A dimensão artística como proposta para uma intervenção didática sobre pensar a Educação Ambiental em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jardim, Amanda
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14734
Resumo: This Course Completion work addresses the theme of Environmental Education and the challenges in times of pandemic. It presents, as a theoretical suggestion, the development of a dialogue with the artistic dimension, as a pedagogical strategy to affect students on themes that deal with the debate on Environmental Education, especially during the period of isolation and remote teaching. For this, an intervention was developed, with students from the public network, from a state school in the State of São Paulo, remotely, focusing on the conception of Nature of these young people. It was possible to verify a great potential for the use of the artistic dimension in the process of awareness and change of attitude about the conception of nature of students, in addition to a closer, affective, creative and human relationship between the group, students and professors.
id SCAR_266c6ef30f88d6bd149afe294cf2a48c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14734
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Jardim, AmandaSouza, Carolina Rodrigues dehttp://lattes.cnpq.br/8152101475247049http://lattes.cnpq.br/9143184855577348f02ff288-e66d-4f17-b537-2bbe9f77690b2021-08-12T17:43:06Z2021-08-12T17:43:06Z2021-06-29JARDIM, Amanda. A dimensão artística como proposta para uma intervenção didática sobre pensar a Educação Ambiental em tempos de pandemia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14734.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14734This Course Completion work addresses the theme of Environmental Education and the challenges in times of pandemic. It presents, as a theoretical suggestion, the development of a dialogue with the artistic dimension, as a pedagogical strategy to affect students on themes that deal with the debate on Environmental Education, especially during the period of isolation and remote teaching. For this, an intervention was developed, with students from the public network, from a state school in the State of São Paulo, remotely, focusing on the conception of Nature of these young people. It was possible to verify a great potential for the use of the artistic dimension in the process of awareness and change of attitude about the conception of nature of students, in addition to a closer, affective, creative and human relationship between the group, students and professors.Esse trabalho de Conclusão de Curso aborda a temática da Educação Ambiental e os desafios em tempos de pandemia. Apresenta, como sugestão teórica, o desenvolvimento do diálogo com a dimensão artística, como estratégica pedagógica para afectar estudantes sobre temáticas que versam o debate da Educação Ambiental, principalmente durante o período de isolamento e ensino remoto. Para isso foi desenvolvido uma intervenção, com estudantes da rede pública, de uma escola estadual do Estado de São Paulo, de forma remota, com enfoque sobre a concepção de Natureza desses jovens. Foi possível verificar uma grande potencialidade do uso da dimensão artística no processo de tomada de consciência e mudança de postura sobre a concepção de natureza dos estudantes, além de uma relação mais próxima, afetiva, criativa e humana entre o grupo, estudantes e docente.porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaCiências Biológicas - CBL-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessArteEducação AmbientalConcepção de NaturezaCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOA dimensão artística como proposta para uma intervenção didática sobre pensar a Educação Ambiental em tempos de pandemiaThe artistic dimension as a proposal for a didactic intervention on thinking about Environmental Education in times of pandemicinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis6006003fdacb1c-2612-4b84-8385-a405ff2eb549reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC_Amanda Jardim_VF_repositório.pdfTCC_Amanda Jardim_VF_repositório.pdfTrabalho final de cursoapplication/pdf1352379https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14734/1/TCC_Amanda%20Jardim_VF_reposito%cc%81rio.pdf9c2694626841808da9dda4652764ec6cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14734/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52TEXTTCC_Amanda Jardim_VF_repositório.pdf.txtTCC_Amanda Jardim_VF_repositório.pdf.txtExtracted texttext/plain74558https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14734/3/TCC_Amanda%20Jardim_VF_reposito%cc%81rio.pdf.txt5a4c1aec9e4791d44ca3d94df2081d45MD53THUMBNAILTCC_Amanda Jardim_VF_repositório.pdf.jpgTCC_Amanda Jardim_VF_repositório.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6375https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14734/4/TCC_Amanda%20Jardim_VF_reposito%cc%81rio.pdf.jpg404a2cbe423863f486b17e92a6a74482MD54ufscar/147342023-09-18 18:32:14.335oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14734Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:14Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv A dimensão artística como proposta para uma intervenção didática sobre pensar a Educação Ambiental em tempos de pandemia
dc.title.alternative.por.fl_str_mv The artistic dimension as a proposal for a didactic intervention on thinking about Environmental Education in times of pandemic
title A dimensão artística como proposta para uma intervenção didática sobre pensar a Educação Ambiental em tempos de pandemia
spellingShingle A dimensão artística como proposta para uma intervenção didática sobre pensar a Educação Ambiental em tempos de pandemia
Jardim, Amanda
Arte
Educação Ambiental
Concepção de Natureza
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short A dimensão artística como proposta para uma intervenção didática sobre pensar a Educação Ambiental em tempos de pandemia
title_full A dimensão artística como proposta para uma intervenção didática sobre pensar a Educação Ambiental em tempos de pandemia
title_fullStr A dimensão artística como proposta para uma intervenção didática sobre pensar a Educação Ambiental em tempos de pandemia
title_full_unstemmed A dimensão artística como proposta para uma intervenção didática sobre pensar a Educação Ambiental em tempos de pandemia
title_sort A dimensão artística como proposta para uma intervenção didática sobre pensar a Educação Ambiental em tempos de pandemia
author Jardim, Amanda
author_facet Jardim, Amanda
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9143184855577348
dc.contributor.author.fl_str_mv Jardim, Amanda
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Carolina Rodrigues de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8152101475247049
dc.contributor.authorID.fl_str_mv f02ff288-e66d-4f17-b537-2bbe9f77690b
contributor_str_mv Souza, Carolina Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Educação Ambiental
Concepção de Natureza
topic Arte
Educação Ambiental
Concepção de Natureza
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description This Course Completion work addresses the theme of Environmental Education and the challenges in times of pandemic. It presents, as a theoretical suggestion, the development of a dialogue with the artistic dimension, as a pedagogical strategy to affect students on themes that deal with the debate on Environmental Education, especially during the period of isolation and remote teaching. For this, an intervention was developed, with students from the public network, from a state school in the State of São Paulo, remotely, focusing on the conception of Nature of these young people. It was possible to verify a great potential for the use of the artistic dimension in the process of awareness and change of attitude about the conception of nature of students, in addition to a closer, affective, creative and human relationship between the group, students and professors.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-12T17:43:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-12T17:43:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv JARDIM, Amanda. A dimensão artística como proposta para uma intervenção didática sobre pensar a Educação Ambiental em tempos de pandemia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14734.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14734
identifier_str_mv JARDIM, Amanda. A dimensão artística como proposta para uma intervenção didática sobre pensar a Educação Ambiental em tempos de pandemia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14734.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 3fdacb1c-2612-4b84-8385-a405ff2eb549
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Ciências Biológicas - CBL-So
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Ciências Biológicas - CBL-So
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14734/1/TCC_Amanda%20Jardim_VF_reposito%cc%81rio.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14734/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14734/3/TCC_Amanda%20Jardim_VF_reposito%cc%81rio.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14734/4/TCC_Amanda%20Jardim_VF_reposito%cc%81rio.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9c2694626841808da9dda4652764ec6c
42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c
5a4c1aec9e4791d44ca3d94df2081d45
404a2cbe423863f486b17e92a6a74482
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136394538156032