A dimensão artística como proposta para uma intervenção didática sobre pensar a Educação Ambiental em tempos de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14734 |
Resumo: | This Course Completion work addresses the theme of Environmental Education and the challenges in times of pandemic. It presents, as a theoretical suggestion, the development of a dialogue with the artistic dimension, as a pedagogical strategy to affect students on themes that deal with the debate on Environmental Education, especially during the period of isolation and remote teaching. For this, an intervention was developed, with students from the public network, from a state school in the State of São Paulo, remotely, focusing on the conception of Nature of these young people. It was possible to verify a great potential for the use of the artistic dimension in the process of awareness and change of attitude about the conception of nature of students, in addition to a closer, affective, creative and human relationship between the group, students and professors. |
id |
SCAR_266c6ef30f88d6bd149afe294cf2a48c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14734 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Jardim, AmandaSouza, Carolina Rodrigues dehttp://lattes.cnpq.br/8152101475247049http://lattes.cnpq.br/9143184855577348f02ff288-e66d-4f17-b537-2bbe9f77690b2021-08-12T17:43:06Z2021-08-12T17:43:06Z2021-06-29JARDIM, Amanda. A dimensão artística como proposta para uma intervenção didática sobre pensar a Educação Ambiental em tempos de pandemia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14734.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14734This Course Completion work addresses the theme of Environmental Education and the challenges in times of pandemic. It presents, as a theoretical suggestion, the development of a dialogue with the artistic dimension, as a pedagogical strategy to affect students on themes that deal with the debate on Environmental Education, especially during the period of isolation and remote teaching. For this, an intervention was developed, with students from the public network, from a state school in the State of São Paulo, remotely, focusing on the conception of Nature of these young people. It was possible to verify a great potential for the use of the artistic dimension in the process of awareness and change of attitude about the conception of nature of students, in addition to a closer, affective, creative and human relationship between the group, students and professors.Esse trabalho de Conclusão de Curso aborda a temática da Educação Ambiental e os desafios em tempos de pandemia. Apresenta, como sugestão teórica, o desenvolvimento do diálogo com a dimensão artística, como estratégica pedagógica para afectar estudantes sobre temáticas que versam o debate da Educação Ambiental, principalmente durante o período de isolamento e ensino remoto. Para isso foi desenvolvido uma intervenção, com estudantes da rede pública, de uma escola estadual do Estado de São Paulo, de forma remota, com enfoque sobre a concepção de Natureza desses jovens. Foi possível verificar uma grande potencialidade do uso da dimensão artística no processo de tomada de consciência e mudança de postura sobre a concepção de natureza dos estudantes, além de uma relação mais próxima, afetiva, criativa e humana entre o grupo, estudantes e docente.porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaCiências Biológicas - CBL-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessArteEducação AmbientalConcepção de NaturezaCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOA dimensão artística como proposta para uma intervenção didática sobre pensar a Educação Ambiental em tempos de pandemiaThe artistic dimension as a proposal for a didactic intervention on thinking about Environmental Education in times of pandemicinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis6006003fdacb1c-2612-4b84-8385-a405ff2eb549reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC_Amanda Jardim_VF_repositório.pdfTCC_Amanda Jardim_VF_repositório.pdfTrabalho final de cursoapplication/pdf1352379https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14734/1/TCC_Amanda%20Jardim_VF_reposito%cc%81rio.pdf9c2694626841808da9dda4652764ec6cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14734/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52TEXTTCC_Amanda Jardim_VF_repositório.pdf.txtTCC_Amanda Jardim_VF_repositório.pdf.txtExtracted texttext/plain74558https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14734/3/TCC_Amanda%20Jardim_VF_reposito%cc%81rio.pdf.txt5a4c1aec9e4791d44ca3d94df2081d45MD53THUMBNAILTCC_Amanda Jardim_VF_repositório.pdf.jpgTCC_Amanda Jardim_VF_repositório.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6375https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14734/4/TCC_Amanda%20Jardim_VF_reposito%cc%81rio.pdf.jpg404a2cbe423863f486b17e92a6a74482MD54ufscar/147342023-09-18 18:32:14.335oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14734Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:14Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A dimensão artística como proposta para uma intervenção didática sobre pensar a Educação Ambiental em tempos de pandemia |
dc.title.alternative.por.fl_str_mv |
The artistic dimension as a proposal for a didactic intervention on thinking about Environmental Education in times of pandemic |
title |
A dimensão artística como proposta para uma intervenção didática sobre pensar a Educação Ambiental em tempos de pandemia |
spellingShingle |
A dimensão artística como proposta para uma intervenção didática sobre pensar a Educação Ambiental em tempos de pandemia Jardim, Amanda Arte Educação Ambiental Concepção de Natureza CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
title_short |
A dimensão artística como proposta para uma intervenção didática sobre pensar a Educação Ambiental em tempos de pandemia |
title_full |
A dimensão artística como proposta para uma intervenção didática sobre pensar a Educação Ambiental em tempos de pandemia |
title_fullStr |
A dimensão artística como proposta para uma intervenção didática sobre pensar a Educação Ambiental em tempos de pandemia |
title_full_unstemmed |
A dimensão artística como proposta para uma intervenção didática sobre pensar a Educação Ambiental em tempos de pandemia |
title_sort |
A dimensão artística como proposta para uma intervenção didática sobre pensar a Educação Ambiental em tempos de pandemia |
author |
Jardim, Amanda |
author_facet |
Jardim, Amanda |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9143184855577348 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jardim, Amanda |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Carolina Rodrigues de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8152101475247049 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
f02ff288-e66d-4f17-b537-2bbe9f77690b |
contributor_str_mv |
Souza, Carolina Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Educação Ambiental Concepção de Natureza |
topic |
Arte Educação Ambiental Concepção de Natureza CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
description |
This Course Completion work addresses the theme of Environmental Education and the challenges in times of pandemic. It presents, as a theoretical suggestion, the development of a dialogue with the artistic dimension, as a pedagogical strategy to affect students on themes that deal with the debate on Environmental Education, especially during the period of isolation and remote teaching. For this, an intervention was developed, with students from the public network, from a state school in the State of São Paulo, remotely, focusing on the conception of Nature of these young people. It was possible to verify a great potential for the use of the artistic dimension in the process of awareness and change of attitude about the conception of nature of students, in addition to a closer, affective, creative and human relationship between the group, students and professors. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-12T17:43:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-08-12T17:43:06Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-06-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
JARDIM, Amanda. A dimensão artística como proposta para uma intervenção didática sobre pensar a Educação Ambiental em tempos de pandemia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14734. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14734 |
identifier_str_mv |
JARDIM, Amanda. A dimensão artística como proposta para uma intervenção didática sobre pensar a Educação Ambiental em tempos de pandemia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14734. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14734 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
3fdacb1c-2612-4b84-8385-a405ff2eb549 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Sorocaba Ciências Biológicas - CBL-So |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Sorocaba Ciências Biológicas - CBL-So |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14734/1/TCC_Amanda%20Jardim_VF_reposito%cc%81rio.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14734/2/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14734/3/TCC_Amanda%20Jardim_VF_reposito%cc%81rio.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14734/4/TCC_Amanda%20Jardim_VF_reposito%cc%81rio.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9c2694626841808da9dda4652764ec6c 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c 5a4c1aec9e4791d44ca3d94df2081d45 404a2cbe423863f486b17e92a6a74482 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802136394538156032 |