atividade na qual o homem reconstrói as relações sociais e formam funções psíquicas superiores apropriando-se da experiência social da humanidade. Sendo assim o desenvolvimento é considerado eminentemente histórico e determinado por relações socioculturais mediadas. Tomando como atividade de análise o jogo de boliche, o estudo teve como questão direcionadora compreender como se manifestam nexos conceituais (internos e externos) que se apresentam no conceito de número, por crianças da Educação Infantil, durante uma situação desencadeadora de aprendizagem?Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação infantil e jogoJogo e conceito de númeroBoliche e educação infantilChildrem education and gameGame and mathematic literacyBowling and childrem educationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMO jogo e o conceito de número na educação infantil segundo os pressupostos da teoria histórico-culturalThe game and the tenet of number at children school according to the Historical-Cultural theory ideas.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis6003fa1a25b-cbdc-4df7-954d-f97c59353aaereponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALo jogo e o conceito de número na ed infantil segundo os pressupostos da teoria HC.pdfo jogo e o conceito de número na ed infantil segundo os pressupostos da teoria HC.pdfdissertação versão finalapplication/pdf12139581https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12261/1/o%20jogo%20e%20o%20conceito%20de%20n%c3%bamero%20na%20ed%20infantil%20segundo%20os%20pressupostos%20da%20teoria%20HC.pdf1f5a4a0bead28df17c7fa6ae87d1faaeMD51carta versão final.pdfcarta versão final.pdfcarta autorizando versão final da dissertaçãoapplication/pdf629473https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12261/2/carta%20vers%c3%a3o%20final.pdf4b325ab65e82d6d082b4f07880358c6aMD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12261/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53TEXTo jogo e o conceito de número na ed infantil segundo os pressupostos da teoria HC.pdf.txto jogo e o conceito de número na ed infantil segundo os pressupostos da teoria HC.pdf.txtExtracted texttext/plain198840https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12261/4/o%20jogo%20e%20o%20conceito%20de%20n%c3%bamero%20na%20ed%20infantil%20segundo%20os%20pressupostos%20da%20teoria%20HC.pdf.txt0cdab165d208e94e161fa44912a569b2MD54carta versão final.pdf.txtcarta versão final.pdf.txtExtracted texttext/plain1https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12261/6/carta%20vers%c3%a3o%20final.pdf.txt68b329da9893e34099c7d8ad5cb9c940MD56THUMBNAILo jogo e o conceito de número na ed infantil segundo os pressupostos da teoria HC.pdf.jpgo jogo e o conceito de número na ed infantil segundo os pressupostos da teoria HC.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6227https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12261/5/o%20jogo%20e%20o%20conceito%20de%20n%c3%bamero%20na%20ed%20infantil%20segundo%20os%20pressupostos%20da%20teoria%20HC.pdf.jpg2e924d8ed94c87b955298f0c894fe954MD55carta versão final.pdf.jpgcarta versão final.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg12912https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/12261/7/carta%20vers%c3%a3o%20final.pdf.jpg33a32abb944a2e98952f62d827c4396aMD57ufscar/122612023-09-18 18:31:50.426oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/12261Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:50Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
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