A ciência em romances de ficção científica: leituras e caminhos para a educação em ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferneda, Túlio
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2754
Resumo: In this research we have selected a group of science fiction novels and tried to comprehend the way science is pictured in the stories. Pérez and others (2001) synthesize seven misconceptions of science that we used to build categories for a content analysis. The epistemology of Fourez (1995) was also an important perspective to this work. This research represents a possibility to discuss science through literature. The most important results lead us to discuss the connections between science and society: power provided by science and technology and it s ethical issues; conceptions of progress; interaction between science and art, labor, economy, religion; possibilities to establish a bond between natural science and social science like History, Philosophy and Sociology. Although issues about science methods and processes could also be found in the novels, those were not the most important kind. The socio-political aspects of science (PIASSI, 2007) are to be considered the key point of science fiction, and perhaps the most meaningful reason to think about this literary genre with an educational purpose.
id SCAR_3f956b0ae5b4747c884229c116ba178d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2754
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Ferneda, TúlioPierson, Alice Helena Camposhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4707744A7http://lattes.cnpq.br/4290518050132385d5c060c7-fe32-44bc-b8c3-e245be7bd6f62016-06-02T19:39:53Z2015-03-242016-06-02T19:39:53Z2015-03-04FERNEDA, Túlio. A ciência em romances de ficção científica: leituras e caminhos para a educação em ciências. 2015. 168 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2754In this research we have selected a group of science fiction novels and tried to comprehend the way science is pictured in the stories. Pérez and others (2001) synthesize seven misconceptions of science that we used to build categories for a content analysis. The epistemology of Fourez (1995) was also an important perspective to this work. This research represents a possibility to discuss science through literature. The most important results lead us to discuss the connections between science and society: power provided by science and technology and it s ethical issues; conceptions of progress; interaction between science and art, labor, economy, religion; possibilities to establish a bond between natural science and social science like History, Philosophy and Sociology. Although issues about science methods and processes could also be found in the novels, those were not the most important kind. The socio-political aspects of science (PIASSI, 2007) are to be considered the key point of science fiction, and perhaps the most meaningful reason to think about this literary genre with an educational purpose.A intenção desta pesquisa foi conhecer a forma como a ciência é retratada em um grupo seleto de romances, do gênero ficção científica, e buscar indicar o potencial educativo dessas obras. O estudo foi feito com base na síntese de Pérez e outros (2001), os quais elencam sete visões de ciência comuns de serem identificadas nas falas de professores. Por estarem relacionadas a sete aspectos da ciência, essas visões possibilitaram a definição de sete categorias para uma análise de conteúdo. Além dessa síntese, a epistemologia de Fourez (1995) fez parte da base teórica deste trabalho. Esta pesquisa nos traz subsídios para problematizar a ciência a partir da literatura. Os principais resultados evidenciam o potencial dos romances para a discussão do aspecto social da ciência, sendo que esse aspecto se relaciona com diversos elementos, tais quais: as relações de poder possibilitadas pela ciência e pela tecnologia; as questões éticas implícitas nessas relações; as concepções de progresso; as disputas por significados que a ciência trava com outras esferas da sociedade, como a arte, o trabalho, a economia, a religião, etc; e as possibilidades de uma leitura múltipla e integrada de mundo, envolvendo conhecimentos das ciências naturais, mas também da História, da Filosofia e da Sociologia. Embora questões referentes aos métodos e processos da ciência tenham emergido das leituras, é no aspecto sociopolítico da ciência (PIASSI, 2007) que se encontra o cerne da ficção científica, e talvez a principal justificativa para se pensar esse tipo de literatura como um caminho promissor na construção de uma educação científica mais ampla, compromissada com o todo histórico e social do qual a ciência faz parte.Universidade Federal de Minas Geraisapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBREducaçãoFicção científicaAnálise de conteúdo (Obras literárias)Concepções de ciênciaScience fictionConceptions of scienceContent analysisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA ciência em romances de ficção científica: leituras e caminhos para a educação em ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1997f87fd-9e8d-4547-9b39-c95c654222a7info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL6608.pdfapplication/pdf1137395https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2754/1/6608.pdf413e1f9648380fee1fb4fbc50f8bdda1MD51TEXT6608.pdf.txt6608.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2754/2/6608.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL6608.pdf.jpg6608.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5182https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2754/3/6608.pdf.jpgd5d2dd2e095f983c740fc7ffaa16ecaeMD53ufscar/27542023-09-18 18:31:31.85oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2754Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:31Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv A ciência em romances de ficção científica: leituras e caminhos para a educação em ciências
title A ciência em romances de ficção científica: leituras e caminhos para a educação em ciências
spellingShingle A ciência em romances de ficção científica: leituras e caminhos para a educação em ciências
Ferneda, Túlio
Educação
Ficção científica
Análise de conteúdo (Obras literárias)
Concepções de ciência
Science fiction
Conceptions of science
Content analysis
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A ciência em romances de ficção científica: leituras e caminhos para a educação em ciências
title_full A ciência em romances de ficção científica: leituras e caminhos para a educação em ciências
title_fullStr A ciência em romances de ficção científica: leituras e caminhos para a educação em ciências
title_full_unstemmed A ciência em romances de ficção científica: leituras e caminhos para a educação em ciências
title_sort A ciência em romances de ficção científica: leituras e caminhos para a educação em ciências
author Ferneda, Túlio
author_facet Ferneda, Túlio
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4290518050132385
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferneda, Túlio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pierson, Alice Helena Campos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4707744A7
dc.contributor.authorID.fl_str_mv d5c060c7-fe32-44bc-b8c3-e245be7bd6f6
contributor_str_mv Pierson, Alice Helena Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ficção científica
Análise de conteúdo (Obras literárias)
Concepções de ciência
topic Educação
Ficção científica
Análise de conteúdo (Obras literárias)
Concepções de ciência
Science fiction
Conceptions of science
Content analysis
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Science fiction
Conceptions of science
Content analysis
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description In this research we have selected a group of science fiction novels and tried to comprehend the way science is pictured in the stories. Pérez and others (2001) synthesize seven misconceptions of science that we used to build categories for a content analysis. The epistemology of Fourez (1995) was also an important perspective to this work. This research represents a possibility to discuss science through literature. The most important results lead us to discuss the connections between science and society: power provided by science and technology and it s ethical issues; conceptions of progress; interaction between science and art, labor, economy, religion; possibilities to establish a bond between natural science and social science like History, Philosophy and Sociology. Although issues about science methods and processes could also be found in the novels, those were not the most important kind. The socio-political aspects of science (PIASSI, 2007) are to be considered the key point of science fiction, and perhaps the most meaningful reason to think about this literary genre with an educational purpose.
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-24
2016-06-02T19:39:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:39:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERNEDA, Túlio. A ciência em romances de ficção científica: leituras e caminhos para a educação em ciências. 2015. 168 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2754
identifier_str_mv FERNEDA, Túlio. A ciência em romances de ficção científica: leituras e caminhos para a educação em ciências. 2015. 168 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv 997f87fd-9e8d-4547-9b39-c95c654222a7
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2754/1/6608.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2754/2/6608.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2754/3/6608.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 413e1f9648380fee1fb4fbc50f8bdda1
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d5d2dd2e095f983c740fc7ffaa16ecae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136261696159744