A ciência em romances de ficção científica: leituras e caminhos para a educação em ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2754 |
Resumo: | In this research we have selected a group of science fiction novels and tried to comprehend the way science is pictured in the stories. Pérez and others (2001) synthesize seven misconceptions of science that we used to build categories for a content analysis. The epistemology of Fourez (1995) was also an important perspective to this work. This research represents a possibility to discuss science through literature. The most important results lead us to discuss the connections between science and society: power provided by science and technology and it s ethical issues; conceptions of progress; interaction between science and art, labor, economy, religion; possibilities to establish a bond between natural science and social science like History, Philosophy and Sociology. Although issues about science methods and processes could also be found in the novels, those were not the most important kind. The socio-political aspects of science (PIASSI, 2007) are to be considered the key point of science fiction, and perhaps the most meaningful reason to think about this literary genre with an educational purpose. |
id |
SCAR_3f956b0ae5b4747c884229c116ba178d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2754 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Ferneda, TúlioPierson, Alice Helena Camposhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4707744A7http://lattes.cnpq.br/4290518050132385d5c060c7-fe32-44bc-b8c3-e245be7bd6f62016-06-02T19:39:53Z2015-03-242016-06-02T19:39:53Z2015-03-04FERNEDA, Túlio. A ciência em romances de ficção científica: leituras e caminhos para a educação em ciências. 2015. 168 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2754In this research we have selected a group of science fiction novels and tried to comprehend the way science is pictured in the stories. Pérez and others (2001) synthesize seven misconceptions of science that we used to build categories for a content analysis. The epistemology of Fourez (1995) was also an important perspective to this work. This research represents a possibility to discuss science through literature. The most important results lead us to discuss the connections between science and society: power provided by science and technology and it s ethical issues; conceptions of progress; interaction between science and art, labor, economy, religion; possibilities to establish a bond between natural science and social science like History, Philosophy and Sociology. Although issues about science methods and processes could also be found in the novels, those were not the most important kind. The socio-political aspects of science (PIASSI, 2007) are to be considered the key point of science fiction, and perhaps the most meaningful reason to think about this literary genre with an educational purpose.A intenção desta pesquisa foi conhecer a forma como a ciência é retratada em um grupo seleto de romances, do gênero ficção científica, e buscar indicar o potencial educativo dessas obras. O estudo foi feito com base na síntese de Pérez e outros (2001), os quais elencam sete visões de ciência comuns de serem identificadas nas falas de professores. Por estarem relacionadas a sete aspectos da ciência, essas visões possibilitaram a definição de sete categorias para uma análise de conteúdo. Além dessa síntese, a epistemologia de Fourez (1995) fez parte da base teórica deste trabalho. Esta pesquisa nos traz subsídios para problematizar a ciência a partir da literatura. Os principais resultados evidenciam o potencial dos romances para a discussão do aspecto social da ciência, sendo que esse aspecto se relaciona com diversos elementos, tais quais: as relações de poder possibilitadas pela ciência e pela tecnologia; as questões éticas implícitas nessas relações; as concepções de progresso; as disputas por significados que a ciência trava com outras esferas da sociedade, como a arte, o trabalho, a economia, a religião, etc; e as possibilidades de uma leitura múltipla e integrada de mundo, envolvendo conhecimentos das ciências naturais, mas também da História, da Filosofia e da Sociologia. Embora questões referentes aos métodos e processos da ciência tenham emergido das leituras, é no aspecto sociopolítico da ciência (PIASSI, 2007) que se encontra o cerne da ficção científica, e talvez a principal justificativa para se pensar esse tipo de literatura como um caminho promissor na construção de uma educação científica mais ampla, compromissada com o todo histórico e social do qual a ciência faz parte.Universidade Federal de Minas Geraisapplication/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBREducaçãoFicção científicaAnálise de conteúdo (Obras literárias)Concepções de ciênciaScience fictionConceptions of scienceContent analysisCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA ciência em romances de ficção científica: leituras e caminhos para a educação em ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-1997f87fd-9e8d-4547-9b39-c95c654222a7info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL6608.pdfapplication/pdf1137395https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2754/1/6608.pdf413e1f9648380fee1fb4fbc50f8bdda1MD51TEXT6608.pdf.txt6608.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2754/2/6608.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL6608.pdf.jpg6608.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5182https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2754/3/6608.pdf.jpgd5d2dd2e095f983c740fc7ffaa16ecaeMD53ufscar/27542023-09-18 18:31:31.85oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2754Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:31:31Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A ciência em romances de ficção científica: leituras e caminhos para a educação em ciências |
title |
A ciência em romances de ficção científica: leituras e caminhos para a educação em ciências |
spellingShingle |
A ciência em romances de ficção científica: leituras e caminhos para a educação em ciências Ferneda, Túlio Educação Ficção científica Análise de conteúdo (Obras literárias) Concepções de ciência Science fiction Conceptions of science Content analysis CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A ciência em romances de ficção científica: leituras e caminhos para a educação em ciências |
title_full |
A ciência em romances de ficção científica: leituras e caminhos para a educação em ciências |
title_fullStr |
A ciência em romances de ficção científica: leituras e caminhos para a educação em ciências |
title_full_unstemmed |
A ciência em romances de ficção científica: leituras e caminhos para a educação em ciências |
title_sort |
A ciência em romances de ficção científica: leituras e caminhos para a educação em ciências |
author |
Ferneda, Túlio |
author_facet |
Ferneda, Túlio |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4290518050132385 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferneda, Túlio |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pierson, Alice Helena Campos |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4707744A7 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
d5c060c7-fe32-44bc-b8c3-e245be7bd6f6 |
contributor_str_mv |
Pierson, Alice Helena Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ficção científica Análise de conteúdo (Obras literárias) Concepções de ciência |
topic |
Educação Ficção científica Análise de conteúdo (Obras literárias) Concepções de ciência Science fiction Conceptions of science Content analysis CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Science fiction Conceptions of science Content analysis |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
In this research we have selected a group of science fiction novels and tried to comprehend the way science is pictured in the stories. Pérez and others (2001) synthesize seven misconceptions of science that we used to build categories for a content analysis. The epistemology of Fourez (1995) was also an important perspective to this work. This research represents a possibility to discuss science through literature. The most important results lead us to discuss the connections between science and society: power provided by science and technology and it s ethical issues; conceptions of progress; interaction between science and art, labor, economy, religion; possibilities to establish a bond between natural science and social science like History, Philosophy and Sociology. Although issues about science methods and processes could also be found in the novels, those were not the most important kind. The socio-political aspects of science (PIASSI, 2007) are to be considered the key point of science fiction, and perhaps the most meaningful reason to think about this literary genre with an educational purpose. |
publishDate |
2015 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-24 2016-06-02T19:39:53Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T19:39:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FERNEDA, Túlio. A ciência em romances de ficção científica: leituras e caminhos para a educação em ciências. 2015. 168 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2754 |
identifier_str_mv |
FERNEDA, Túlio. A ciência em romances de ficção científica: leituras e caminhos para a educação em ciências. 2015. 168 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2754 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
-1 -1 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
997f87fd-9e8d-4547-9b39-c95c654222a7 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2754/1/6608.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2754/2/6608.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/2754/3/6608.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
413e1f9648380fee1fb4fbc50f8bdda1 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d5d2dd2e095f983c740fc7ffaa16ecae |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802136261696159744 |